Nos últimos anos, pequenas e médias empresas (PMEs) têm feito cada vez mais uso de tecnologias digitais para operar com trabalho remoto, produção e vendas, assim como fazem as grandes empresas. A diferença é que nem sempre é possível para elas se manterem atentas à questão da cibersegurança, apesar da expansão das suas redes de computadores ter criado novas vulnerabilidades para ciberameaças. Esse é um erro fatal, porque os ciberataques podem causar sérios prejuízos, tanto financeiros quanto de imagem, o que significa que a cibersegurança para pequenas empresas merece ser levada a sério.
O que é cibersegurança?
A cibersegurança consiste em uma série de processos e estratégias para proteção de sistemas críticos de uma empresa e informações confidenciais contra ciberataques e violações de dados. Os ciberataques estão cada vez mais sofisticados, conforme o cenário de ameaças evolui e os cibercriminosos usam IA e engenharia social para criar novos métodos de ataque. Assim, as empresas precisam melhorar seus esforços de cibersegurança para responder à altura.
Por que pequenas empresas são tão vulneráveis a ciberataques?
Você pode pensar que cibercriminosos concentram a maioria de seus esforços em empresas maiores, mas, na verdade, está comprovado que empresas menores podem ser mais vulneráveis a ciberataques. Muitas vezes, isso ocorre porque as empresas menores não dispõem dos recursos que as grandes têm para se proteger contra ciberameaças. Elas investem menos em cibersegurança e são mais propensas a usar softwares obsoletos e sem suporte. Isso as torna alvos mais fáceis para cibercriminosos.
Além disso, as pequenas empresas estão mais propensas a empregar funcionários usando seus próprios dispositivos para trabalhar. Embora isso economize tempo e custos, também aumenta a probabilidade de um ataque de malware, já que dispositivos pessoais são mais propensos ao risco de downloads maliciosos.
As motivações para os cibercriminosos mirarem nas pequenas empresas incluem:
Financeira: O principal incentivo é o ganho financeiro. Enquanto alguns ciberataques são motivados pela vontade de incomodar ou vingança, a maioria visa lucro. Por isso, o ransomware é um método tão popular. Enquanto métodos de ataque forem lucrativo, os hackers continuarão a usá-los.
Potência computacional: Às vezes, os hackers querem usar os computadores de uma empresa para seu exército de bots, visando criar ataques de Negação Distribuída de Serviço (DDoS). Os ataques DDoS geram grandes quantidades de tráfego da web para interromper o serviço de uma empresa. Os bots sequestrados ajudam a gerar tráfego disruptivo.
Links para outras entidades: Uma pequena empresa se conectará a outras entidades, por meio de transações, cadeias de suprimentos e compartilhamento de informações. Como pode ser mais difícil violar empresas maiores, os hackers podem visar empresas menores como forma de atacar os sistemas de empresas maiores.
Que tipo de ciberameaças podem afetar pequenas empresas?
Antes de criar uma estratégia de cibersegurança para sua empresa, é preciso entender o cenário de ameaças. As ciberameaças que afetam as pequenas empresas incluem:
Engenharia social:
Este é um tipo de cibercrime que engana ou manipula pessoas para divulgarem informações confidenciais para fins fraudulentos. A engenharia social pode assumir diferentes formatos, incluindo:
- Phishing - Um hacker envia um e-mail enganoso ao destinatário para entregar informações privadas ou para implementar software malicioso no dispositivo ou rede da vítima.
- Spear phishing – Uma variante do phishing que mira um indivíduo específico, normalmente fazendo se passar por alguém que conhece.
- Sites falsos – Sites fraudulentos para enganar os usuários em fraudes ou ataques maliciosos.
- Spoofing telefônico - Estelionatários mudam sua identificação de chamada para disfarçar a identidade.
- Smishing – Uma variante do phishing que usa celulares como plataforma de ataque.
Ransomware:
Ransomware é um dos métodos mais comuns usado pelos hackers para atingir empresas. O Ransomware bloqueia computadores e criptografa dados, fazendo-os reféns. Para que os proprietários recuperem o acesso aos dados, precisam pagar um resgate ao hacker para que eles liberem a chave de descriptografia. Relatórios demonstram que cerca de 71% dos ataques de ransomware miram pequenas empresas, com uma média de resgate de US$ 116 mil. As PMEs são frequentemente mais propensas a pagar resgates, pois podem não ter backup dos dados e precisam se voltar ao funcionamento o mais rápido possível.
Malware:
Malware é um termo genérico para software malicioso que causa danos ao dispositivo ou rede de um usuário. Abrange uma variedade de ciberameaças, como trojans e vírus (ransomware é também uma forma de malware). Os ataques de malware são prejudiciais para pequenas empresas, pois danificam dispositivos, exigindo reparos ou substituições onerosas. Também podem dar aos invasores uma porta de entrada para acessar dados, colocando clientes e funcionários em risco.
Botnets:
Uma botnet é uma rede de computadores comprometida e infectada com malware, que os fazem ser usados para realizar ciberataques. Têm sido considerados uma ameaça para organizações de grande porte há algum tempo, mas nos últimos anos, as PMEs também têm sido alvo.
Ataques de Negação Distribuída de Serviço:
Um ataque DDoS visa derrubar um site, inundando-o com tráfego de várias fontes diferentes. Um ataque DDoS bem-sucedido pode deixar tirar seu site do ar completamente, tornando impossível para os clientes acessá-lo.
Injeção SQL:
Se sua empresa tem um banco de dados SQL (Linguagem de Consulta Estruturada), você está potencialmente vulnerável ao ataque deinjeção SQL. A injeção SQL injeta um código malicioso em um banco de dados SQL. Dependendo da natureza do código malicioso, as consequências podem ser muito graves. Por exemplo, pode excluir dados, comprometer informações confidenciais do usuário e no pior dos cenários, desativar todo o sistema. É uma das formas mais comuns de ataque a sites.
Por que a cibersegurança das PME’s é essencial
Existem várias razões pelas quais a cibersegurança e segurança geral para PME’s devem ser levadas a sério:
Possibilidade de prejuízos financeiros:
Um incidente cibernético pode destruir as finanças de uma pequena empresa, às vezes definitivamente. O custo de recuperação, prejuizo de receita durante o tempo de inatividade, além de quaisquer multas por descumprimento da legislação pode afetar seriamente os ganhos finais.
Danos à reputação:
Se sua empresa sofrer uma violação de dados que afete dados do cliente, dependendo da escala do ataque e de como será tratado, isso pode ter um impacto grave na reputação da sua empresa. Isso pode comprometer sua capacidade de reter e atrair novos clientes e funcionários.
Deixando seus funcionários em risco:
Se informações confidenciais de funcionários, como arquivos confidenciais de RH, datas de nascimento, informações financeiras etc, forem roubadas por cibercriminosos, eles estarão em risco de roubo de identidade e outros cibercrimes.
Capacidade de continuar as operações:
Empresas de todos os portes tornaram-se fortemente dependentes de sistemas de computador, especialmente desde a pandemia Covid-19. A dependência de serviços em nuvem, smartphones, Internet das Coisas e IA significa que qualquer interrupção proveniente de um ciberataque dificulta seriamente sua capacidade de operar normalmente.
Cumprimento da regulação:
Jurisdições em todo o mundo aumentaram sua regulamentação em relação à internet. Por exemplo, na Europa, existe o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e, na Califórnia, a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia. Regulamentos como esses impõem obrigações às organizações que coletam e armazenam dados, com multas por descumprimento, ressaltando a necessidade de empresas de todos os portes levarem a sério a privacidade dos dados. Leia mais sobre as leis que regem a internet aqui.
O cenário de ameaças continua a evoluir:
Tanto o volume quanto a complexidade das ciberameaças está em expansão. Estima-se que, globalmente, mais de 30 mil sites são hackeados diariamente, e que mais de 300 mil novos artefatos de malware sejam criadas diariamente. Os cibercriminosos estão sempre em busca de novas maneiras de explorar e atacar empresas de todos os portes. Só porque sua empresa nunca sofreu um ataque, não significa que você está imune.
Com que frequência as pequenas empresas são vítimas de ciberameaças?
O risco de um ataque cibernético para PMEs já é tipicamente maior do que para grandes empresas e cresceu ainda mais nos últimos anos. Por exemplo, em 2020 e 2021, as violações de dados em pequenas empresas aumentaram globalmente 152% em relação ao biênio anterior, segundo a RiskRecon, uma seção da MasterCard que avalia o risco de cibersegurança corporativa. Esse número foi o dobro daquela para empresas maiores no mesmo período.
Um estudo de 2021 feito pela IBM detectou que 52% das pequenas empresas sofreram um ataque cibernético no ano anterior. Apesar disso, muitas empresas não estão preparadas. Uma pesquisa da UpCity, provedora de serviços de negócios dos EUA, revelou que apenas 50% delas tinham um plano de cibersegurança implementado para 2022.
Quando o ambiente econômico é desafiador, é natural que as empresas se concentrem nas operações diárias e na sobrevivência imediata. Mas diante do cenário de ciberameaças, a cibersegurança é um aspecto vital para a sobrevivência das empresas a longo prazo.
Como você pode proteger sua pequena empresa contra ciberameaças?
Para proteger sua PME contra ciberameaças, você precisa criar uma estratégia de cibersegurança. Uma estratégia robusta de cibersegurança deve incluir:
- Treinamento e conscientização
- Segurança de rede
- Segurança de infraestrutura
- Segurança de aplicativos
- Segurança da informação
- Segurança da nuvem
- Recuperação de desastres ou continuidade de negócios, em caso de ataque grave
É vital promover uma cultura de segurança dentro da empresa. Colaboradores e gestores devem aprender e seguir boas práticas básicas de segurança. Mas apenas vigilância não é suficiente. As PMEs também devem investir em ferramentas de segurança adequadas para proteger seus negócios.
Protegendo as redes de pequenas empresas
Profissionais de cibersegurança estão sempre falando de segurança de rede. Parece algo que se aplica somente a grandes corporações, mas qualquer empresa com mais de um computador tem uma rede. Na verdade, se os funcionários usam seus smartphones para trabalhar, um computador desktop e esses smartphones já formam uma rede corporativa.
A conscientização sobre a segurança de Internet representa a primeira camada fundamental de proteção. O acesso à rede deve ser protegido por senhas fortes, alteradas regularmente.
Os usuários com acesso à rede devem aprender a ser cuidadosos com os e-mails. Não clique em links contidos em e-mails, a menos que você tenha certeza de que a mensagem é realmente proveniente de uma fonte conhecida e confiável. Tenha cuidado com e-mails que parecem ser de colegas, mas que apresentam uma mensagem pessoal. Também tenha cuidado com e-mails supostamente vindos de bancos ou outras empresas solicitando o envio de informações de conta. Esses são sinais de alerta para golpes de phishing que tentam enganar os destinatários.
Invista em proteção eficaz
As práticas recomendadas de segurança básica reduzirão muito a chance de criminosos virtuais invadirem sua rede corporativa. Mas a segurança de empresas de pequeno porte também exige soluções empresariais adequadas.
A proteção gratuita para pequenas empresas nem sempre é suficiente. As ferramentas de segurança freeware são basicamente artifícios de marketing. Elas podem dar a sensação de uma possível solução baseada no princípio "teste antes de comprar", mas são inerentemente limitadas. No entanto, há ferramentas de segurança para pequenas empresas eficientes, disponíveis a preços acessíveis.
Uma solução empresarial eficiente deve ter estes cinco recursos básicos:
- Deve incluir proteção contra vírus de computador e outros malwares.
- Devido ao acesso à rede móvel ser agora praticamente universal, eles devem fornecer segurança móvel.
- Deve possibilitar a criptografia de arquivos e pastas individuais, ou de um disco inteiro de dados.
- Deve proteger endpoints - os vários dispositivos e locais que permitem o acesso à rede.
- Por último, mas não menos importante, uma solução de segurança empresarial eficiente deve incluir ferramentas de gerenciamento de sistemas, como o gerenciamento de correções para a atualização da proteção.
Com uma proteção eficaz e a adoção de práticas de segurança na Internet, as pequenas empresas podem se proteger contra cibercriminosos. Eles podem tentar encontrar portas para acessar sua rede, mas quando essas portas não se abrem, acabam procurando vítimas mais fáceis.
Outros artigos e links relacionados à segurança para pequenas empresas: