Ir para o conteúdo principal

O Impacto da IA nas Redes Sociais: Benefícios e Riscos

Profissional de marketing usando IA para postagens em mídias sociais.

A Inteligência Artificial (IA) está mudando a forma como a sociedade interage, se comunica, gera e consome conteúdo. Essa tecnologia já está mudando o panorama digital e levantando muitas questões sobre a sua utilização e impacto. Entre elas estão questões relacionadas às implicações da IA ​​nas redes sociais.

Embora haja poucas dúvidas de que o uso da IA ​​nas redes sociais pode oferecer muitos benefícios, desde melhorar a experiência do usuário até ajudar as empresas a tomar decisões de marketing mais inteligentes, ela também apresenta alguns desafios à privacidade do usuário, exigindo uma certa moderação e responsabilidade por parte daqueles que a usam.

A inteligência artificial nas mídias sociais

As plataformas de mídia social agora incorporam a tecnologia de IA em muitos de seus recursos. Alguns usuários se perguntam se isso se aplica a todas as plataformas, fazendo perguntas como “O Instagram usa IA?”.

A realidade é que a tecnologia é tão poderosa e oferece tantos benefícios que todas as redes sociais a incorporam até certo ponto. Por exemplo, o Instagram e o Facebook usam IA para selecionar feeds e cronogramas dos usuários, garantindo a priorização do conteúdo que – de acordo com os dados compilados e analisados ​​automaticamente – mais atrai cada usuário individualmente.

É por isso que, por exemplo, mesmo que dois usuários do Instagram sigam exatamente as mesmas contas, os seus feeds podem parecer diferentes com base em como e quando interagem com o conteúdo.

Como tal, os usuários que se perguntam “Os algoritmos de mídia social são IA?” estão fazendo as perguntas certas. Os algoritmos de muitas plataformas usam inteligência artificial para melhorar e personalizar a experiência do usuário.

Como a IA é usada nas redes sociais?

Embora a tecnologia certamente traga benefícios para o usuário comum, ela é especialmente útil para usuários empresariais, como marcas, empresas e criadores de conteúdo.

A IA das mídias sociais pode simplificar muitos dos processos que as empresas executam nestas plataformas, melhorando a sua capacidade de proporcionar experiências personalizadas aos seguidores e aumentando a eficiência das suas ações.

Ela ainda pode economizar muito tempo para as empresas porque essas ferramentas automatizam muitas das funções que anteriormente poderiam ser necessárias para serem executadas manualmente. Além disso, as marcas podem usar IA para monitorar sua reputação.

Aqui estão algumas maneiras de como as empresas podem melhorar o uso das mídias sociais com IA:

  • Gerenciar publicidade: as empresas podem usar ferramentas habilitadas para IA para realizar a segmentação de clientes e garantir que a publicidade nas redes sociais seja direcionada ao público certo.
  • Analisar dados: a IA pode analisar automaticamente grandes quantidades de dados em um curto espaço de tempo para ajudar com publicidade mais direcionada, bem como monitorar o desempenho de postagens e anúncios em mídias sociais.
  • Automatize postagens: as empresas podem usar ferramentas baseadas em IA para agendar postagens a serem publicadas no momento em que o público está mais ativo, garantindo assim um melhor envolvimento.
  • Conteúdo moderado: Os bots de IA de mídia social podem ajudar a moderar o conteúdo gerado pelo usuário nas páginas públicas de uma empresa, filtrando qualquer coisa que possa ser inadequada ou violar as diretrizes da comunidade.
  • Gerar conteúdo: a IA generativa para postagens em mídias sociais pode ajudar a criar rapidamente conteúdo de alto desempenho, bem como escolher hashtags que aumentarão a visibilidade das postagens. No LinkedIn, as empresas podem usar IA generativa para ajudar a redigir descrições de cargos, por exemplo.
  • Selecione influenciadores: Com tantos influenciadores e criadores de conteúdo por perto, as empresas podem usar IA para ajudar a determinar quais são mais adequados para sua marca e objetivos publicitários.
  • Escuta social: agrupar menções de marcas online para ter uma ideia do que está sendo dito sobre uma empresa em sites de mídia social.
  • Atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana: os chatbots habilitados para IA permitem que as empresas ofereçam atendimento automatizado ao cliente a qualquer hora por meio de suas páginas de mídia social.

A IA também é usada pelas redes sociais para agilizar determinados processos e melhorar a experiência do usuário. Alguns exemplos incluem:

  • Recomendar postagens, fotos e vídeos com os quais os usuários têm maior probabilidade de interagir com base em suas atividades anteriores.
  • Oferecer reconhecimento facial e marcação geográfica automática para ajudar os usuários a marcar outros usuários e locais em suas postagens.
  • Criação de filtros de vídeo usando IA generativa, como no Snapchat.
  • Moderar conteúdo que possa infringir as diretrizes da comunidade da plataforma.
  • Permitir a criação e compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário, como adesivos no Instagram.
  • Detecção e exclusão de spam, discurso de ódio ou cyberbullying.

Prós e contras sobre o uso de IA das redes sociais

Não há dúvida de que o uso da IA ​​nas redes sociais já é extenso e continuará a crescer à medida que a tecnologia se desenvolve e se torna mais poderosa. No entanto, como qualquer outra tecnologia, o uso da IA ​​ nas redes sociais tem vantagens e desvantagens.

Estas ferramentas poderosas podem melhorar significativamente a experiência nas redes, mas também podem criar novos desafios e problemas para quem as utiliza.

Benefícios da IA ​​nas mídias sociais

A partir da discussão acima, fica claro que a inteligência artificial pode ser muito útil. No entanto, os benefícios desta tecnologia vão além do simples aumento da eficácia organizacional.

Aqui estão várias maneiras pelas quais as ferramentas de IA estão elevando a experiência de mídia social:

  • Criar um espaço online mais inclusivo para todos os usuários, filtrando conteúdo impróprio e penalizando os usuários que infringem as diretrizes da comunidade.
  • Economizar o tempo dos criadores de conteúdo, automatizando muitas das funções mais mundanas de gerenciamento de um perfil organizacional de mídia social, como agendamento e atendimento ao cliente.
  • Aumentar a criatividade ajudando a gerar mais ideias e criar campanhas mais impactantes.
  • Aumentar o alcance e o perfil de pequenas empresas e criadores.
  • Economizar custos eliminando a necessidade de muito trabalho manual para gerenciar páginas e campanhas de mídia social.
  • Permitir melhores decisões de negócios, gerando conjuntos de dados e insights mais precisos.
  • Acelerar a receita destacando a linguagem e os recursos visuais de melhor desempenho, sugerindo novos públicos e permitindo publicidade direcionada a públicos mais receptivos.
  • Aumentar a segurança para usuários pessoais, minimizando as oportunidades de roubo de dados e identidade, e phishing.

Desvantagens da IA ​​nas mídias sociais

É claro que, como acontece com todas as tecnologias, existem alguns riscos no uso da inteligência artificial ​​nas redes sociais. Algumas delas estão relacionadas à forma como os usuários e as empresas optam por implantar essas ferramentas poderosas.

No entanto, algumas destas desvantagens são inerentes à tecnologia de IA. Listamos a seguir alguns dos riscos observados:

  • O preconceito da IA, que é o resultado de suposições prejudiciais incorporadas na tecnologia através do seu processo de aprendizagem automática, cria uma falta significativa de objectividade e qualidade. No entanto, existem algoritmos de mídia social com IA criados pelo homem.
  • A disseminação de desinformação, devido à geração de conteúdo pela IA muito rapidamente e ao uso de fatos, estatísticas ou outras informações sem verificação de qualidade e veracidade. Um aumento de deepfakes devido ao uso de IA nas redes sociais, o que pode ter consequências sociais e políticas negativas.
  • Um aumento no plágio, porque a IA analisa a Internet em busca das informações necessárias para criar conteúdo e depois as compila sem referências ou mesmo alterando o conteúdo.
  • Questões de conformidade, pois muitas empresas ainda não desenvolveram políticas sobre como utilizar a IA nas suas operações. Isto pode potencialmente levar a conflitos de interesses ou à violação dos regulamentos do setor.
  • Usuários sendo penalizados injustamente por violarem as diretrizes da comunidade, exigindo um longo processo de apelação para restabelecer perfis ou postagens.

Kaspersky Premium - segurança total para seus dispositivos

Como usar IA com segurança nas mídias sociais

Para mitigar os riscos decorrentes das desvantagens mencionadas, é essencial que os usuários – especialmente as empresas – aprendam como aproveitar com segurança o poder da tecnologia de IA para utilização nestes sites. Isto lhes permitirá participar na tendência das redes sociais de IA, ao mesmo tempo que mantêm um sentido de responsabilidade para com os seus clientes – e para com a sociedade em geral.

Embora exija um pouco mais de esforço, aqui estão algumas maneiras de usar a IA em redes sociais com responsabilidade:

1. Verifique todo o conteúdo gerado por IA

Devido à forma como a IA é usada, muito conteúdo online é gerado automaticamente por esta tecnologia. No entanto, a IA está sujeita a preconceitos e não examina o conteúdo que cria, o que pode levar à publicação de conteúdos repletos de imprecisões.

Como tal, as empresas devem sempre validar e verificar qualquer conteúdo de IA para garantir que não estão disseminando desinformação. Também é útil checar conteúdo de IA em ferramentas de plágio para evitar possíveis violações de direitos autorais.

2. Explique a política da empresa em relação ao uso de inteligência artificial

Muitos usuários de redes sociais já estão – com razão – preocupados com a forma como os sites de redes sociais gerem os seus dados. O uso da IA ​​pode agravar esses medos.

Nesse sentido, as empresas podem atenuar estes receios publicando abertamente políticas sobre como utilizam a IA das redes sociais para lidar com dados dos clientes, tais como a coleta e armazenamento de informações dos usuários para publicidade direcionada.

Além disso, pode ser útil observar o uso de IA generativa, como apontar imagens criadas com a tecnologia, para que os usuários estejam cientes de que as imagens não são totalmente reais.

3. Esteja ciente do sentimento do usuário

Embora a IA nas redes sociais possa ser incrivelmente poderosa para as empresas, é crucial que o sentimento dos usuários em relação à utilização desta tecnologia seja monitorado. Em alguns casos, os clientes e o público podem reagir negativamente ao conteúdo gerado com IA – pode haver confusão ou ofensa, por exemplo. As empresas precisam acompanhar consistentemente o feedback para garantir que, se isso acontecer, possam corrigir o uso da IA ​​nas postagens nas redes sociais.

Concluindo, a intersecção das redes sociais e da IA ​​apresenta um cenário fascinante de oportunidades e desafios. A integração generalizada da IA ​​nas plataformas de redes sociais transformou inegavelmente a forma como os indivíduos e as empresas interagem com os espaços digitais.

Da curadoria de conteúdo personalizada à publicidade automatizada, os benefícios são evidentes. No entanto, a jornada rumo às redes sociais impulsionada pela IA não é isenta de preocupações, nomeadamente em termos de privacidade, preconceito e potencial de desinformação.

À medida que percorremos esse terreno em evolução, é imperativo que tanto os usuários como as empresas abordem a adoção da inteligência artificial com um sentido de responsabilidade e transparência.

Artigos e links relacionados:

Dez principais ameaças à segurança cibernética

IA criará mais golpes e será mais difícil diferenciar o que é real ou fraude

Inteligência Artificial e o aumento nos ataques de phishing

O que são spam e golpes de phishing

Produtos e serviços relacionados:

Kaspersky Password Manager

Kaspersky Endpoint Security Cloud

Kaspersky Premium - Detalhes do produto

Kaspersky Premium - Teste grátis

O Impacto da IA nas Redes Sociais: Benefícios e Riscos

Entenda qual é o impacto do uso de inteligência artificial nas redes sociais, as vantagens, implicações e desafios para os usuários.
Kaspersky logo