VPNs — virtual private networks ou redes privadas virtuais — são uma boa maneira de navegar de forma privada na Internet e de acessar conteúdo restrito. Mas, às vezes, a conexão delas pode falhar, causando inconveniências e frustrações.
Neste guia, mostraremos as principais causas de problemas de conexão de VPN e como corrigi-los. Continue a ler para saber mais.
Por que minha VPN não conecta?
São problemas comuns de conexão de VPN:
- Seu firewall pode estar bloqueando a VPN.
- Seu software de VPN pode estar desatualizado.
- As configurações da VPN podem não estar corretas.
- Você pode estar com uma conexão fraca ou intermitente com a Internet. O problema pode nem envolver a VPN; pode ser que a conexão com a Internet esteja impedindo sua VPN de conectar.
- O servidor da VPN pode estar em inatividade ou passando por problemas técnicos.
- Pode ser que você tenha inserido as credenciais incorretas ou esteja usando uma senha expirada.
- Você pode ter se deparado com restrições baseadas em localização. VPNs são ilegais em alguns países. Se não for o caso, as redes podem restringir o uso de VPNs, evitando conexões.
- As portas necessárias para executar a VPN podem estar bloqueadas. Portas são locais virtuais para os quais as informações são enviadas. Cada porta é atribuída a um certo tipo de tráfego; e-mails passam por uma porta e páginas da Web passam por outra. Várias portas são usadas por muitos protocolos e provedores diferentes, mas as VPNs geralmente funcionam com a porta 1194 TCP/UDP e a 443 TCP.
Como corrigir problemas de conexão da VPN
Se sua VPN não estiver funcionando ou se você estiver com problemas de desconexão à VPN, tente uma dessas dicas para resolver o problema:
Teste sua conexão com a Internet
Embora a VPN redirecione a conexão por meio de um
servidor privado que oculta seu endereço IP no processo, ela ainda requer uma conexão
com a Internet ativa para funcionar. Sem isso, ela não funciona. Para ajudar a
restaurar a conexão com a Internet:
- Desconecte e reconecte a rede wi-fi.
- Reinicie o roteador.
- Verifique se o cabo de ethernet do roteador está conectado ou danificado.
- Fale com seu provedor de Internet (ISP) caso ainda precise de ajuda para restaurar a conexão.
A Internet e a VPN podem estar funcionando, mas, às vezes, alternar entre dados celulares e conexão wi-fi pode dificultar a conexão da VPN a um de seus servidores.
Verifique suas credenciais de VPN
Pode parecer óbvio, mas se você está com problema na VPN, verifique as credenciais de login na VPN. Um simples erro de digitação no nome de usuário ou na senha pode impedir a conexão.
Caso tenha esquecido suas credenciais, tente redefinir a senha ou falar com o atendimento ao cliente do fornecedor da VPN para obter ajuda. Use senhas complexas para a conta da VPN e altere-as com frequência para manter sua segurança. Você pode usar um gerenciador de senhas, como o Kaspersky Password Manager, para armazená-las em segurança e torná-las acessíveis em qualquer dispositivo. Se você tem um software de VPN em seu roteador, verifique se está com as credenciais corretas — elas podem não ser as mesmas da conta da VPN. Se estiverem incorretas, você não conseguirá se conectar ao servidor da VPN.
Reinicie o software da VPN
Geralmente, reiniciar o software é o bastante para ele voltar a funcionar. Se a VPN tiver um programa próprio, saia dele e reinicie-o para ver se o problema se resolve. Se a VPN for um plugin de navegador, feche e reinicie o navegador. Se reiniciar não resolver o problema, tente reinstalar a VPN como medida adicional. Isso pode ajudar se ela estiver lenta para conectar, se cair com frequência ou se conectar à rede cliente, mas não lhe permitir realizar ações, como abrir links.
Exclua o software de VPN antigo do dispositivo
Caso já tenha baixado VPNs para testar qual é ideal para você, é possível que o software antigo esteja impedindo o novo de funcionar corretamente. Tente desativar ou, de preferência, desinstalar pacotes de software anteriores que você possa ter usado e veja se isso resolve o problema.
Confira as configurações da VPN
As configurações da VPN também podem causar problemas. Você pode facilmente redefini-las ao padrão se suspeitar que há algo de errado.
Mantenha a VPN atualizada
Softwares de VPN são atualizados regularmente. Algumas atualizações são pequenos ajustes que tornam o programa mais fácil de usar; outros são mais essenciais à sua segurança e à sua funcionalidade, então é importante não ignorar os pedidos de atualização. Você pode descobrir se o software está atualizado verificando a versão que você está executando e o número da versão no site do fornecedor. Geralmente, você pode encontrar essa informação na seção Sobre do seu software de VPN.
A versão mais recente do seu aplicativo de VPN terá erros corrigido erros e falhas de segurança conhecidas que prejudicavam seu desempenho, ajudando a proteger contra golpes.
Reinstale o aplicativo da VPN
Se os problemas persistirem, você também pode tentar
reinstalar o aplicativo da VPN:
- Desinstale o aplicativo da VPN do seu dispositivo.
- Depois de desinstalar o aplicativo, reinicie o dispositivo para garantir que seus dados remanescentes sejam excluídos da memória.
- Baixe e instale a versão mais recente do aplicativo da VPN em sua página de aplicativos ou no site do fornecedor.
- Abra o aplicativo da VPN reinstalado e faça login em sua conta.
- Defina as novas configurações da VPN conforme exigido e tente conectar ao servidor da VPN para ter certeza de que ela funciona corretamente.
Altere o servidor da VPN
VPNs oferecem centenas de servidores para conectar, mas pode ser que nem todos funcionem corretamente. Pode haver vários motivos para isso — por exemplo, ele pode estar temporariamente inativo, sobrecarregado pelo tráfego ou até na lista negra do serviço que você está tentando usar. Felizmente, quase todos os provedores de VPN permitirão que você se conecte a servidores diferentes, então tente algum outro. Não se preocupe se você estiver usando o local de um certo país para acessar conteúdos — VPNs de qualidade costumam oferecer vários servidores no mesmo país, então deve ser simples encontrar outro.
Conecte-se usando outro protocolo de VPN
Alterar o protocolo que você usa para se conectar à VPN pode resolver problemas de conectividade e de velocidade. Um protocolo é uma rede usada para trocar dados — o exemplo mais comum disso é o HTTPS, ou Hypertext Transfer Protocol Secure — e precede qualquer site que você vê no navegador. Se você tiver problemas de conexão, ajustar as configurações do protocolo pode ajudar. Alterar o protocolo nas configurações pode até deixar a conexão mais rápida.
Entretanto, é importante lembrar que mesmo usando HTTPS, uma pessoa conhecedora ainda pode descobrir a quais sites um usuário fez requisições. Isso ocorre porque os domínios das requisições permanecem visíveis. A Kaspersky VPN utiliza protocolos avançados, oferecendo transferências de dados seguras que impedem que suas informações pessoais sejam reveladas na Internet sem seu consentimento enquanto mantém a velocidade.
Verifique seu firewall
Firewalls podem bloquear o tráfego da VPN ou impedir o cliente da VPN de se conectar ao servidor, o que pode causar problemas de conectividade, então é importante ver se o firewall está bloqueando a conexão com a VPN. Para verificar se o firewall — incluindo o Windows Defender Firewall — é o motivo por trás do bloqueio da VPN, tente desativá-lo temporariamente ou ativar uma exceção para o cliente da VPN em suas configurações.
Use a função de ajuda da VPN
A maioria dos provedores de VPN inclui uma função de ajuda integrada; use-a se precisar. A maioria é de fácil uso e assume que você não é especialista na área. Se isso não ajudar, você pode contatar seu provedor da VPN diretamente. Alguns podem ter suporte por telefone ou por chat, enquanto outros utilizam e-mail.
A VPN não conecta em dispositivos móveis
Se o aplicativo da VPN não estiver funcionando no Android ou no iOS, pode ser que você não tenha concedido o acesso necessário ao aplicativo. Para resolver isso, geralmente você precisa:
- Abrir o menu de configurações do celular.
- Tocar na opção Rede e Internet.
- Procurar pela seção VPN. Se não encontrá-la, use a função de busca.
- Encontre a VPN que você quer editar e toque na opção Configurações ao lado.
- Modifique as configurações da VPN conforme necessário. Depois de fazer as alterações que quiser, toque em Salvar para aplicá-las.
Observe que alternar constantemente entre dados móveis e wi-fi pode causar problemas para a VPN — a conexão pode cair como resultado.
A VPN não conecta na Netflix
Por que a VPN não funciona com a Netflix? Se a Netflix não estiver funcionando com sua VPN, isso pode indicar que a Netflix baniu o endereço IP do servidor da sua VPN. Tente mudar para uma VPN otimizada para streaming ou usar um servidor em seu país. Você também pode tentar excluir o cache e os cookies do navegador para ver se isso resolve o problema.
Escolha uma VPN confiável
É importante escolher uma VPN de qualidade e confiável para minimizar problemas e erros de conexão. Uma VPN de confiança é muito importante, pois é responsável pelo processamento seguro dos dados do usuário. O Kaspersky VPN Secure Connection lhe permite navegar em segurança e no anonimato na Internet com velocidade impressionante e desbloqueia conteúdos globais sem restrições em qualquer lugar. Saiba mais sobre o Kaspersky VPN Secure Connection.
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