O que é a EDR?
A detecção e resposta de endpoint refere-se a uma categoria de ferramentas que monitoram continuamente as informações relacionadas a ameaçadas em computadores de estações de trabalho e outros endpoints. O objetivo do EDR é identificar violações de segurança em tempo real e desenvolver uma resposta rápida a possíveis ameaças. A detecção e resposta de endpoint, às vezes chamada de detecção e resposta a ameaças de endpoint (ETDR, na sigla em inglês), descreve os recursos de um conjunto de ferramentas, cujos detalhes podem variar dependendo da implementação.
O que smartphones, câmeras de segurança, geladeiras inteligentes e servidores têm em comum? Todos são endpoints que os criminosos cibernéticos podem potencialmente usar para ter acesso a redes, dados e aplicativos e causar danos sérios.
Nunca houve um momento tão importante para manter os endpoints em segurança. O crime cibernético continua aumentando e as ramificações de uma violação – legais, de reputação, operacional e financeira – são cada vez mais graves. Acrescente a variedade cada vez maior de endpoints, especialmente devido à Internet das Coisas e às novas formas de trabalhar e de se conectar aos sistemas corporativos, fica claro que uma abordagem abrangente da segurança de endpoints é, cada vez mais, essencial para os negócios.
Para muitas organizações, isso significa detecção e resposta de endpoint, ou EDR, para abreviar, e não é surpresa que essa ferramenta esteja ganhando força no mercado de segurança cibernética. Em 2022, o tamanho do mercado global de ferramentas de detecção e resposta de endpoints era inferior a US$ 3 bilhões, de acordo com a Grand View Research, mas espera-se que esse valor cresça a uma taxa anual de 22,3% durante o restante da década.
Este blog responde a algumas das principais perguntas sobre detecção e resposta de endpoints (EDR): o que é EDR em segurança, como ela funciona, por que ela é tão importante no cenário empresarial moderno e o que você deve procurar em um possível parceiro de EDR?
O que é EDR em segurança cibernética?
O termo EDR foi utilizado pela primeira vez em 2013 pela Gartner e, desde então, tornou-se um método comumente usado para manter dados, aplicativos e sistemas seguros, evitando ameaças e invasões através dos endpoints.
Os detalhes e recursos precisos de um sistema EDR podem variar dependendo da implementação. Uma implementação de EDR pode envolver:
- Uma ferramenta específica construída para um propósito;
- Um pequeno componente de uma ferramenta de monitoramento de segurança mais ampla ou
- Uma coleção solta de ferramentas combinadas umas com as outras.
À medida que os métodos dos invasores evoluem, os sistemas de proteção tradicionais podem ficar aquém. Especialistas em segurança virtual consideram o EDR uma forma de proteção avançada contra ameaças.
Como funciona o EDR?
Qualquer endpoint pode ser protegido por meio de EDR, desde computadores, notebooks e smartphones que os funcionários usam diariamente até os servidores locais no data center. O EDR oferece visibilidade em tempo real e detecção e resposta proativas para todos esses endpoints por meio deste processo de quatro etapas:
Coleta e transmissão de dados de endpoint
Os dados são gerados no nível do endpoint e, normalmente, incluem comunicações, execução de processos e logins. Esses dados são anonimizados e enviados para a plataforma centralizada de EDR; normalmente, ela fica na nuvem, mas também pode funcionar no local ou como uma nuvem híbrida, dependendo das necessidades específicas da organização.
Análise de dados
Boas ferramentas de detecção e resposta de endpoint usarão o aprendizado de máquina para analisar esses dados e fazer análises comportamentais sobre eles. Isso estabelece uma linha basal de atividades regulares para que qualquer atividade anormal possa ser detectada e identificada com mais facilidade através de comparação. Muitos serviços avançados de EDR também usarão a inteligência contra ameaças para adicionar mais contexto às informações com base em exemplos reais de ataques cibernéticos.
Alerta de atividade suspeita
Qualquer atividade suspeita é então sinalizada para as equipes de segurança e quaisquer outras partes interessadas relevantes, e as respostas automatizadas são iniciadas com base em acionadores predeterminados. Por exemplo, a solução de EDR pode isolar automaticamente um determinado endpoint infectado para evitar proativamente que o malware se espalhe por uma rede antes da adoção de uma ação manual.
Retenção de dados
Enquanto os alertas permitem que as equipes de segurança adotem qualquer ação de resposta, recuperação e correção, as soluções de EDR arquivam todos os dados gerados no processo de descoberta de ameaças. Esses dados podem ser usados no futuro para informar as investigações de ataques existentes ou prolongados, e para ajudar a detectar ameaças que anteriormente poderiam não ser detectadas.
Por que a detecção e resposta de endpoints são tão importantes nos negócios modernos?
Os endpoints são um dos vetores mais comuns e vulneráveis para um ataque cibernético, e é por isso que os criminosos cibernéticos os atacam regularmente. Esse risco só aumentou nos últimos anos, quando o crescimento do trabalho remoto e híbrido significou a existência de mais dispositivos em mais conexões de Internet acessando sistemas e dados corporativos. Esses endpoints geralmente possuem um nível de proteção diferente do que os dispositivos corporativos que estão no escritório teriam, aumentando consideravelmente o risco de um ataque bem-sucedido.
Ao mesmo tempo, o número de endpoints que precisam ser protegidos continua a se crescer em ritmo acelerado. De acordo com o Statista, estima-se que o número de dispositivos conectados à IoT em todo o mundo chegue a mais de 29 bilhões até 2030, o triplo do número de dispositivos conectados em 2020. Isso dá aos possíveis invasores mais oportunidades de encontrar um dispositivo vulnerável, e é por isso que a EDR é tão importante para estender a detecção avançada de ameaças a todos os endpoints, independente do tamanho e da escala da rede.
Além disso, a correção para solucionar um problema de violação de dados pode ser difícil e caro, e talvez esta seja a principal razão pela qual a EDR é necessária. Sem uma solução de EDR instalada, as empresas podem demorar semanas para decidir quais ações adotar, e muitas vezes a única solução é recriar imagens das máquinas, o que pode causar muitas interrupções, reduzindo a produtividade e gerando perdas financeiras.
Qual é a diferença entre EDR e o antivírus tradicional?
A principal diferença entre EDR e antivírus está na abordagem de cada sistema. As soluções antivírus só podem agir sobre ameaças e anomalias de existência conhecida, e só podem reagir e alertar as equipes de segurança sobre o problema quando encontrarem uma ameaça que corresponda a uma em seu banco de dados.
As ferramentas de detecção e resposta de endpoints, por outro lado, adotam uma abordagem muito mais proativa. Elas identificam novas explorações à medida que são executadas e detectam atividades suspeitas de um invasor durante um incidente ativo.
Qual é a diferença entre EDR e XDR?
As ferramentas tradicionais de EDR se concentram apenas nos dados do endpoint, fornecendo visibilidade de ameaças suspeitas. À medida que os desafios enfrentados pelas equipes de segurança evoluem (como sobrecarga de eventos, ferramentas com foco restrito, falta de integração, escassez de competências e falta de tempo), o mesmo acontece com as soluções de EDR.
XDR, ou detecção e resposta estendidas, é uma abordagem mais recente para detecção e resposta a ameaças de endpoint. O “X” significa “estendida” e representa qualquer fonte de dados, como dados de rede, nuvem, terceiros e endpoints, reconhecendo as limitações de investigar ameaças em silos isolados. Os sistemas XDR usam uma combinação de análise, heurística e automação para gerar informações dessas fontes, aprimorando a segurança em comparação com as ferramentas de segurança em silos. O resultado é a simplificação das investigações de todas as operações de segurança, reduzindo o tempo necessário para descobrir, investigar e responder a ameaças.
O que você deve procurar nas ferramentas de detecção e resposta de endpoint?
Os recursos de EDR variam com o fornecedor, portanto, antes de selecionar uma solução de EDR para sua organização, é importante investigar os recursos de qualquer sistema proposto e como ele pode se integrar aos recursos gerais de segurança existentes.
A solução EDR ideal é aquela que maximiza a sua proteção e ao mesmo tempo minimiza a necessidade de esforços e investimentos. Você quer uma solução que ofereça suporte e agregue valor à sua equipe de segurança, sem se tornar uma perda de tempo. Recomendamos observar estes seis principais atributos:
1.Visibilidade do endpoint
A visibilidade em todos os seus endpoints permite que você visualize potenciais ameaças em tempo real para que você possa interrompê-las imediatamente.
2.Banco de dados de ameaças
Um EDR eficaz requer dados importantes coletados dos endpoints e os enriquece com contexto, para que a análise possa identificar sinais de ataque.
3.Proteção comportamental
A EDR envolve abordagens comportamentais que procuram indicadores de ataque (IOAs) e alertam as partes interessadas relevantes sobre atividades suspeitas antes que uma violação ocorra.
4.Insights e inteligência
As soluções de EDR que integram inteligência de ameaças podem fornecer contexto, como informações sobre o invasor suspeito ou outros detalhes sobre o ataque.
5.Resposta rápida
A EDR que facilita uma resposta rápida a incidentes pode impedir um ataque antes que ele se torne uma violação, permitindo que sua organização continue funcionando normalmente.
6.Solução baseada em nuvem
Uma solução de detecção e resposta de endpoint baseada em nuvem garante impacto zero nos endpoints, ao mesmo tempo que permite que os recursos de pesquisa, análise e investigação sejam precisos e ocorram em tempo real. Soluções EDR como o Kaspersky Next EDR Optimum são ideais para evitar interrupções nos negócios devido a ameaças complexas e direcionadas, obter visibilidade abrangente em toda a rede e gerenciar a segurança a partir de uma única plataforma de gerenciamento baseada em nuvem.
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