Ir para o conteúdo principal

Os MacBooks podem ser contaminados por vírus? Macs precisam de antivírus?

Macs precisam de antivírus?

Um equívoco comum é que os Macs não peguem vírus, mas isso não é verdade. MacBooks, iMacs e Mac Minis podem ser infectados por vírus e malware, e hackers também podem atacá-los com sucesso. Continue lendo para descobrir como os MacBooks são vulneráveis a vírus, sinais de que você pode estar infectado e como ficar à frente das ameaças online.

Quão vulneráveis a vírus são os MacBooks?

Tradicionalmente, os Macs são menos vulneráveis do que os computadores Windows, principalmente porque os criminosos virtuais concentraram a maior parte de seus esforços na criação de malware para máquinas Windows, já que eles constituem a maior parte do mercado e, portanto, oferecem mais oportunidades. No entanto, com a crescente participação de mercado do Mac, os criminosos virtuais estão cada vez mais concentrando seus esforços em produtos da Apple.

Muitas pessoas usam o termo "vírus" para descrever qualquer forma de malware. A maioria das ameaças digitais tende a ser diferentes tipos de malware, o que certamente pode afetar Macs. As consequências do malware são sempre desagradáveis e variam desde a exibição de anúncios pop-up irritantes até o pedido de resgate por seus arquivos. Se o malware atacar, o macOS terá meios de impedir sua propagação, mas os usuários do Mac ainda podem enfrentar várias ameaças online, incluindo spam e emails de phishing, vulnerabilidades do navegador e roubo de identidade.

Os Macs têm antivírus embutido?

Os Macs têm medidas de segurança integradas, como um firewall para bloquear ataques online, mas não vêm com software antivírus no sentido convencional. No entanto, a Apple possui vários recursos antimalware, incluindo:

  • XProtect: a Apple tem todas as definições de malware conhecidas em seu arquivo XProtect, que fica no seu Mac, e toda vez que você baixa um novo aplicativo, ela verifica se nenhuma dessas definições está presente.
  • Ferramenta de proteção de malware: a Apple inclui a MRT (Malware Removal Tool, Ferramenta de remoção de malware) no macOS para remover automaticamente o malware que invadiu seus arquivos de sistema. Você não precisa fazer nada para usar a MRT, pois ela removerá o malware automaticamente em segundo plano sempre que o XProtect detectar uma nova ameaça.
  • Gatekeeper: o software Gatekeeper da Apple bloqueia aplicativos criados por desenvolvedores de malware e verifica se os aplicativos não foram adulterados.
  • Privacidade e Segurança da Apple: por exemplo, o macOS não deve permitir a instalação de software de terceiros, a menos que seja da App Store ou de desenvolvedores identificados, de acordo com as configurações de Segurança e Privacidade, que você pode acessar em Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > Geral. Se você fosse instalar algo de um desenvolvedor desconhecido, a Apple alertaria para verificar sua autenticidade.
  • Aplicativos em sandbox: em vez de aplicativos com acesso completo aos dados do usuário, os Macs têm aplicativos em sandbox. Isso significa que eles acessam apenas a quantidade mínima de dados necessária para executar suas funções e não têm acesso a outros aplicativos, sistema operacional ou configurações críticas. Isso os torna menos vulneráveis a ataques.

A Apple leva a segurança a sério - tanto que oferece um "Security Bounty", que promete pagar até US$ 1 milhão para qualquer pessoa que encontrar falhas críticas nos sistemas de segurança da Apple. Apesar dessas proteções, no entanto, alguns usuários de Mac se sentem mais seguros usando software antivírus para Mac como segurança adicional.

Quais ameaças online podem afetar os Macs?

Os tipos de malware que ameaçam os computadores Mac não são diferentes daqueles que afetam as máquinas Windows. Eles incluem:

Vírus

Um vírus é um programa de software malicioso carregado no computador de um usuário sem o conhecimento do usuário, que executa ações maliciosas. Ele pode se autorreplicar, inserindo-se em outros programas ou arquivos, infectando-os no processo. No macOS, os vírus podem estar ocultos em arquivos de documentos do Word. Essas ameaças podem ser habilitadas ao ativar macros. 

Ransomware

Isso envolve hackers assumindo o controle de arquivos pessoais ou potencialmente valiosos, e exigindo pagamento em troca da descriptografia ou liberação dos arquivos.

Adware

Este malware assume o controle do seu computador, bombardeando-o com vários anúncios e pop-ups que podem danificar o seu dispositivo, rastreá-lo e diminuir o desempenho. 

Cavalos de Troia

Cavalos de Troia são um tipo de malware que engana você para baixá-los e instalá-los, fingindo ser outra coisa. Como proprietário de um Mac, é possível se tornar o alvo de um golpe de phishing que tente convencer você a instalar um software MacDefender, MacProtector ou MacSecurity falso.

Rootkits

Um rootkit é um tipo de malware projetado para ocultar atividades maliciosas em um dispositivo de destino. Por exemplo, ele pode ocultar processos de ferramentas de monitoramento interceptando chamadas do sistema, para que o usuário permaneça inconsciente desses processos.

Spyware

Spyware é um programa de computador que os hackers podem usar para espionar você e seguir secretamente suas atividades online. Ele funciona silenciosamente em segundo plano e compartilha os dados monitorados com os criadores do vírus.

Malware de criptomineração

O malware de criptomineração refere-se a um tipo de malware que usa o poder de computação do seu Mac para minerar criptomoedas para o invasor. Às vezes, esse processo também é conhecido como cryptojacking. Alguns criptomineradores também vasculham os cookies do seu navegador para tentar roubar o conteúdo de suas carteiras criptográficas, se você tiver alguma.  

Phishing

Phishing é uma forma de engenharia social que envolve criminosos virtuais se passando por uma entidade conhecida ou conexão próxima para induzir você a revelar informações pessoais confidenciais que podem ser usadas para fraude de identidade ou roubo financeiro.

PUPs

Potentially Unwanted Programs (Programas potencialmente indesejados) geralmente vêm junto com outro software que você baixou. Complementos ou plug-ins de navegador gratuitos podem permitir que os navegadores reproduzam vídeos, músicas ou jogos usando Java. Nem todos os plug-ins e complementos são seguros e alguns podem conter malware ou vírus nocivos. As consequências da instalação de plug-ins ou complementos não autorizados podem incluir roubo de identidade, perda de dados e perda financeira.

Can Macs get viruses

Como saber se o seu Mac está com vírus

Se o seu MacBook foi infectado por um vírus ou malware, aqui estão alguns sinais a serem observados:

Desempenho mais lento:

Se o seu dispositivo ou aplicativos específicos começarem a operar lentamente, isso pode ser um sinal de problema. Isso pode indicar que o seu Mac se tornou parte de um botnet, potencialmente para que ele possa participar de um ataque de DDoS ou realizar um cryptojacking. Essa atividade extra torna seu computador mais lento.

Novos aplicativos ou ferramentas inexplicáveis:

se você notar novos aplicativos, arquivos ou ferramentas que foram baixados sem sua permissão, isso é um sinal de alerta de possível malware em ação. Além disso, preste atenção a alterações inesperadas nas configurações, como uma nova página inicial.

Numerosos anúncios e pop-ups:

o adware leva a uma proliferação de anúncios e pop-ups, mesmo quando você não está online. Se você notar um influxo, isso pode ser uma bandeira vermelha.

Espaço de armazenamento reduzido:

se o malware tiver baixado e se instalado em seu dispositivo sem sua permissão, esses programas indesejados ocuparão espaço de armazenamento. Isso significa que o espaço disponível para programas ou aplicativos confiáveis será reduzido. Se você notar uma diminuição repentina no espaço de armazenamento, pode ser um sinal de que seu dispositivo foi comprometido.

Seu Mac superaquece:

quando o computador esquenta, geralmente indica que muitos programas estão funcionando em segundo plano. Se isso acontecer quando você estiver simplesmente navegando ou conversando com amigos, pode significar que o malware está trabalhando silenciosamente em sua máquina.

Comportamento estranho:

se você for redirecionado para sites com spam ou se o seu Mac travar ou congelar com frequência, a causa pode ser um vírus ou outro malware. Individualmente, esses sinais não são necessariamente definitivos. Por exemplo, o desempenho lento pode ser devido a um Mac sobrecarregado, então é uma boa ideia remover arquivos indesejados para ver se isso acelera o seu Mac.

Dicas para proteger Macs

Portanto, a resposta para "Os Macs podem pegar vírus?" e "Os Macs podem ser infectados com malware?" infelizmente sim, eles podem. A Apple faz um ótimo trabalho de proteção contra ameaças de segurança comuns, mas determinados criminosos virtuais ainda podem contaminar os dispositivos Apple. Aqui estão algumas dicas de práticas recomendadas para ajudar a manter seu MacBook seguro:

Baixe aplicativos apenas de fontes oficiais

Por padrão, as preferências de segurança e privacidade do seu Mac são definidas para permitir aplicativos da App Store e desenvolvedores identificados. Para segurança adicional, você pode optar por permitir apenas aplicativos da App Store. Para fazer isso, vá para Preferências do Sistema, clique em Segurança e Privacidade e em Geral. Clique no ícone de cadeado e digite sua senha para fazer alterações. Selecione App Store sob o título "Permitir download de aplicativos de".

Mantenha seu sistema operacional e software instalado atualizados

Os Macs já estão configurados automaticamente para verificar se há atualizações de software e alertá-lo quando houver atualizações disponíveis para download. Um aspecto fundamental para evitar vírus e outros problemas é baixar e instalar essas atualizações imediatamente, uma vez que elas contêm os recursos de segurança mais recentes.

Use uma VPN ao se conectar a redes Wi-Fi públicas ou não confiáveis

As VPNs disfarçam seu endereço IP original e o substituem por um endereço IP em um local totalmente diferente. Isso significa que hackers e sites não podem rastrear sua conexão e encontrar sua localização exata, tornando você semianônimo online. As VPNs também criptografam seus dados de navegação, portanto, mesmo que hackers pudessem espionar você, eles não seriam capazes de ver o que você está fazendo.

Mantenha o firewall ativado

Isso garantirá que suas atividades online sejam criptografadas e não sejam vistas por possíveis invasores online.

Mantenha backups de dados importantes

A maneira mais fácil de fazer backup dos dados é configurando o Time Machine, que faz backup de todas as informações do Mac automaticamente todos os dias. A Apple fornece orientações sobre como fazer isso aqui.

Evite roubo ou perda física

Macs, assim como PCs, desaparecem e são roubados. Além de fazer backup de seus dados, certifique-se de que seu Mac esteja protegido por senha, guardado em um local seguro e configurado com Find My Mac.

Não ignore os alertas do Gatekeeper

O macOS inclui uma tecnologia chamada Gatekeeper, projetada para garantir que apenas softwares confiáveis sejam executados no seu Mac. Preste atenção aos alertas do Gatekeeper, pois eles ajudarão a minimizar o risco de download de malware inadvertidamente.

Tenha cuidado quando se trata de plug-ins e complementos do navegador

Verifique todos os clientes de instalação em busca de itens agrupados desativando a opção de configuração padrão e selecionando o modo personalizado.

Trate emails e downloads com cuidado

Evite abrir emails de spam e anexos desconhecidos para evitar ser vítima de um ataque de phishing. Evite baixar qualquer arquivo cuja fonte possa ser questionável.

Considere o uso de um bloqueador de anúncios

Um bloqueador de anúncios bloqueia ou altera a publicidade online em um navegador ou aplicativo da Web. Isso pode ser feito usando extensões de navegador ou outros métodos.

Evite clicar em pop-ups ou avisos de vírus

Muitas dessas janelas são fraudes e projetadas para induzir os usuários a pensar que você já contraiu um vírus. Clicar no link que diz para você baixar o software para "curar" o vírus está, na verdade, abrindo a porta para um ataque virtual.

Preciso de um antivírus para o meu Mac?

Embora o seu MacBook tenha alguma proteção antivírus integrada e praticar a higiene virtual seja sempre uma boa ideia, usar um software antivírus para Macs fornecerá a melhor defesa contra ameaças online.

O software de segurança da Apple é bom, mas não é infalível. Por exemplo, o XProtect não identifica tantos tipos de malware em potencial quanto o software antivírus de terceiros, e possíveis lacunas em sua biblioteca de programas maliciosos podem deixar os usuários expostos. O software depende da Apple para identificar e marcar vírus e malware, mas como a Apple não é uma empresa de segurança dedicada, ela não acompanha necessariamente tantas ameaças quanto um provedor terceirizado faria.

Com os hackers tentando explorar os recursos de segurança integrados do macOS, você pode dar ao seu MacBook uma camada extra de segurança usando um software antivírus para Macs. Isso ajudará a manter seu MacBook livre de vírus e malware. Sem proteção adicional, os usuários de Mac podem inadvertidamente transmitir ameaças do Windows a seus amigos e familiares que usem PCs.

O que procurar em um antivírus para Mac

Aqui estão alguns dos principais recursos a serem observados no software antivírus para Mac:

Proteção abrangente e em camadas:

seu programa antivírus deve ser capaz de detectar todas as ameaças contra o seu Mac em tempo real. Isso deve incluir verificações automáticas regulares para procurar vírus e malware em seu sistema, bem como verificações automáticas de arquivos baixados. O objetivo deve ser identificar proativamente ameaças perigosas antes que elas infectem seu Mac.

Um banco de dados atualizado de ameaças.

Para proteger seu sistema, o software antivírus deve utilizar uma biblioteca constantemente atualizada de vírus, malware, adware e programas potencialmente indesejados (PUPs).  

Eliminação completa da ameaça.

O software antivírus deve ser capaz de colocar em quarentena e eliminar todas as ameaças ao seu sistema assim que forem detectadas, independentemente do nível de ameaça.  

O Kaspersky Internet Security for Mac é um antivírus para Macs que protege contra uma variedade de ataques online, incluindo as ameaças mais recentes, e protege sua privacidade e informações pessoais.

Artigos relacionados

Os MacBooks podem ser contaminados por vírus? Macs precisam de antivírus?

É um mito que os Macs não peguem vírus. A Apple oferece recursos de segurança integrados, mas você pode aumentar a segurança online com um software antivírus para Mac.
Kaspersky logo