"Spam" tem sido uma palavra popular na Internet desde o surgimento do email, mas o que é exatamente? Basicamente, o spam é uma forma de lixo eletrônico indesejado pelo destinatário. É normalmente uma única mensagem que contém anúncios e é enviada para diversos destinatários que nunca concordaram em receber essas mensagens. Os métodos mais comuns que os remetentes de spam usam para criar suas listas de email incluem: comprar listas de endereços, ludibriar os usuários a fornecer suas informações através de concursos e ofertas de brindes falsos, ou usar programas que coletam e-mail para extrair endereços de sites.
Por que o spam é mais do que um simples incômodo
Existem muitos motivos para se evitar a interação com spam, mas alguns dos cenários verdadeiramente preocupantes incluem a possibilidade de se colocar em risco o roubo de identidade ou permitir que um invasor carregue vírus e malware em seu computador. Na pior das hipóteses, você pode até ser acusado de crimes sem saber e estar ajudando o remetente de spam a cometer, como se envolvendo em lavagem de dinheiro ou objetos roubados. Na maioria dos casos, ao lidar com uma mensagem de spam, a melhor decisão é simplesmente excluir a mensagem imediatamente.
Como regra de ouro, se você deseja evitar mensagens de spam, é importante lembrar-se de que, se algo é bom demais para ser verdade, então provavelmente não é verdade. Isso o ajudará a eliminar concursos e ofertas que pareçam duvidosos.
Como proteger-se contra spam
Embora possa ser difícil evitar spam, você pode reduzir bastante e até mesmo eliminar a quantidade de spam entupindo sua caixa de entrada usando um software antispam adequado. Graças aos avanços da inteligência de software, muitos filtros antispam são capazes de aprender automaticamente quais mensagens são legítimas e quais são spam, com intervenção mínima do usuário. Caso o filtro de spam deixe passar um spam, o usuário pode simplesmente sinalizar a mensagem. Dessa forma, o filtro se adapta à nova ameaça.
Com a implementação de um conjunto adequado de proteção de segurança na Internet, você pode reduzir bastante os perigos do spam, garantindo que sejam filtrados de sua caixa de entrada e de outras pastas importantes. Além disso, muitos softwares de segurança na Internet oferecem aos usuários proteção contra phishing, que pode ajudar nos casos em que um email parece ser legítimo, mas não é. Como esses emails costumam solicitar informações bancárias e outras credenciais financeiras, a proteção contra phishing é um recurso vital em qualquer ferramenta antispam.
A importância de se incluir software de segurança
Ao adquirir um software antispam, vale a pena escolher uma solução que inclua proteção antivírus, pois algumas mensagens de spam vêm carregadas de vírus e outros malware. Usando um único pacote de software, você simplifica drasticamente o processo de proteção de seu computador, além de aumentar a confiabilidade do seu sistema. Embora o software antispam seja capaz de desviar mensagens de suas caixas de entrada, ter um sólido programa de software antivírus impede que, caso você abra acidentalmente uma mensagem de spam, seu computador seja infectado.