Uma das principais preocupações dos pais atualmente é a segurança dos filhos na Internet. Mas como manter as crianças seguras on-line? A Internet é como uma grande extensão da sua vizinhança, alcançando o mundo como um todo, e seu filho pode acessar tudo isso, seja bom ou ruim. As crianças também têm cada vez mais acesso às novas tecnologias, como smartphones ou tablets. Toda essa conectividade faz com que os pais fiquem muito preocupados. Felizmente, existem algumas ações que você pode tomar para ajudar o seu filho a navegar no mundo on-line e reconhecer possíveis ameaças.
1ª dica de segurança: evite malware e adware
Muitos aplicativos gratuitos e redes sociais sobrevivem por meio de adware, o que significa que seu filho pode ser exposto a mais publicidade do que você gostaria que ele fosse. Isso, combinado com a facilidade de compra em aplicativos, é motivo suficiente para que os pais monitorem as atividades de seus filhos on-line e definam regras para permitir ou não tais aplicativos. Os pais precisam explicar aos filhos como os aplicativos gratuitos funcionam para que eles não possam gastar dinheiro acidentalmente de verdade on-line sem que percebam.
2ª dica de segurança: proteção contra predadores on-line
Assim como você ensina seu filho a não conversar com estranhos, fale para ele não adicionar contatos on-line de desconhecidos. Os pais devem enfatizar que nem todo mundo é que parece on-line. No fim das contas, você e seu filho devem sempre saber com quem interagir on-line. Você deve saber as informações de contato, nomes de tela, endereços de e-mail e todas as redes sociais das quais seu filho participa. O Controle para pais é uma ótima opção para bloquear contatos específicos, bem como monitorar mensagens on-line e outras comunicações.
3ª dica de segurança: relate comportamento intimidador
Cada vez mais, a segurança das crianças está relacionada ao bullying on-line. De acordo com um relatório da DoSomething.org, quase 43% das crianças já foram vítimas de bullying on-line, e apenas uma entre 10 vítimas relataram o comportamento para um adulto. Os pais precisam conversar com seus filhos sobre o comportamento intimidador on-line e orientá-los a relatar tal comportamento sem medo de que seus pais tirem o computador deles ou de que eles acabem sendo punidos. Os pais devem orientar seus filhos a serem cautelosos ao abrir e-mails, ler publicações ou tweets de pessoas que não conhecem na vida real e recusar a participação em uma briga de pela Internet. Isso é extremamente importante para crianças com celulares, pois algumas vezes as mensagens ou imagens são enviadas no calor do momento ou sem pensar muito nas consequências.
4ª dica de segurança: conheça as redes sociais
Parece que mesmo as crianças mais novas participam das redes sociais, pois foram atraídas porque todos os seus amigos estão lá. Nenhuma criança gosta de se sentir por fora, mas os pais precisam ficar atentos se a rede social é adequada para a idade dela. Por exemplo, alguns sites não filtram conteúdo adulto. Isso significa que todos os usuários, até mesmo as crianças, têm acesso a tudo. Outra preocupação é a quantidade de informações que uma criança pode compartilhar em um perfil social on-line. Os pais precisam esclarecer quais informações não devem ser publicadas para todos. Até mesmo algo inofensivo, como o nome do animal de estimação da família, pode resultar em um problema, especialmente se o nome do animal for usado em um lembrete de recuperação de senha.
5ª dica de segurança: tome cuidado com ladrões de identidade
É cada vez mais comum que escolas e outras organizações voltadas para crianças coletem e armazenem informações sobre elas. Embora haja diversos motivos legítimos para coletar tais informações digitais, os pais devem sempre questionar quais tipos de informações de identificação são realmente necessárias e como tais informações serão armazenadas. As crianças devem ser orientadas desde o começo quanto a manter seus nomes de usuário e senhas em segredo para todas as pessoas, exceto seus pais. Mas os ensinamentos não param por aqui, os pais devem dizer aos seus filhos para não compartilhar quaisquer informações de identificação on-line, como data de nascimento, cidade natal, nome da escola etc.
O que os pais podem fazer?
Se o seu filho terá acesso à Internet, você terá que ensiná-lo sobre a segurança na Internet e o que isso significa. Comece com o básico sobre segurança de Internet para crianças: manter credenciais de login em segredo, comunicar-se apenas com amigos confiáveis e familiares, estar atento ao que "gratuito" quer dizer on-line, e continue orientando seu filho de acordo com a idade. Use software e ferramentas de controle para pais para monitorar a atividade on-line e sempre esteja aberto e disponível para conversar com seus filhos.
Outros artigos e links relacionados à segurança da Internet