Práticas de segurança de senhas: você muda sua senha com frequência?
Há muitos anos, antes que esses pequenos dispositivos que carregamos conosco em todos os lugares pudessem armazenar uma infinidade de números de telefone, tínhamos que nos lembrar deles. Se você tem idade suficiente para se lembrar de memorizar dezenas de números de telefone, pare um momento para pensar sobre como a tecnologia acabou com essa necessidade de capacidade mental. Mas agora, quando uma única pessoa provavelmente tem dezenas de contas on-line, precisamos lembrar as senhas de cada uma delas.
E você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da segurança das senhas e sobre a importância de usar senhas fortes para cada conta. Mas você realmente ouve os conselhos dos especialistas em cibersegurança? Você usa senhas fortes e exclusivas para cada conta? Você costuma alterar suas senhas? Você sabe como alterar sua senha para cada conta?
Talvez você ache interessante saber que, embora a maioria das pessoas esteja preocupada com a possibilidade de um hacker roubar suas senhas, metade dos usuários da Internet ainda usa a mesma senha para todas as contas, tanto no trabalho quanto em casa. Ainda mais inacreditável, milhões de usuários da Internet usam "123456" como senha!
Se você usa as mesmas senhas ou senhas fracas, recomendamos alterá-las imediatamente e usar uma senha para cada conta, além de reforçar suas práticas de segurança de senha.
Por que alterar sua senha é tão importante
Saber como alterar sua senha é importante, mas também é importante saber que, em geral, só é necessário alterá-la em determinadas situações. No entanto, muitos especialistas recomendam alterar as senhas a cada poucos meses.
A razão para isso é bastante simples. Às vezes, você pode nunca saber que a senha de uma conta foi comprometida. Mas, ao alterar sua senha a cada poucos meses, você limita o tempo que um hacker pode passar na conta e, com sorte, minimiza os danos que o criminoso cibernético pode causar.
É compreensível que a ideia de ter que alterar suas senhas regularmente não seja muito atraente. Pode ser uma tarefa tediosa alterar a senha de cada conta a cada poucos meses. E muitos especialistas também disseram se preocupar com o fato de que quem tem essa prática de segurança de senha pode pegar atalhos e usar senhas fáceis de lembrar que podem não ser muito fortes.
Então, se você quiser minimizar o número de vezes que deve alterar suas senhas, lembre-se de usar sempre uma senha forte e exclusiva para cada conta. Senhas fortes muitas vezes podem manter um hacker ou criminoso cibernético afastado. A segurança da senha aumenta exponencialmente quando você também usa a autenticação de dois fatores (2FA), que é um grande impedimento para os hackers.
Quando você deve alterar uma senha?
Conforme mencionado anteriormente, há ocasiões em que é definitivamente necessário saber como alterar uma senha. A seguir estão algumas situações comuns em que você deve alterar uma senha (ou todas as suas senhas) o mais rápido possível.
Suspeita ou conhecimento de uma violação de dados
Nem sempre é fácil saber quando uma conta foi invadida, mas se você suspeitar por qualquer motivo, altere sua senha imediatamente. Da mesma forma, se uma empresa com a qual você tem uma conta anunciar que sofreu uma violação de dados. Embora um hacker ou criminoso cibernético possa não usar as informações encontradas imediatamente, seu nome de usuário e senha podem estar disponíveis na Dark Web para serem vendidos por corretores de dados. Pode ser apenas uma questão de tempo até que um criminoso cibernético tente acessar sua conta com as informações adquiridas com a violação de dados.
Um amigo ou colega de trabalho conhece sua senha
Muitas violações de dados ocorrem não necessariamente por hackers profissionais, mas por pessoas que você conhece. Se um amigo ou colega de trabalho souber a senha de uma conta particular sua, altere-a. É melhor prevenir do que remediar.
Você perde seu telefone ou computador
Você tem o hábito de manter suas senhas salvas nas contas para poder fazer login automaticamente? Se você perder seu telefone ou computador e ele não estiver bloqueado com segurança, um ladrão poderá acessar facilmente todas as suas contas. Altere suas senhas imediatamente após qualquer perda ou roubo de um dispositivo.
Práticas recomendadas de segurança de senhas
- Nunca use a mesma senha para mais de uma conta
- Sempre use senhas fortes: evite usar nomes e detalhes pessoais, como nomes de animais de estimação ou datas importantes
- Mantenha suas senhas privadas: tente evitar escrevê-las onde alguém possa vê-las
- Use a 2FA como um nível extra de segurança de senha
- Use um gerenciador de senhas para ajudar a gerenciar todas as suas senhas e alterar facilmente uma senha quando necessário
Conclusão
Saber como alterar uma senha e praticar a segurança de senhas com frequência é uma tarefa inconveniente, mas necessária no perigoso cenário digital de hoje. No entanto, o uso de um gerenciador de senhas pode tornar muito mais fácil saber como alterar uma senha. Além disso, a instalação de um software de segurança na Internet em seus dispositivos também é uma medida inteligente, pois protege seus dados importantes.
Produtos recomendados
A Kaspersky pode ajudar você a proteger suas contas pessoais de todas as principais ameaças, incluindo malware, spyware e cavalos de Troia. A coleção Total Security fornece proteção de nível bancário, reduzindo significativamente o risco de suas senhas serem descobertas e suas contas invadidas. Saiba mais sobre como a Kaspersky pode ajudar você a ficar cinco passos à frente dos criminosos cibernéticos e manter seus dados seguros.
- Kaspersky Premium - Detalhes do produto
- Baixar o teste grátis do Kaspersky Antivirus Premium
- Kaspersky Password Manager