Ir para o conteúdo principal

Como eliminar vírus de calendário em diferentes dispositivos

eliminar vírus de calendário

Você começou a ver compromissos ou lembretes estranhos no seu aplicativo Calendário do iPhone? Se isso já aconteceu, você pode estar se perguntando se o calendário foi infectado por um vírus ou seu telefone foi hackeado. Na verdade, o mais provável é você ter tido seu endereço adicionado ao calendário de terceiros, que estão gerando compromissos de spam. É muito importante que você não clique em nenhum link nesses compromissos, pois isso pode levar a sites maliciosos que infectam seu dispositivo e roubam suas informações. Continue lendo para descobrir a causa dessas notificações e como removê-las.

O que são vírus de calendário?

Os termos 'vírus de calendário do iPhone', 'vírus de calendário iOS' e 'malware de aplicativo de calendário' se referem a um tipo de spam do Sistema Operacional da Apple, que age adicionando contas falsas de calendário, inscrevendo dispositivos de usuários, sem a sua aprovação. Isso pode afetar iPhones, computadores Mac ou iPads. O spam faz os usuários receberem notificações para eventos que contêm links suspeitos ou maliciosos. Esses eventos falsos geralmente contêm títulos chamativos que instigam você a clicar nos links. Mensagens de exemplo são do tipo:

  • Seu iPhone está com vírus?! LIMPE AGORA
  • Garanta a proteção online, clique agora!
  • Seu telefone está desprotegido! Clique para proteger
  • Limpe seu iPhone de ataques maliciosos!
  • Seu iPhone foi infectado por um vírus! Remova agora mesmo

As notificações também pode ser relacionadas a vendas ou prêmios:

  • Quer ganhar uma assinatura grátis do Apple Music?
  • Parabéns, você foi o vencedor!
  • O iPhone 13 está aqui, colete ou agende a entrega
  • Empréstimos rápido, sem burocracia – Solicite online
  • Liquidação Black Friday – APROVEITE
  • Hoje é seu dia de sorte
  • Você tem (1) pacote pendente

Essas mensagens visam provocar curiosidade e senso de urgência. Eles querem ludibriar você a clicar no que estão promovendo. Mas esse clique geralmente aciona um script de um site malicioso, que fornece malware para o seu dispositivo ou leva você a várias páginas de phishing . Não clique e nem toque nesses links, e evite responder a um evento clicando em ‘aceitar’, ‘recusar’ ou ‘talvez’, pois isso permite ao remetente saber que sua conta está ativa.

O que torna eventos falsos, convites e compromissos tão irritantes é quantidade gigantesca de ocorrências. Em alguns casos, podem ser recebidos vários por hora. Os alertas sonoros podem ser especialmente intrusivos, se você tiver essa opção ativada.

As configurações padrão do iPhone permitem aos usuários receberem convites de calendário de qualquer pessoa, mesmo que não conste de seus contatos, o que torna fácil para os spammers se infiltrarem no seu calendário. Spammers e hackers sabem que a maioria das pessoas não imagina que pode receber spam no calendário, por isso são mais propensos a abrir tais notificações e menos propensos a suspeitar de suas informações e links. Estes podem então ser usados para roubar credenciais e informações confidenciais ou para baixar adware ou malware para o seu dispositivo.

O vírus de calendário do iPhone não é realmente um vírus, embora se pareça com um quando seu telefone está sendo bombardeado de notificações indesejadas e irritantes de spam. A boa notícia é que se livrar dos vírus do calendário do iPhone é muito simples e vamos explicar neste artigo.

De onde surgiu o vírus do calendário do iPhone?

Como você passou a receber convites falsos de calendário? Os vírus de calendário são uma combinação de engenharia social e código malicioso. Aqui estão as principais maneiras pelas quais você pode se tornar vítima:

Os criminosos têm o seu endereço de e-mail

Se um spammer souber do endereço de e-mail associado à sua conta de calendário, pode enviar convites de calendário enganosos com hiperlinks infectados. É relativamente fácil para os spammers obter o seu endereço de e-mail:

  • Você insere seus dados pessoais em sites duvidosos que secretamente ganham dinheiro vendendo suas informações pessoais.
  • Uma empresa que armazena seu endereço de e-mail sofreu um vazamento de dados.

O aplicativo Calendário da Apple está configurado para permitir que qualquer pessoa envie convites de calendário por padrão. O aplicativo foi projetado para facilitar a colaboração entre membros de comunidade de usuários da Apple. Uma desvantagem dessa abertura é que agentes mal-intencionados podem obter credenciais de usuários, possivelmente na dark web, após uma violação de dados. Depois, eles orquestram uma campanha de spam com descrições falsas de eventos que contendo links de phishing.

Você clicou em um link malicioso sem querer

Você também pode ter sido levado(a) a assinar um calendário em sites suspeitos. Calendários falsos às vezes podem se disfarçar de captchas. Captchas são enigmas simples com os quais os sites solicitam que você solucione para comprovar que não é um bot. Às vezes, sites de estelionatários exibem captchas falsas, projetados para ignorar avisos do seu navegador e fazer você pressionar determinadas teclas que acionam downloads maliciosos. Nestes casos, clicar na caixa "Não sou um robô", ou em qualquer outro lugar da página, pode acionar um prompt de assinatura do calendário. Para enganar você, o nome do calendário está oculto. Se estiver com pressa para passar pelo processo captcha, pode clicar em OK. Agora os criminosos podem enviar eventos de calendário falsos contendo links suspeitos para você.

Recebendo um link de spam por mensagem de texto

Você pode receber um texto de spam, como uma mensagem de entrega pedindo que você rastreie uma encomenda e forneça um link. Ao clicar, você acaba assinando um calendário que preenche seu iPhone com compromissos de ameaças de segurança críticas e outros avisos.

Um homem irritado com um vírus de calendário no iPhone

Como eliminar um vírus de calendário no iPhone

Os produtos da Apple estão interconectados. Se você receber spam no calendário do iPhone, provavelmente isso aparecerá em seus outros dispositivos Apple também. As dicas a seguir devem ajudar você a eliminar o spam de calendário do seu iPhone, iPad, Mac ou de qualquer outro lugar.

Para limpar seu dispositivo de ataques maliciosos de calendário, você precisa seguir várias etapas de remoção. Após ter feito login no seu iCloud com a mesma Apple ID em todos os seus dispositivos, deve verificar e limpar todos eles.

Para iPhones mais recentes:

  1. Acesse Configurações > Calendário > Contas
  2. Procure por qualquer conta que você não reconheça e exclua. O nome da conta do vírus do calendário pode ser algo como "Eventos de calendário", "Calendário de eventos" "Visualizador de eventos do calendário" ou algo semelhante
  3. Remova quaisquer contas de calendário que não reconhecer
  4. Após removidos, seus eventos devem se comportar normalmente

Isso deve ser suficiente para impedir que compromissos e lembretes falsos apareçam no seu calendário.

Para iPhones mais antigos:

  1. Abra o aplicativo Calendário
  2. Na parte inferior da tela, toque em Calendários
  3. Procure por calendários não reconhecidos. Toque no botão Mais Informações ao lado desse calendário e role para baixo, toque em Apagar calendário

Para seu Mac:

  1. Abra o Calendário (ou iCal)
  2. Clique em Calendário na barra de menu e escolha Preferências
  3. Na guia Geral, selecione apenas os calendários que deseja usar no menu Calendário Padrão
  4. Clique em Salvar
  5. Certifique-se de que os calendários não reconhecidos ou que deseja usar não sejam selecionados ou salvos, e isso irá removê-los

No iCloud.com:

  1. Acesse Calendário > Clique no ícone de engrenagem > Preferências
  2. Selecione apenas os calendários que deseja usar no menu Padrões
  3. Clique em Salvar
  4. Certifique-se de que os calendários não reconhecidos ou que deseja usar não sejam selecionados ou salvos

Como deter spam do calendário do iPhone

Siga essas dicas para minimizar o risco de ter malware ou vírus de calendário no calendário do seu iPhone:

Bloqueie pop-ups no Safari

No seu iPhone ou iPad, acesse Configurações > Safari e acione o Bloquear pop-ups e aviso de site fraudulento. No Mac, você pode encontrar essas opções no Safari > Preferências. A guia Sites inclui opções para bloquear algumas ou todas as janelas pop-up. Você pode ativar avisos de sites fraudulentos dentro da guia Segurança.

Cuidado com o que clica

Evite clicar ou tocar em links, ou abrir anexos de mensagens de texto ou e-mail desconhecidas. Além disso, tenha cuidado ao interagir com captchas. Se você receber uma notificação de calendário falsa, não interaja com os compromissos, apenas exclua-os. Nunca clique em nenhum link ou outras seções ativas dos compromissos. Se o compromisso chegar por meio de um texto no aplicativo Mensagens, exclua-o deslizando da direita para a esquerda e escolhendo Apagar. O iPhone pode perguntar se você quer denunciar como spam, nesse caso é uma boa ideia fazê-lo.

Revise e altere as configurações do calendário

Uma das melhores maneiras de minimizar a ocorrência de spam do calendário é prevenindo receber notificações. Também é bom garantir que nenhum de seus dispositivos esteja configurado para aceitar automaticamente convites de calendário. Embora essa configuração possa ser conveniente para pessoas muita ocupadas, pode ser criar uma vulnerabilidade para spam indesejado no seu calendário. Para alterar as configurações do calendário:

  1. Faça login na sua conta do iCloud e selecione Calendário
  2. Clique no ícone de engrenagem no canto inferior esquerdo da tela do aplicativo e selecione Preferências
  3. Acerte a guia Avançado
  4. Na subseção chamada Convites, clique no seletor ao lado da opção "Enviar e-mail para [seu endereço de e-mail]" para tornar esta configuração padrão em vez de "notificações In-app"

Cuidado ao compartilhar seu endereço de e-mail

Já que qualquer pessoa com seu endereço de e-mail pode enviar convites de calendário, pense cuidadosamente sobre para quem compartilhar seu endereço. Você pode querer criar um endereço de e-mail de 'fachada' para ser usado para compartilhar. Esse não será conectado à sua conta principal e, portanto, o spam irá para lá em vez de entupir seus e-mails de rotina.

Use uma VPN

O uso de uma VPN pode aprimorar a segurança. O Kaspersky VPN Secure Connection foi projetado para funcionar bem em iPhones e iPads e vai criptografar seus dados durante a navegação, para que ninguém possa interceptá-los ao enviá-los ou recebê-los.

Produtos recomendados:

Mais leitura:

Como eliminar vírus de calendário em diferentes dispositivos

Anda recebendo notificações estranhas no aplicativo Calendário do iPhone? Saiba mais sobre vírus que infectam calendários, como eliminar um vírus de calendário e como remover malware de um calendário do iPhone.
Kaspersky logo

Artigos relacionados