Uma carteira digital é o maior nível de conveniência para consumidores que buscam meios de pagamento mais fáceis e rápidos.
Elas estão em uso há muitos anos, especialmente na Europa, onde são bem comuns. Nos Estados Unidos, a popularidade desse método de pagamento cresceu exponencialmente durante a pandemia da COVID-19, quando consumidores queriam fazer compras sem contato físico com cartões e terminais de pagamento.
Mas assim como fornecem conveniência, também dão oportunidade para invasores e criminosos cibernéticos tentarem roubar seus dados bancários.
A pergunta é: carteiras digitais são seguras de usar ou não valem o risco? A resposta depende de onde você escolhe utilizar e como irá protegê-la.
Há várias coisas que você pode fazer para melhorar a segurança de sua carteira digital, de medidas de senso comum à utilização de um software de segurança online.
Veja a seguir os seguintes benefícios de utilizar, seguidos de etapas recomendadas de como protegê-la, antes de tomar uma decisão.
O que são carteiras digitais (eWallets)? Quais são seus benefícios?
Pense em uma carteira digital como uma versão online de uma carteira física. Em vez de carregar uma carteira cheia de cartões de crédito e de débito, você armazena seus cartões de crédito e de débito no smartphone.
Quando você estiver pronto para fazer uma compra, basta posicionar seu celular próximo ao terminal de pagamento e a transação é concluída.
Não há necessidade de entregar seu cartão a um funcionário ou inseri-lo na maquininha. O pagamento é mais rápido, sem contato e mais conveniente.
Além de permitir pagamentos rápidos e convenientes, outro benefício de usar uma carteira eletrônica é poder armazenar as informações de diversos cartões. Isso elimina a necessidade de carregar muitos cartões diferentes, como de lojas ou de fidelidade. Alguns sistemas até permitem que você armazene cupons, Vale-Refeição e Alimentação, entre outros.
Carteiras eletrônicas também oferecem uma medida de segurança — não há necessidade de carregar dinheiro ou uma carteira física que poderia vir a ser perdida ou roubada.
Mesmo que perca seu celular, você ainda poderá acessar suas informações acessando-a por outro dispositivo. E, ao fazer uma compra, você é solicitado a fornecer alguma forma de autorização antes de concluir a transação, como um PIN ou escaneamento biométrico de seu dedo, evitando compras não autorizadas.
Já que a popularidade das eWallets aumentou tanto, muitos lojistas agora oferecem essa opção de pagamento para clientes. Se ainda existem empresas que não se atualizaram para a nova tecnologia, elas provavelmente o farão em breve.
Ameaças comuns associadas a carteiras eletrônicas
Agentes mal-intencionados perceberam o aumento da popularidade das carteiras digitais, ou seja, um aumento de alvos. As ameaças contra carteiras digitais estão crescendo e os consumidores precisam ficar cientes dos riscos de utilizá-las, além de saber como aprimorar a segurança de seus dispositivos.
A maior ameaça é a transmissão de dados entre diversas redes móveis que podem não ter segurança. Caso não haja uma segurança devida, os invasores podem roubar os dados de pagamento sendo transmitidos. No entanto, a maioria dessas carteiras utilizam algum tipo de criptografia, então até essa ameaça é mínima.
No entanto, evite utilizar Wi-Fi público para não expor seus dados.
A maior ameaça pode ser a perda ou roubo de seu celular. Caso não tenha bloqueado seu celular ou sua carteira digital, um ladrão pode facilmente acessar suas informações e fazer compras, ou até sacar dinheiro de sua conta bancária, antes que você tenha tempo de agir.
Como proteger sua carteira eletrônica e evitar esses problemas
Bloqueie seu celular
Como já citado, o maior risco de usar carteiras eletrônicas é simplesmente não fornecer proteção o bastante para os dados do seu celular. Bloqueie-o com as opções de segurança que oferece e faça o mesmo para a carteira eletrônica e para outros aplicativos importantes que contêm dados pessoais. Assim, ladrões não poderam acessar seu celular ou carteira eletrônica.
Monitore a atividade do cartão de crédito e da conta bancária
Sempre monitore sua atividade financeira e saiba sobre suas cobranças. Caso veja uma cobrança suspeita, você precisa entrar em contato com o banco imediatamente e bloquear suas contas.
Instale aplicativos de segurança
Caso carregue informações financeiras confidenciais você precisa da maior segurança possível. Instale aplicativos de segurança que protegem os dados do seu celular e que oferecem serviços de localização caso o dispositivo seja perdido ou roubado.
Também é útil ter a opção de excluir informações do celular remotamente, caso não consiga recuperá-lo.
Conclusão
No geral,
carteiras eletrônicas são seguras, mas não são invulneráveis. Estabeleça mais
medidas de segurança para reduzir os riscos e garantir que suas informações
financeiras não caiam nas mãos erradas.
Produtos relacionados:
- Kaspersky VPN Secure Connection
- Kaspersky Premium - Detalhes do produto
- Kaspersky Premium - Teste grátis
Artigos relacionados:
- O que é crime virtual? Riscos e prevenção
- Como evitar ataques de engenharia social
- Seis sinais de que sua conta de pagamento on-line foi invadida por hackers
- O que é segurança em nuvem?