Definição de adware
O adware, também conhecido como software suportado por publicidade, gera receita para seus desenvolvedores ao abrir automaticamente anúncios na sua tela, geralmente dentro de um navegador da Web. O adware normalmente é criado para computadores, mas também pode ser encontrado em dispositivos móveis. Algumas formas de adware são altamente manipuladoras e criam uma porta aberta para programas maliciosos.
O que é adware?
Adware é um software que exibe anúncios pop-up indesejados (e às vezes irritantes) que podem aparecer no seu computador ou dispositivo móvel. O adware normalmente acaba no dispositivo de um usuário de duas maneiras:
- Instalar um programa de computador ou aplicativo gratuito sem necessariamente perceber que ele contém software adicional que contém adware. Isso permite que o desenvolvedor do aplicativo ganhe dinheiro, mas significa que você pode baixar adware em seus sistemas sem necessariamente consentir.
- Alternativamente, pode haver uma vulnerabilidade no seu software ou sistema operacional que os hackers exploram para inserir malware, incluindo alguns tipos de adware, no seu sistema.
Como o adware pode chegar até você?
O adware normalmente está presente em software/programas baixados da Internet – geralmente freeware ou shareware – e se instala secretamente no seu dispositivo sem o seu conhecimento.
Software gratuito que contém alguns anúncios pode ser irritante, mas não é ilegal. No entanto, se um programa de terceiros adicionar software de anúncio malicioso ao seu dispositivo sem o seu consentimento, isso será ilegal.
Como funciona o adware?
O adware funciona instalando-se silenciosamente em seus dispositivos, esperando que você – acidentalmente ou não – clique em um anúncio exibido.
Isso ocorre porque, em última análise, o adware existe para ganhar dinheiro.
Os criadores de adware e os fornecedores de distribuição ganham dinheiro com terceiros por meio de:
- Pagamento por clique (PPC) – eles são pagos cada vez que você abre um anúncio.
- Pagamento por exibição (PPV) – eles são pagos cada vez que um anúncio é mostrado para você.
- Pagamento por instalação (PPI) – eles são pagos cada vez que o software incluído é instalado em um dispositivo.
O adware também pode rastrear seu histórico de pesquisa e navegação para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você. Depois que o desenvolvedor obtiver sua localização e o histórico do navegador, ele poderá obter receitas adicionais vendendo essas informações a terceiros.
Na extremidade menos prejudicial do espectro, o adware é simplesmente um incômodo. Na extremidade mais prejudicial, pode ser uma ameaça de malware prejudicial à sua segurança cibernética.
Tipos de adware
É importante distinguir entre adware inofensivo e prejudicial. Exemplos de adware incluem:
Adware legítimo que permite que você concorde com anúncios e promoções de software, compensando os custos do desenvolvedor para que ele possa oferecer seu software gratuitamente. Os usuários baixam voluntariamente esse tipo de adware para obter um produto gratuito. Além disso, você pode optar por permitir a coleta de informações de marketing. Às vezes, os anúncios personalizados que os acompanham ou o software patrocinado de terceiros podem ser desejáveis.
O adware legítimo é criado por todos os tipos de desenvolvedores, incluindo os de boa reputação. Trata-se de uma forma válida e legal de oferecer aos clientes um produto gratuito.
No entanto, nem todos os downloads de aplicativos são consensuais. É aqui que as fronteiras legais se tornam confusas.
Aplicativos potencialmente indesejados (PUAs) incluem qualquer programa que você não escolheu instalar em seu dispositivo. Eles também podem ser chamados de programas potencialmente indesejados (PUPs).
O adware PUA pode cair em uma área nebulosa onde até que ponto ele é malicioso ou ilegal depende dos objetivos do software e de quem o distribui:
- O adware PUA enganoso legal pode dificultar ativamente a exclusão da instalação de software inofensivo de terceiros. Embora frustrante, o adware legítimo às vezes usa esse método. Ele é considerado legal se o criador não incluiu intencionalmente anúncios ou software contaminados com malware. Infelizmente, alguns adwares podem, sem saber, entregar malware disfarçado aos dispositivos.
- O adware PUA legalmente abusivo foi projetado para bombardear o usuário com anúncios. Anúncios excessivos podem estar no próprio adware ou em pacotes de software por meio de barras de ferramentas do navegador da Web ou outros meios. Sem nenhum malware, essa prática também é considerada legal. Anúncios de coisas como pornografia ou pílulas de fitness aparecem frequentemente em adwares desse tipo.
- O adware PUA mal-intencionado ilegal se beneficia de terceiros mal-intencionados que desejam distribuir software malicioso, como spyware, vírus ou outro malware em dispositivos. Esse malware pode ser mascarado intencionalmente no próprio adware, nos sites que ele anuncia ou no software que o acompanha. Os criadores e distribuidores espalham conscientemente esta ameaça e podem usar métodos abusivos para realizá-la.
Quando as pessoas falam sobre "adware", elas tendem a se referir aos programas que abusam de anúncios e abrem portas para malware.
O adware pode ser frustrante, independentemente da legalidade, e pode facilmente passar despercebido por um longo tempo. Para evitar qualquer software invasivo ou tedioso, você deve saber o que procurar.
Como saber se você tem uma infecção por adware
Os sinais de que você pode estar infectado com adware indesejado incluem:
Sinais de infecção do computador por adware
- Uma mudança inesperada na página inicial do seu navegador
- As páginas da Web que você visita não são exibidas corretamente
- Ser inundado com anúncios pop-up – às vezes, mesmo quando você não está navegando na Internet
- Lentidão no dispositivo
- Falhas ("crashs") no dispositivo
- Velocidades reduzidas na Internet
- Pesquisas na Internet redirecionadas
- Surgimento aleatório de uma nova barra de ferramentas ou de um complemento do navegador
Sinais de infecção do dispositivo móvel por adware
No telefone, os sinais são semelhantes:
- O telefone fica lento
- Os aplicativos demoram mais para carregar
- A bateria se esgota rapidamente
- O telefone tem aplicativos que você não se lembra de ter baixado
- Há uso de dados inexplicável e contas telefônicas maiores do que o esperado
- Há vários pop-ups de anúncios
Alguns adwares são agressivos – eles se incorporam profundamente em sistemas com rootkits para tornar a remoção um desafio. Se você for infectado, precisará tomar medidas para remover os aplicativos agressores do sistema.
Adware móvel
O adware pode chegar aos dispositivos móveis ou smartphones das pessoas por meio de aplicativos em categorias populares, como entretenimento e jogos. Esses aplicativos podem parecer inofensivos, mas, uma vez instalados, podem se comportar de forma maliciosa.
Novamente, há um espectro que vai do relativamente inofensivo ao muito mais prejudicial. No final inofensivo, você pode baixar um aplicativo que, depois de instalado, simplesmente envia spam para você com anúncios. Isso pode ser um incômodo, principalmente porque às vezes os anúncios podem aparecer fora do aplicativo, dificultando a identificação da causa.
Muito mais prejudicial é a fraude publicitária e o software clicador de anúncios. Isso envolve aplicativos que baixam secretamente arquivos executáveis e iniciam atividades maliciosas em segundo plano. Isso pode incluir clicar em anúncios sem que os usuários saibam ou assinar serviços premium pelos quais eles terão que pagar.
Como remover o adware
A remoção de adware ajudará a corrigir problemas de adware, como pop-ups desagradáveis e spyware oculto.
A remoção manual não garante que você encontrará todos os componentes. Para uma solução confiável, um software de segurança cibernética ajudará a limpar tudo o que você não encontraria sozinho.
Para eliminar o problema, você precisará detectar e agir em cada uma das seguintes questões:
- Adware: pode ser adequado manter software legítimo suportado por anúncios – desde que opere com o seu consentimento. Adware ou software de terceiros se torna PUA quando foi instalado sem o seu conhecimento ou faz coisas que você não gostaria que fizesse.
- Adware PUA: adware e software de terceiros patrocinado podem ser, na melhor das hipóteses, desagradáveis. Na pior, uma porta de entrada para malware real. De qualquer forma, você provavelmente desejará removê-los.
- Infecções por malware: programas maliciosos podem já ter se infiltrado no seu sistema. Você precisará removê-los para parar as ameaças imediatas à sua privacidade.
Instalar um produto com recursos "anti-adware" será o primeiro passo. Pacotes de software como o Kaspersky Internet Security oferecem verificação do sistema e remoção de adware e outras ameaças.
Verificar se as configurações de detecção de adware do seu software de segurança estão ativas é a etapa seguinte. Seu software de segurança pode não detectar e remover adware por padrão.
Frequentemente, programas de adware legítimos não possuem nenhum procedimento de desinstalação dos componentes de adware. Alguns podem usar tecnologias semelhantes às usadas pelos vírus para penetrar no seu computador e passar despercebidos. Novamente, isso não é inerentemente malicioso, pois os anúncios fazem parte do seu contrato para obter software gratuito.
Observação: muitos programas freeware e shareware param de exibir anúncios assim que você registra ou compra o programa. No entanto, alguns programas usam utilitários de adware integrados de terceiros. Esses utilitários podem permanecer instalados no seu computador após você registrar ou adquirir o programa. Se você remover o componente de adware, talvez o programa pare de funcionar direito. Isso é legítimo e não deve ser interrompido se você aceitou com os termos do produto. Se você se sentir inseguro, pare de usar o produto e remova-o totalmente.
Como o adware pode ter motivos válidos para estar presente no computador, nem sempre as soluções antivírus conseguem determinar se um item específico de adware representa uma ameaça.
Os produtos da Kaspersky oferecem a opção de detectar adware — e como reagir a ele:
Opção 1: Remoção de adware. O software antivírus da Kaspersky ajudará você a se livrar do adware. Pode haver vários motivos para você suspeitar que um programa de adware – detectado pelo mecanismo antivírus da Kaspersky – representa uma ameaça:
- Você não consentiu com a instalação do programa
- Você não conhece a origem do programa
- Você leu uma descrição do programa no site da Kaspersky e agora está preocupado com sua segurança
Opção 2: Optar por não detectar adware. Os produtos da Kaspersky permitem desabilitar a opção de detectar esses programas – ou permitem adicionar programas específicos a uma lista de exceções – para que o mecanismo antivírus não sinalize esse adware como malicioso. Talvez você considere fazer isso se:
- Estiver confiante de que esse é um programa para o qual você concedeu sua perrmissão.
- Conhecer a origem do programa.
- Depois de ler a descrição do programa, você decidiu que ele não está prejudicando seus dispositivos ou dados.
Remoção de adware no Android
Se você está se perguntando sobre o que fazer para se livrar do adware no seu smartphone, aqui estão algumas dicas específicas para Android:
- Etapa 1: Inicie o smartphone no modo de segurança
- Etapa 2: Remova aplicativos administrativos maliciosos do dispositivo
- Etapa 3: Desinstale os aplicativos maliciosos do seu smartphone Android
- Etapa 4: use software antivírus para Android para remover vírus, adware e outros malwares
- Etapa 5: remova redirecionamentos e anúncios pop-up do seu navegador
É mais raro que os iPhones tenham vírus ou malware (a menos que sejam desbloqueados) devido à natureza sandbox da Apple e ao fato de que os aplicativos iOS não se comunicam uns com os outros. No entanto, você pode desativar os pop-ups de anúncios no seu iPhone ou iPad.
Remoção de adware no iPhone
- Etapa 1: No iPhone ou iPad, abra o Chrome
- Etapa 2: Toque nos três pontos e, em seguida, no ícone de Configurações
- Etapa 3: Toque em Configurações de conteúdo > Bloquear pop-ups
- Etapa 4: Desative a opção Bloquear pop-ups
Limpar adware indesejado e outros PUA é um bom começo para aumentar sua segurança cibernética. Para minimizar os riscos, é importante saber como prevenir infecções de adware no futuro.
Como se proteger contra o adware
Prevenir o adware é a melhor maneira de evitar ter que lidar com esses problemas, especialmente porque novas formas de adware surgem o tempo todo.
Praticar uma manutenção saudável do seu computador e comportar-se com segurança é faz bem para a sua segurança como um todo. Em geral, para aumentar sua proteção contra todas as ameaças cibernéticas, incluindo adware:
Mantenha todo o softwares atualizado. As atualizações mais recentes para seus aplicativos, drivers de sistema, sistema operacional (SO) e outros softwares contêm correções de segurança. Os desenvolvedores descobrem constantemente vulnerabilidades e corrigem seu software para protegê-lo contra ameaças.
Seja cuidadoso, e não curioso. No mundo digital, trate qualquer coisa desconhecida ou incomum como um risco potencial. Os hackers aproveitam tudo, desde estações de carregamento USB até se passarem por seus amigos nas redes sociais para infectar você com adware e malware. Sempre pergunte a si mesmo: "o que de pior pode acontecer se isso for malicioso" e proceda com cautela.
Observe os pequenos detalhes. Seja a instalação de um programa legítimo ou um link em um e-mail, preste sempre atenção ao que você está abrindo ou aceitando. Os criminosos tentam imitar URLs confiáveis, endereços de e-mail e perfis de mídia social para pegar você desprevenido. Se você parar um momento para examiná-los, encontrará detalhes estranhos que são sinais de alerta para fraudes.
Mantenha suas atividades dentro da legalidade. Além dos riscos óbvios, a pirataria de mídia e software coloca você mais perto de criminosos decadentes que se aproveitam do seu desejo por "coisas grátis". Esses serviços podem encorajar instalações de adware ou transportar downloads infectados – quer eles saibam disso ou não.
Ao baixar software de computador gratuito, aplicativos móveis ou navegar na Web:
Sempre leia todos os termos e contratos das caixas de seleção antes de clicar em "Avançar" durante a instalação do software. Muitos softwares de terceiros patrocinados são opcionais, o que significa que você terá que desmarcar uma caixa para evitar a instalação de qualquer PUA que o acompanhe.
Baixe apenas programas de fontes confiáveis e de boa reputação. Tente baixar somente de marcas que você conhece. Certifique-se de que elas também tenham um histórico confiável. Lojas de aplicativos oficiais como o Google Play não estão totalmente livres de aplicativos maliciosos, mas é mais provável que mantenham você em segurança.
Leia comentários. É possível que tudo, desde extensões de navegador até programas de computador, já tenha sido analisado e comentado em algum lugar online. Pesquise o feedback do usuário e anote os pontos negativos.
Olhe antes de clicar (ou tocar). Alguns anúncios utilizam engenharia social para tirar proveito de cliques não intencionais. Botões de fechamento falsos, botões de confirmação cuidadosamente colocados e pop-ups espontâneos podem fazer com que você clique em um link infectado. Evite cair nessa.
Fique de olho nos extratos bancários. Cobranças inesperadas de assinaturas podem ser um sinal de que você foi vítima de adware móvel.
Se você tem um software de segurança antivírus como o Kaspersky Premium, já possui uma das melhores soluções para proteção contra adware.
O software de segurança protege ativamente contra downloads de aplicativos maliciosos ou PUA, verifica anexos e links e bloqueia pop-ups. Seu comportamento no mundo digital é sua primeira linha de defesa. No entanto, os programas de segurança cibernética são essenciais quando se trata de proteção contra ameaças de adware.
Artigos relacionados:
- O que é o pop-up "ransomware detectado"?
- O que é riskware?
- Ataques por SMS e ameaças de malware em dispositivos móveis
- Como parar o hackeamento de smartphones