Ir para o conteúdo principal

Preocupações com a privacidade no LinkedIn

Preocupações com a privacidade no LinkedIn

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn se descreve como a maior rede profissional da Internet. Em essência, é um site de rede social voltado para conexões e desenvolvimento profissionais. Os membros usam o site para exibir seus currículos, procurar empregos, compartilhar conhecimentos e interagir com outras pessoas em seu setor industrial.

O LinkedIn foi fundado em 2003, o que significa que é anterior ao Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat. A Microsoft é proprietária do site desde 2016. Disponível tanto como site quanto como aplicativo, acredita-se que o LinkedIn tenha cerca de 740 milhões de usuários registrados em 150 países. As assinaturas podem ser gratuita ou premium (ou seja, pagas). O LinkedIn ganha dinheiro com a venda de assinaturas, publicidade e serviços de recrutamento.

Problemas de privacidade com redes sociais não são incomuns e, no passado, o LinkedIn teve suas preocupações. Mas qual é seu nível de segurança hoje e o que os usuários precisam saber?

Problemas de privacidade no LinkedIn

A maioria dos sites de redes sociais pode apresentar problemas de segurança e privacidade. Os problemas de privacidade do LinkedIn incluem:

  1. Ambiente rico em alvos: muitos executivos seniores usam o LinkedIn – segundo informações, é a rede social mais usada pelas empresas da Fortune 500 –, o que o torna um ambiente "rico em alvos" para os agentes de ameaças que usam as redes sociais para coletar informações sobre grandes corporações, executivos e outros funcionários.
  2. Fraude no LinkedIn: o LinkedIn tem muitos candidatos a emprego que buscam oportunidades de trabalho ou de conexão. Eles podem ser alvos de fraude e phishing usando táticas de engenharia social.
  3. Violações de dados: dependendo de como você preenche seu perfil, o LinkedIn contém muitas informações sobre você. Isso pode ser usado para fins maliciosos por hackers se os dados caírem em mãos erradas por meio de extração ou roubo de dados do LinkedIn.
  4. Riscos à reputação: se sua conta for invadida ou comprometida, um hacker pode publicar informações em seu nome, o que pode prejudicar sua reputação.
  5. Compartilhamento de dados: como o LinkedIn é propriedade da Microsoft, suas informações podem ser compartilhadas em dezenas de plataformas sem que você perceba.

O LinkedIn é seguro?

Em 2012, houve uma violação significativa de dados do LinkedIn, na qual 6,5 milhões de senhas de usuários foram comprometidas. Isso foi há muito tempo e, desde então, a empresa tomou medidas para aprimorar seus protocolos de segurança.

Atualmente, no contexto das redes sociais, o LinkedIn não apresenta problemas de segurança evidentes. Mas, assim como outros sites de redes sociais, sua segurança no LinkedIn depende de você. Por padrão, o LinkedIn compartilha alguns dados que talvez você queira manter em sigilo. Portanto, é essencial gerenciar suas configurações de privacidade e segurança do LinkedIn.

Na Política de Privacidade do LinkedIn, a empresa afirma que os usuários só devem inserir a quantidade de informações pessoais que se sentirem confortáveis em fornecer. Não é necessário incluir seu número de telefone, endereço ou e-mail pessoal no site para aproveitar todo o seu potencial.

Ao usar o LinkedIn, lembre-se de que todas as informações que você publica em seu perfil devem ser consideradas informações públicas. Cada publicação, listagem de currículo e atualização de status é uma postagem pública.

Uma das vulnerabilidades mais significativas do LinkedIn não é exclusiva dele: os usuários definem a mesma senha em vários sites. Muitos sites de redes sociais têm esse problema, mas a responsabilidade, em última análise, é dos usuários. A segurança de uma senha usada em vários sites diferentes é proporcional à segurança do site mais fraco. Você pode evitar esse problema usando senhas diferentes para sites diferentes. Um gerenciador de senhas pode ajudar com isso.

Um aspecto do LinkedIn que o torna um pouco mais seguro do que outros sites de rede social é que, em princípio, os usuários só se conectam com contatos profissionais. Ou seja, os usuários são incentivados a interagir apenas com pessoas que conhecem em um ambiente profissional. Como a maior parte do conteúdo da plataforma é gerada pelo usuário, você está recebendo informações de pessoas que conhece e confia, em vez de bots aleatórios on-line.

Como o LinkedIn é principalmente uma ferramenta para redes profissionais, recrutamento e construção de marca, a comunidade de usuários do site está, sem dúvida, mais motivada a mantê-lo limpo do que outras plataformas sociais. Em contraste com o Facebook e o Twitter, o LinkedIn também registra menos contas fraudulentas.

Dicas para gerenciar suas configurações de privacidade no LinkedIn

Se você está se perguntando como tornar seu perfil do LinkedIn privado, aqui estão algumas dicas úteis sobre privacidade:

Para remover suas informações de contato do seu perfil público do LinkedIn:

  • Selecione sua imagem no canto superior direito do LinkedIn.
  • Selecione Ver perfil no menu.
  • Selecione Informações de contato.
  • Selecione o ícone Editar (caneta).
  • Remova seu número de telefone, endereço ou qualquer outra informação que você prefira que não fique visível.
  • Selecione Salvar. Suas informações pessoais foram removidas.

Para ativar o modo de navegação segura do LinkedIn:

O LinkedIn oferece navegação segura, e esse recurso é essencial, especialmente se você acessa a plataforma em cafeterias, aeroportos ou em qualquer outro lugar com pontos de acesso Wi-Fi públicos. Para ativar o modo de navegação segura do LinkedIn:

  • Selecione sua imagem no canto superior direito do site do LinkedIn.
  • Selecione o link Configurações e privacidade no menu suspenso.
  • Selecione Conta.
  • Selecione Gerenciar configurações de segurança.
  • Marque a caixa que diz Quando possível, usar uma conexão segura (HTTPS) para navegar no LinkedIn na caixa pop-up que se abre.
  • Selecione Salvar alterações. Agora, você acessará o LinkedIn por meio de uma conexão segura.

Para limitar as informações em seu perfil público:

Mesmo que você não tenha informações de contato em seu perfil público, há outras informações potencialmente confidenciais que os hackers podem usar para criar seu perfil. Por exemplo, listar as empresas para as quais você trabalha ou já trabalhou pode ajudar os hackers com ataques de engenharia social contra essas empresas ou fornecer pistas sobre sua localização.

Para editar seu perfil público:

  • Selecione sua imagem no canto superior direito do site do LinkedIn.
  • Clique no link Editar perfil público e URL na parte superior do painel direito.
  • Selecione Editar conteúdo e faça quaisquer edições em seu perfil que possam afetar sua privacidade.
  • Selecione Salvar.

Para ativar o modo de visualização privada do LinkedIn:

Se você não se sentir confortável com o fato de as pessoas verem seu feed de atividades ou saberem que você visualizou o perfil delas, ative o modo de visualização privada do LinkedIn.

  • Selecione sua imagem no canto superior direito do site do LinkedIn.
  • Selecione o link Configurações e privacidade no menu suspenso.
  • Selecione Privacidade.
  • Selecione Opções de visualização do perfil.
  • Selecione o modo em que você gostaria de navegar. Você tem três opções:
  • Seu nome e título

  • Características do perfil privado (ou seja, cargo e setor)

  • Modo privado

  • Suas alterações serão salvas automaticamente.
  • Seu nome e título
  • Características do perfil privado (ou seja, cargo e setor)
  • Modo privado

Para verificar como os outros veem seu perfil e suas conexões:

  • Selecione sua imagem no canto superior direito do site do LinkedIn.
  • Selecione o link Configurações e privacidade no menu suspenso.
  • Selecione Privacidade.
  • Clique em Editar seu perfil público para visualizar seu perfil público. Essa é a aparência do seu perfil fora do LinkedIn, para mecanismos de pesquisa e outros.
  • Use a caixa Editar visibilidade à direita para controlar o que fica visível publicamente.
  • Se você não quiser que seu perfil fique visível publicamente, alterne a Visibilidade pública do seu perfil.
  • Se quiser que seu perfil fique visível publicamente, você pode escolher o que as outras pessoas verão. 

Dicas de segurança do LinkedIn

Aqui estão algumas recomendações para maximizar sua segurança e privacidade no LinkedIn.

Use uma senha forte:

Uma senha forte é composta de pelo menos 12 caracteres e inclui uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas mais símbolos e números. Ela também evita detalhes óbvios sobre você e sequências de teclas fáceis de lembrar (por exemplo, 1234 e assim por diante). Altere sua senha regularmente e evite usar a mesma senha para várias contas. Se possível, use um gerenciador de senhas, como o Kaspersky Password Manager, para facilitar esse processo.

Tenha cautela ao divulgar seu número de telefone:

O LinkedIn é um site de conexões – o objetivo é se conectar com as pessoas –, mas selecione com quem você compartilha seu número de telefone e evite listá-lo publicamente em seu perfil.

Preste atenção a golpes, fraudes e phishing:

cuidado com os golpes de recrutadores no LinkedIn. Nunca transfira dinheiro ou pague "taxas de inscrição" ou similares. Tenha cuidado se um recrutador pedir que você envie informações de identificação pessoal (PII) para um endereço de e-mail que não esteja associado à empresa em questão.

Ative a autenticação de dois fatores em sua conta:

a autenticação de dois fatores exige que as pessoas usem mais de uma forma de verificação para acessar uma conta. Por exemplo, uma senha enviada para seu telefone ou produzida usando um aplicativo autenticador, além da sua senha. A autenticação de dois fatores pode reduzir o acesso não autorizado e o roubo de identidade. O LinkedIn tem conselhos sobre como configurar isso aqui.

Fique de olho nos serviços permitidos:

Em um mundo automatizado que nos incentiva a vincular serviços, vários serviços podem ter acesso à sua conta do LinkedIn. A maioria deles não representa um problema, mas também são, no fim, pontos de acesso à sua conta, portanto, vale a pena verificar quais portas você deixou abertas de tempos em tempos para ter certeza de que você está ciente delas. Isso pode ser feito na seção Conta, em Configurações e privacidade, sob o título de Serviços permitidos.

Fique de olho no número de dispositivos conectados:

Se você fizer login no LinkedIn em vários dispositivos e locais – em casa, no seu escritório, no escritório do seu cliente – e não fizer logout todas as vezes, tudo isso pode se acumular. Isso pode dar margem para brechas – confirme em Sessões ativas.

Não participe de pesquisas:

O LinkedIn usa seus dados e seu rastro de comportamento on-line para vender a parceiros de publicidade e a qualquer organização que busque informações sobre tendências relacionadas ao mercado de trabalho. Você pode optar por não fazer parte disso desativando a opção Participar de pesquisas nas configurações da conta.

O LinkedIn fornece conselhos sobre como evitar o roubo de identidade no LinkedIn aqui. Além de ter conscientização sobre a segurança cibernética, o uso de uma solução antivírus como o Kaspersky Total Security protege você on-line, inclusive contra hackers, vírus e malware.

Produtos recomendados:

Artigos relacionados:

Preocupações com a privacidade no LinkedIn

O LinkedIn é um site de rede profissional, mas será que é seguro? Configurações de privacidade do LinkedIn, problemas de privacidade com redes sociais e como tornar o perfil do LinkedIn privado.
Kaspersky logo