Antes, existia uma crença geral de que os Macs eram muito mais seguros do que os PCs com Windows e que seus usuários eram muito menos suscetíveis aos efeitos negativos dos malwares e ataques virtuais. No entanto, os acontecimentos dos últimos anos levaram muitos usuários a se questionar sobre a real segurança dos Macs.
Que comparação se pode fazer entre a segurança do Mac e dos PCs da Microsoft?
Até certo ponto, o nível de segurança depende da versão do Mac OS X ou Windows OS que você está executando. Para que a comparação seja válida, é melhor levar em conta as versões mais recentes – e com todas as correções – de cada sistema operacional.
Atualmente, é verdade que há menos programas maliciosos que visam o Mac OS X do que o Windows. No entanto, isso não quer dizer que os Macs são totalmente seguros. Estimativas sugerem que 700.000 usuários de Mac OS X foram atingidos pelo cavalo de Troia Flashback. Usuários que acreditavam não precisar de um software antivírus – por serem usuários de Mac – descobriram que seu falso senso de segurança não oferecia qualquer proteção contra o ataque.
Com que velocidade os fabricantes se mobilizam para ajudar seus usuários?
Ao avaliar os níveis de segurança – e o tamanho do prejuízo e da inconveniência causados por uma infecção – não se trata apenas de quantos itens de malware estão direcionados a cada plataforma. A velocidade com que os fabricantes respondem aos problemas pode ser de importância fundamental na experiência geral do usuário.
A correção da Apple para as vulnerabilidades exploradas pelo Flashback levou quase 50 dias para ficar pronta para distribuição aos usuários do Mac OS X – e foi disponibilizada apenas para os usuários que tinham o OS X Snow Leopard e o OS X Lion. O caso fez com que algumas pessoas argumentassem que, quando uma vulnerabilidade é explorada por um malware – e a correção demora muito para ser lançada –, o efeito sobre o nível observado e a eficácia da segurança pode ser muito negativo.
Assim como os PCs, os Macs também precisam de um software de segurança de Internet
Portanto, embora haja menos programas maliciosos que visam o Mac OS X, muitos usuários de Mac agora aceitam o fato de que precisam se preparar melhor do que antes. Assim como os usuários de PC fazem há anos, os usuários de Mac estão tomando providências para aumentar a segurança de seus computadores, instalando produtos antimalware.
Outros artigos e links relacionados a segurança do computador
- Classificações de malware
- Como escolher uma solução antivírus
- Danos causados por malware
- O que é um cavalo de Troia?
- Como o malware se infiltra nos sistemas
- Perguntas frequentes sobre segurança de Internet
- Kaspersky Premium - Detalhes do produto
- Download Kaspersky Antivirus Premium e teste grátis
- Kaspersky Standard - Baixe e teste grátis