Com o aumento da popularidade dos serviços bancários pela Internet, o roubo de informações bancárias se tornou um dos tipos mais comuns de atividade criminosa pela Internet. Além de roubar códigos de acesso de contas bancárias pessoais e corporativas, os criminosos virtuais também roubam os números dos cartões de crédito e outros tipos de cartões de pagamento.
Como o roubo de informações bancárias pode afetar você
Os criminosos usam diversas técnicas para obter acesso às informações bancárias e roubar dinheiro:
- Janelas falsas de sites
Os cavalos de Troia podem atacar computadores das vítimas e exibir uma janela ou imagem em cada computador. A janela imita a aparência do site do banco do usuário, pedindo informações de nome de usuário e senha. - Spam e phishing
Os emails de phishing podem fingir ser do banco da vítima, solicitando a confirmação do nome de usuário e senha da pessoa. Para convencer a vítima a inserir seus dados pessoais, muitas vezes os emails declaram que usuários que não fornecerem as informações solicitadas terão o acesso suspenso. - Keyloggers
Esses programas de ‘espionagem do teclado’ monitoram a atividade no computador da vítima e aguardam até que o usuário se conecte no site verdadeiro do banco. Assim que o usuário acessa um site de banco, presente na lista de sites de bancos do cavalo de Troia, o vírus começa a capturar os pressionamentos de teclas que o usuário digita. Assim, o criminoso virtual consegue roubar dados, como de login, nome de usuário e senha, para acessar a conta do usuário e transferir valores.
Como proteger suas transações bancárias online
A Kaspersky Lab oferece soluções antimalware superiores que protegem contra vírus de computador, cavalos de Troia, worms e outras ameaças – oferecendo ainda proteção antiphishing e antispam. Assim, suas transações bancárias ficam mais seguras nas seguintes plataformas de computação:
- Computadores com Windows
- Apple Macs
- Computadores com Linux
Outros artigos e links relacionados a roubo de informações bancárias