Você recebe um e-mail pedindo educadamente uma doação para as vítimas do furacão mais recente que atingiu um local. O domínio do remetente é "help@ushurricanesurvivors.net" e, embora a organização possa ser legítima, você nunca ouviu falar dela. Em geral, sua pasta de spam protege você desse tipo de mensagem; mas, por algum motivo, essa está no topo da sua caixa de entrada. Você entende de computadores e não corre riscos com qualquer e-mail de uma organização que solicita informações pessoais e financeiras. Isso é especialmente válido quando você não o solicitou e não consegue confirmar sua identidade.
Independentemente de gostarmos ou esperarmos por isso, seremos alvos desses e-mails de phishing todos os dias. A maioria de nós já sabe relativamente bem como identificar esses e-mails e usar o bom-senso para não acatar essas solicitações. No entanto, nem sempre é claro o que se deve fazer quando você recebe um e-mail de phishing que escapou da sua pasta de spam.
Como são os e-mails de phishing?
Um dos motivos pelos quais os e-mails de phishing são tão perversos — e, infelizmente, muitas vezes bem-sucedidos — é que eles são criados para parecerem legítimos. Às vezes, é difícil reconhecer o que é uma mensagem autêntica e o que é uma tentativa de phishing. Em geral, as seguintes características são comuns entre os e-mails de phishing e devem servir como alerta:
- Anexos ou links
- Erros de ortografia
- Erros de gramática
- Imagens pouco profissionais
- Urgência desnecessária de confirmação imediata de seu endereço de e-mail ou outras informações pessoais
- Saudações genéricas, como "Prezado cliente"
Dicas para evitar e-mails de phishing
O segredo é ficar atento para identificar e-mails de phishing. Se você encontrou um deles em sua caixa de entrada, use estas estratégias para evitar se tornar uma vítima de um ataque de phishing.
- Exclua o e-mail sem abri-lo.
A maioria dos vírus é ativada quando você abre um anexo ou clica em um link em um e-mail. Mas alguns clientes de e-mail permitem scripts, o que possibilita a infecção por vírus simplesmente abrindo um e-mail com aparência suspeita. É melhor evitar abri-los.
- Bloqueie o remetente manualmente.
Se o seu cliente de e-mail permite que você crie um bloqueio manualmente, faça isso. Anote o domínio do e-mail do remetente e, em seguida, adicione-o a uma lista de bloqueio. Isso é especialmente inteligente e útil se você compartilha a caixa de e-mail com outras pessoas da sua família. Outra pessoa pode se deparar com um e-mail de aparência legítima que não faz parte de sua pasta de spam e fazer algo que não deveria.
- Compre uma linha extra de segurança.
Nunca estamos suficientemente seguros. Considere a compra de um software antivírus para ajudar a monitorar sua caixa de e-mail.
Lembre-se de que a melhor maneira de lidar com um e-mail de phishing é excluí-lo imediatamente. O fato de realizar ações adicionais para limitar sua exposição a esses ataques é um bônus.
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