Os vírus de computador, worms e cavalos de Troia podem causar diversos tipos de danos a computadores, redes, dispositivos móveis e dados.
Como os problemas com malware afetam usuários domésticos e corporativos
A magnitude dos danos causados por softwares maliciosos em geral depende do malware ter infectado um computador doméstico ou uma rede corporativa. As consequências dos danos também variam de acordo com o tipo de malware específico e o tipo de dispositivo infectado, além da natureza dos dados armazenados ou acessados pelo dispositivo.
Em certos casos, os resultados de uma infecção por malware podem ser imperceptíveis para o usuário; em outros, as consequências podem ser gravíssimas:
- Para usuários domésticos, uma infecção pode envolver a perda de informações não tão importantes, que podem ser facilmente substituídas, ou resultar na perda de informações que permitem ao criminoso virtual acessar a conta bancária do usuário.
- Em uma rede corporativa, um cavalo de Troia que envia spam pode aumentar um pouco o tráfego das comunicações, enquanto outros tipos de infecções podem resultar na parada total da rede corporativa ou na perda de dados críticos para os negócios.