Programa ainda não está disponível, mas os cibercriminosos já usam o nome dele para realizar golpes.
Golpistas já estão utilizando o nome Voa Brasil, programa do Governo para disponibilizar passagens aéreas por até R$200 e que ainda não está funcionando, para direcionar vítimas à sites fraudulentos e roubar dados bancários e dinheiro. A Kaspersky explica como golpe ocorre e mostra como confirmar se um anúncio é verídico.
O esquema tem início com vídeos e anúncios falsos patrocinados em redes sociais, para que apareçam na linha do tempo de pessoas com possível interesse no programa. A partir desses anúncios fraudulentos, uma vez clicados, a vítima é redirecionada para um site de cadastro, também manipulado pelos criminosos.
O site pede dados pessoais de praxe em cadastros, como nome completo e CPF, para que ele “libere” os requisitos necessários para que a pessoa continue a compra. A promessa é de algumas passagens aéreas com ida e volta por R$200.
Ao prosseguir, é solicitado que a vítima gere sua guia de pagamento, que deve ser realizado em até 30 minutos. Esse pagamento é referente a taxas de “impostos, fiscalização de aviação civil e taxa de contribuição ao turismo brasileiro sustentável”. Uma vez clicado para gerar a guia, o site redireciona para outro portal ainda com o nome do Voa Brasil, onde a pessoa enganada precisa pagar o valor adiantado via Pix ou cartão de crédito como última parte do cadastro. Ao concluir a operação, a vítima tem prejuízo financeiro e pode ter os dados do cartão de crédito capturados pelos golpistas.
“É sempre importante as pessoas desconfiarem das mensagens, principalmente se vierem de redes sociais, aplicativos de conversa e e-mails. Os criminosos aproveitam novidades e temas comentados na imprensa, como os prometidos pelo programa, para que suas táticas sejam mais verídicas. No entanto, os ataques podem ser evitáveis se o usuário se manter atento e desconfiar, desde a busca do site para as possíveis passagens até o pagamento do serviço. É importante conferir o que está sendo acessado e onde você está colocando suas informações pessoais pois, com as atualizações de fraudes, todo cuidado é pouco”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Para se manter protegido enquanto busca novidades do programa e conseguir realizar uma compra com segurança, os especialistas da Kaspersky recomendam:
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.