A rede de proteção da empresa já bloqueou mais de 30 milhões de ataques de phishing voltados a compras online, sistemas de pagamento e instituições bancárias em 2023
Com a aproximação da Black Friday, a Kaspersky lança um novo relatório que mostra os recentes golpes relacionados às compras online em 2023. Entre as constatações da empresa, destaca-se o aumento de três vezes nos sites falsos usando o termo “Black Friday” desde outubro e esquemas fraudulentos de cartões de presente falsos.
Segundo os especialistas da empresa, o phishing é a técnica mais favorita dos criminosos que aproveitam o período da Black Friday e eles visam exclusivamente o lucro/ganho monetário. Nos primeiros dez meses de 2023, a Kaspersky identificou e bloqueou 30.803.840 ataques de phishing voltados a compras on-line, sistemas de pagamento e instituições bancárias - sendo que as plataformas de comércio eletrônico foram usadas como disfarce em 43,5% das mensagens falsas (13.390.142 ataques de phishing).
Desde outubro, foi observado um aumento de três vezes no registro de domínios usando as palavras “Black Friday”. Esses novos endereços online apresentam tanto lojas que não existem como réplicas convincentes de lojas reais. A análise da Kaspersky indica também que muitas dessas lojas falsas oferecem principalmente roupas, eletrodomésticos e gadgets (dispositivos eletrônicos) desde o início do semestre. Nesses esquemas, as vítimas irão pagar por produtos que nunca receberão.
Outro esquema que ganhou destaque envolve a vinculação de um suposto cartão para trocar por mercadorias. Por exemplo, um site falso imita uma conhecida loja online, seduzindo os internautas com cartões de presente de € 800 a € 1,95. Como normalmente esses cartões não existem, as vítimas novamente perdem seu dinheiro.
Os especialistas da Kaspersky também revelaram que os golpistas atacaram as vítimas disfarçando suas fraudes com marcas de grandes líderes do setor, como eBay, Walmart, Alibaba, e também plataformas locais, como Mercado Livre – ao total, a empresa identificou 240.000 tentativas de ataque de phishing nessa modalidade no período. O desejo por roubos mais lucrativos motiva os golpistas a usar marcas de luxo em seus esquemas.
Os golpistas também visam fãs da tecnologia, imitando produtos e serviços da Apple perto da Black Friday. Os produtos da Kaspersky detectaram 2,8 milhões de ataques de phishing de janeiro a outubro de 2023 com esse tema. Outra variação de golpe é direcionada aos gamers de console com ofertas de jogos, mas que no fim, só servem para deixar os jogadores com os bolsos vazios.
“Se compararmos os resultados do Panorama de Ameaças da América Latina com o report Global da Black Friday, nossa região apresenta uma porcentagem ainda maior de mensagens falsas envolvendo compras online, sistemas de pagamento e instituições bancárias – algo em torno de 56%. Isso reforça a afirmação que o cibercrime brasileiro visa o retorno rápido dos golpes e o período de ofertas e compras de Natal é o momento mais esperado por eles. Para uma compra segura, a atenção aos golpes é tão importante quanto olhar para os dois lados da rua antes de atravessar”, alerta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Para saber mais sobre o cenário das ameaças de compras em 2023, acesse o relatório completo no site do Securelist.
Para aproveitar o melhor da Black Friday tem a oferecer, siga as recomendações de segurança da Kaspersky:
- Não confie em links ou anexos recebidos por e-mail, app de mensagens ou links patrocinados nas buscas. Sempre verifique o remetente e o endereço antes de clicar para abrir.
- Confira uma segunda vez se o site é verdadeiro antes de realizar a compra online (informar dados pessoais e financeiros): e endereço é o correto? Existem erros de ortografia ou problemas no visual da página? Esses são detalhes que vale a pena prestar atenção.
- Proteja o dispositivo onde a compra será realizada, seja o notebook, computador ou celular, com uma solução de segurança confiável. O Kaspersky Premium é compatível com todas as plataformas e ainda oferece recursos para compras online.
- Se quiser comprar algo de uma empresa desconhecida, verifique as avaliações antes de tomar uma decisão – principalmente em sites de terceiros.
- Mesmo tomando todas as precauções possíveis, é importante também verificar conferir o extrato bancário e fatura do cartão de crédito para ter certeza que nenhum transferência foi realizada sem o conhecimento da pessoa. Caso encontre algo estranho, entre em contato com o banco ou empresa de cartão de crédito imediatamente.