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Pagamentos de contas são o principal benefício dos serviços financeiros online para os brasileiros, indica estudo da Kaspersky

26 de julho de 2023

Especialistas destacam ainda importância de adotar novos e bons hábitos digitais sempre que uma nova tecnologia é adotada.

A nova pesquisa da Kaspersky "O estado do uso e da segurança dos pagamentos digitais na América Latina", realizada em conjunto com a consultoria de pesquisa de mercado CORPA, detalha o cenário atual de pagamentos digitais e o uso dos bancos online na América Latina. Os dados ainda mostram que segurança e comodidade são as principais razões para a adoção dessas tecnologias no país.

A pesquisa mostra um cenário regional de alta adoção desses serviços. Os países que apresentaram as maiores taxas foram a Guatemala (50%), seguida pelo Panamá (46%) e Peru (41%). Já Brasil e Chile mostraram os índices mais baixos com 16% cada. Nas respostas dos brasileiros que utilizam as novidades, os três motivos mais proeminentes são: a segurança e conveniência das transações online em comparação com as presenciais (55 %); a facilidade devido o distanciamento social (40 %); a falta de opção durante a quarentena (28 %).

“Se pensarmos no período entre 2020 e 2022 em que a crise sanitária esteve mais forte no pais, tivemos duas ondas que incentivaram a adoção de serviços financeiros – a primeira foi a necessidade de conta bancária para o recebimento dos benefícios sociais e depois o PIX, que rapidamente se tornou o meio de pagamento mais usado no Brasil. Mesmo com esse cenário, é possível entender a taxa de 16%, uma vez que a taxa de bancarização já era muito alta (86% em 2019*)”, avalia Fabio Assolini, diretor da equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky.

Em relação a como as pessoas usam os bancos e carteira digital, o foco dos brasileiros está no pagamento de contas (68%), como cartões de crédito, serviços públicos, contas domésticas e gasolina. Essa preferência também é compartilhada pelos argentinos (74%) e guatemaltecos (78%). Já no Chile (65%), Peru (66%) e México (64%) o principal uso desses serviços é para transferências de dinheiro online para familiares, amigos, escolas, escritórios governamentais, entre outros.

Para Assolini, além de levar em conta os benefícios que os pagamentos digitais oferecem, as pessoas devem estar atentas às ciberameaças que podem estar expostas. “É imprescindível destacar que a adoção de novas tecnologias exige novos hábitos digitais, principalmente em relação à segurança online. Infelizmente, golpes com motivação financeira são fortes no Brasil e os novos adeptos aos pagamentos digitais e bancos online devem se familiarizar com os golpes criados pelos criminosos cibernéticos para saberem se proteger. Entre os exemplos mais comuns estão as mensagens falsas por SMS, e-mail ou WhatsApp com pedidos urgentes – exemplos: uma suposta clonagem de cartão de crédito ou conta bancária comprometida e o pedido para atualizar a senha. Vale lembrar que os criminosos digitais brasileiros são especialistas em golpes financeiros e já estão exportando seus golpes para outros países da América Latina e Europa. Quem achar que golpes online são bobos e que podem ser evitados sem problema está menosprezando a capacidade desses grupos, que já se tornaram profissionais."

O especialista em cibersegurança fornece as seguintes dicas para o uso seguro de carteiras digitais e serviços de pagamento online:

  • Use senhas únicas e complexas: é necessário criar senhas únicas e complexas, usando números, símbolos e letras. Não recicle a mesma senha em diferentes serviços bancários ou de pagamentos. Uma opção de simplificação é o uso de gerenciador de senha para criar e armazenar os códigos.
  • Não assuma que os links são genuínos: de acordo com o estudo da Iceberg Digital, mais de 60% dos brasileiros não sabem reconhecer notícia falsa. Diante desses dados, a recomendação é que quando precisar visitar um banco online, uma loja ou um site de pagamento, escreva manualmente o endereço no navegador em vez de clicar em um link (mesmo se for um resultado de busca). Não visite sites clicando  em links em e-mails, mensagens em sites de redes sociais, em salas de bate-papo ou anúncios de sites suspeitos.
  • Use seu próprio computador e conexão com a Internet: não use equipamentos públicos ou redes Wi-Fi gratuitas para acessar serviços bancários ou para realizar transações financeiras/pagamentos. Se a conexão com redes públicas for necessária, soluções uma conexão segura como o Kaspersky VPN Secure Connection para impedir o rastreamento das suas atividades.
  • Proteja-se contra malware e riscos de segurança na Internet: uma solução antimalware robusta pode protegê-lo contra vírus de computador e inclui tecnologias especiais que fornecem camadas adicionais de segurança para sites de transações bancárias e compras online. O Kaspersky Premium identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing.

Para saber mais sobre cibersegurança, visite o blog da Kaspersky.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.

Pagamentos de contas são o principal benefício dos serviços financeiros online para os brasileiros, indica estudo da Kaspersky

Especialistas destacam ainda importância de adotar novos e bons hábitos digitais sempre que uma nova tecnologia é adotada.
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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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