Ir para o conteúdo principal

Os mais buscados: Måneskin supera o BTS, e Friday Night Funkin’ ganha popularidade entre as crianças

21 de outubro de 2021

Estudo Kaspersky revela que enquanto as preferências online das crianças por música e videogames permanecem as mesmas, os temas de interesse mudam

Nova pesquisa da Kaspersky Safe Kids revelou o conteúdo online no qual as crianças estavam mais interessadas entre julho e agosto deste ano. Durante este tempo, o TikTok encabeçou a lista dos aplicativos onde as crianças passaram mais tempo, enquanto a popularidade do Instagram continuou a diminuir. Além disso, o jogo "Friday Night Funkin'" ultrapassou em popularidade.

O período de férias é o melhor momento para diversão e descanso, as crianças têm mais tempo para consumir conteúdos diversos, acompanhar a mais influenciadores, jogar online e conversar com os amigos. A Kaspersky analisou dados anonimizados, como buscas e os aplicativos Android mais populares, além de categorias de sites, tudo fornecido voluntariamente pelos usuários do Kaspersky Safe Kids, para investigar como os interesses e as necessidades das crianças mudaram ao longo do terceiro trimestre de 2021.

As crianças que usam dispositivos Android passaram mais tempo no YouTube (32,9%). Por sua vez, o TikTok (19%) conseguiu superar o WhatsApp (16%), ficando em segundo lugar no que diz respeito a atenção dos pequenos. Isso interrompe a tendência observada de novembro de 2020 a abril de 2021, quando a parcela de uso do TikTok foi de 14,9%, enquanto a do WhatsApp 18,1%, respectivamente.

As principais atividades que interessaram às crianças são vídeos e o YouTube, especialmente quando o assunto procurado é videogame (32,3%), como os tutoriais Let’s Play. Os ‘Let’s Players’ mais conhecidos foram SSundee e MrBeast Gaming, em inglês. Já o Minecraft (25,9%) foi o jogo mais popular durante o terceiro trimestre, e Brawl Stars (4,9%) ultrapassou Roblox (4,6%).

A segunda tendência importante entre as crianças foi a música. Quase um quinto de todas as buscas de Internet no YouTube (18,4%) foram sobre artistas e clipes. A faixa mais popular desse período foi Astronaut In The Ocean, do Masked Wolf, enquanto Lil Nas X e Ariana Grande foram os artistas mais famosos.

Curiosamente, o festival de música Eurovision também tornou-se conhecido entre crianças e adolescentes. O vencedor deste ano, a banda italiana Måneskin, agora é uma das bandas mais conhecidas em todo o mundo. No YouTube, por exemplo, as buscas mais frequentes das crianças foram suas músicas Beggin', I WANNA BE YOUR SLAVE e a vencedora do Eurovision, ZITTI E BUONI.

Entre outras tendências da Internet, é importante notar a explosiva popularidade dos novos brinquedos Simple Dimple e Pop It. Eles foram promovidos com músicas, que viralizaram no TikTok, e muitas avaliações dos brinquedos apareceram no YouTube.

"A pesquisa mostra que as crianças não mudam suas preferências com tanta frequência e continuam assistindo ao mesmo tipo de conteúdo, mas os personagens principais mudaram. Por exemplo, os roqueiros italianos do Måneskin substituíram o BTS, e o jogo Friday Night Funkin' superou o Among Us. Os números também mostram que a música é mais interessante para as crianças modernas do que os esportes. Mesmo eventos globais, como o Campeonato Europeu de Futebol de 2020 e as jogos olímpicos de Tóquio, não conseguiram chamar a atenção delas", comenta Anna Larkina, especialista em análise de conteúdo da Web da Kaspersky.

Para garantir que as crianças tenham uma experiência online positiva, a Kaspersky recomenda que os pais:

  • Naveguem e aprendam junto com elas. Observem onde as crianças passam seu tempo on-line e investiguem as melhores maneiras de mantê-las a salvo.
  • Considerem baixar aplicativos de controle para pais e conversem sobre o assunto com as crianças, explicando como esses aplicativos funcionam e por que eles são necessários para garantir a segurança on-line.
  • Invistam mais tempo na comunicação com as crianças sobre medidas de segurança on-line. Ensinem às crianças o que não deve, em nenhuma circunstância, ser publicado na Internet e por quê.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

Os mais buscados: Måneskin supera o BTS, e Friday Night Funkin’ ganha popularidade entre as crianças

Estudo Kaspersky revela que enquanto as preferências online das crianças por música e videogames permanecem as mesmas, os temas de interesse mudam
Kaspersky logo

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

Artigo relacionado Comunicado à imprensa