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No Brasil, é mais comum vazar dados pessoais de funcionários do que de clientes, aponto estudo da Kasperksy

27 de dezembro de 2021

Relatório mostra também que as empresas precisam ser mais responsáveis com incidentes que envolvem as informações dos trabalhados, pois 53% delas não comunicam quando um incidente ocorre.

Embora as organizações tenham que enfrentar o vazamento de dados de funcionários, mais da metade delas (53%) referem não divulgar esses incidentes publicamente. Olhando para o outro lado da moeda, as equipes são carentes de conhecimentos básicos sobre cibersegurança para se proteger, pois apenas 54% das empresas oferecem treinamentos de conscientização. Esses são algumas das conclusões do estudo Kaspersky Employee Wellbeing de 2021.

Uma estratégia eficiente de segurança empresarial é impossível sem a educação de todos os funcionários. A tecnologia é importante para evitar incidentes, mas o fator humano desempenha um papel crucial e este está vinculado a 85% dos ciberincidentes. Neste contexto, a pesquisa global da Kaspersky com decisores de tecnologia oferece informações valiosas para a tomada de decisão sobre como as organizações e funcionários colaboram e protegem seus clientes, uns aos outros e a si mesmo.

Na maioria dos países pesquisados, as violações estão mais associadas ao roubo de informações de cliente. Porém, os resultados da pesquisa no Brasil mostram que os criminosos acabaram tendo acesso principalmente às informações pessoais dos trabalhadores. Em 2021, quase metade (47%) das organizações não conseguiram proteger esse tipo de dado – índice superior aos 43% associados aos registros de clientes (43%).

Além disso, o fato de que 53% das organizações decidirem não comunicar publicamente uma violação de dados pessoais de funcionários sinaliza que o problema é maior do que parece. Quando são analisados a quantidade de empresas que proativamente avisam sobre esses incidentes, apenas 28% o fazem – um índice muito abaixo da média global que é de 43%. Soma-se a isso, os 8% das companhias que tornam a violação pública após o fato ser publicado na imprensa. Este contexto mostra a falta de responsabilidade com os funcionários.

“Há um ditado popular que diz ‘o que os olhos não veem, o coração não sente’. É dessa maneira que a maioria das empresas reagem após uma violação. Porém, as pessoas já mudaram e elas estão mais propensas a dar uma segunda chance para aquelas marcas que foram transparentes e éticas. Este é a primeira mudança que os donos e as lideranças empresariais precisam ter”, afirma Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil. “Nesse novo contexto entre as relações empresas-clientes, a confiança passou a ser uma peça-chave e eu pergunto: se não há respeito com quem trabalha junto do dono ou da liderança todos os dias, por que um cliente – que não tem o convívio diário com a empresa, deve confiar seus dados a elas? Entender essa conexão permitirá compreender os riscos comerciais e de reputação que uma organização corre ao esconder um incidente de seus trabalhadores e os potenciais impactos disso nos seus clientes. A divulgação proativa demonstra que a empresa está assumindo seu erro e quer ajudar na solução dele e de suas consequências e é isso que reforçará a transparência e a ética na relação empresa-funcionário-cliente.”

Outra conclusão importante do estudo é que a falta de conhecimento das pessoas sobre incidentes de cibersegurança precisam ser melhor endereçado pelas empresas. O relatório mostra que metade (54%) das organizações já implementaram programas de educação e de treinamento de segurança para garantir que os funcionários tenham informações essenciais sobre o tema. Por outro lado, quase a metade (41%) delas tiveram pelo menos um problema relacionado a esses serviços – o que inclui a insatisfação com a alta complexidade dos cursos e a falta de suporte ou experiência por parte do provedor do treinamento.

Funcionário que não recebe a orientação de maneira correta e clara, não saberá seguir as novas políticas da empresa. Este conceito está bem disseminado para quase todas as áreas, mas quando se trata de cibersegurança, parece que as empresas ignoram suas responsabilidades. Tanto que em 2021, a conformidade da equipe e o desafio de lidar com a falta de conhecimento dos funcionários comuns sobre segurança estão entre as três maiores preocupações (com 42%) para as empresas quando se trata dos temas de TI.

Prevenir uma violação requer ações efetivas de todos que interagem com a infraestrutura corporativa e podem ser alvos potenciais ataques para permitir que uma invasão ocorra. Para proteger melhor os funcionários, as empresas devem combinar medidas de proteção (via tecnologias e processos) com conhecimento para o fator humano via treinamentos de conscientização ou técnicos. Entre as boas práticas de segurança, estão:  

  • Executem as correções e atualizações o mais rápido possível para evitar ter brechas que permitam a entrada indevida na rede.
  • Use criptografia (high-grade), senhas fortes e autenticação multifator para proteger dados confidenciais.
  • Conte com uma proteção endpoint com recursos de respostas a incidentes para bloquear tentativas de acesso – junto com serviços de investigação de incidentes e de respostas especializados.
  • Reduza ao máximo o número de pessoas com acesso a dados cruciais. A chance de existir uma violação aumenta quanto maior a quantidade de funcionários que consigam acessar informações confidenciais que podem ser vendidas ou usadas pelos criminosos de alguma forma.
  • Eduque seus funcionários com o conhecimento de segurança que eles precisam. Há opções de cursos online e modulares que as pessoas podem fazer de forma independente, enquanto os gestores podem definir os níveis necessários e gerenciar o progresso individualmente.

Para mais detalhes do relatório com mais conselhos sobre como estabelecer um ambiente corporativo seguro e equilibrado estão disponíveis no blog da Kaspersky.  

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.

No Brasil, é mais comum vazar dados pessoais de funcionários do que de clientes, aponto estudo da Kasperksy

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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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