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Maioria dos brasileiros querem que as PMEs adotem serviços de pagamentos online

10 de outubro de 2023

Pesquisa da Kaspersky revela que mais de 45% dos entrevistados não comprariam de um lojista caso ele não ofereça essa opção Para as PME, essas preocupações dos clientes sobre segurança e proteção de dados representam desafios de negócios

A recente pesquisa da Kaspersky, “O estado do uso e da segurança dos pagamentos digitais na América Latina”, realizada em conjunto com a consultoria de mercado CORPA, revela que mais de 85% dos brasileiros acreditam que as pequenas e médias empresas devem começar a usar aplicativos de pagamento online, como carteiras digitais, para aumentar suas vendas e fornecer segurança aos seus clientes.

Os dados do estudo detalham o cenário atual dos pagamentos digitais na região, tanto para pessoas físicas quanto para as empresas. No Brasil, 78% dos entrevistados acreditam que o uso de carteiras digitais pode aumentar significativamente os lucros das empresas. Esta medida foi adotada pelas PMEs, principalmente após a pandemia, e está definindo a decisão de compra dos consumidores. Segundo o levantamento, mais de 45% dos brasileiros afirmam que só compram de lojistas que oferecem a opção de venda online ou meios de pagamentos digitais.

No entanto, apesar das preferência pela versão digital em detrimento do dinheiro em espécie, uma parcela significativa reconhece que as PMEs ainda não estão prontas para implementar pagamentos digitais devido à baixa qualidade da internet em seus países, bem como as configurações dos dispositivos. Além disso, os usuários estão preocupados com a segurança oferecida por esses empreendedores, e mais de 65% estão certos de que não comprariam de um comércio que já tenha sido vítima de uma violação de dados ou qualquer tipo de ataque cibernético.

"As pequenas e médias empresas são fundamentais para a economia, especialmente no Brasil, e a adoção de pagamentos digitais é essencial para seu funcionamento e para a continuidade do negócio. No entanto, nossa pesquisa deixa claro que a confiança nesse método é um ponto crítico e a segurança online é diretamente responsável pelo sucesso da empresa nesse contexto. Em outras palavras, um ataque bem-sucessivo terá um efeito dobrado. Além do custo de recuperação – que gira em torno de 100 mil dólares às PMEs da América Latina – haverá também a perda da relação entre empresa-cliente”, alerta Luciana Lovato diretora de canais corporativos e de vendas para o segmento PME da Kaspersky no Brasil.

Diante desse cenário, a Kaspersky faz recomendações de segurança para as PMEs evitarem fraudes e se concentrarem apenas em seu crescimento.

  • Faça cópias de segurança das informações
    Uma perda inesperada de arquivos importantes pode ocorrer por motivos como uma falha no disco rígido ou um ataque cibernético de ransomware, que criptografa o sistema operacional ou arquivos individuais e exige um resgate para desbloqueá-los. Portanto, o backup é importante e precisa ser feito regularmente para garantir a continuidade das operações.
  • Atualize os dispositivos e programas instalados
    Software desatualizado representa uma brecha na segurança seja de um dispositivo comum ou de um equipamento corporativo, pois ele serve como uma porta de entrada para os cibercriminosos. Para gerenciar as atualizações e vulnerabilidades, as PMEs precisam contar com uma solução desenhada para atender a sua realidade, como a Kaspersky Endpoint Security Cloud, já vem pré-configurado com as melhores práticas de proteção e orienta o proprietário ou responsável de TI sobre as ações necessárias para corrigir essas brechas.
  • Altere as senhas
    A força bruta, método em que os criminosos tentam adivinhar uma senha testando todas as combinações possíveis de caracteres, continua sendo um dos mais comuns para invadir a rede de uma organização. A probabilidade de sucesso desse tipo de ataque aumenta quando a senha é fraca ou já foi comprometida.
  • Limite o acesso a contas e dados corporativos
    Apenas metade dos gerentes de PMEs tem certeza de que ex-funcionários não têm acesso a contas ou dados corporativos. Isso pode resultar em violações graves de informações, sendo a melhor opção reduzir o número de pessoas que têm acesso a dados corporativos importantes.
  • Treine os seus funcionários
    Eles são o elo mais fraco na cadeia de segurança cibernética, e os cibercriminosos estão cientes disso, realizando ataques com técnicas de engenharia social para enganá-los. É importante implementar treinamentos regulares em segurança cibernética.

Sobre a pesquisa

A pesquisa quantitativa incluiu os países da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá e Peru. As respostas foram coletadas entre setembro e outubro de 2022, de um total de 2894 pessoas, com idades entre 25 e 65 anos, pertencentes aos grupos socioeconômicos C1C2 e C3D, todos usuários de dispositivos móveis e serviços bancários digitais.

Sobre a Kaspersky 

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site

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Pesquisa da Kaspersky revela que mais de 45% dos entrevistados não comprariam de um lojista caso ele não ofereça essa opção Para as PME, essas preocupações dos clientes sobre segurança e proteção de dados representam desafios de negócios
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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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