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Free Fire não está dando prêmios diários, alerta Kaspersky

27 de abril de 2020

Novo golpe disseminado via WhatsApp foca nos jogadores de um dos jogos mais populares no País.

Os golpes se aproveitando do isolamento social por conta do Covid-19 continua muito ativos no Brasil, tanto que a Kaspersky identificou um crescimento de 124% nos ataques de phishing em plataformas móveis entre fevereiro e março. Os especialistas de segurança da empresa identificaram agora um golpe usando um dos mais populares jogos online da atualidade para exibir propagando e disseminar scareware.

A mensagem afirma que a empresa que desenvolve o jogo está dando 1.000 diamantes (que são as moedas ou dinheiro usados para comprar itens no jogo) e alguns passes gratuitos, que dão itens para o jogador utilizar no jogo, durante o período de isolamento social. Logicamente os benefícios não são verdadeiros e só servem para fazer a pessoa clicar no link de phishing.

Caso clique, a vítima é direcionada para uma página fraudulenta que pede para o jogador responder a três perguntas sobre o jogo

Caso clique, a vítima é direcionada para uma página fraudulenta que pede para o jogador responder a três perguntas sobre o jogo: quantas horas o internauta joga por dia; se ele gosta do jogo; e qual liga ele faz parte. Em cada resposta, uma nova janela é aberta e é onde o golpe se concretiza.

Nos testes realizados pela equipe de especialistas de segurança da Kaspersky

Nos testes realizados pela equipe de especialistas de segurança da Kaspersky, foram encontradas páginas que exibem anúncios, pedidos de participação em pesquisas online (geração de trafego) e scareware – uma engenharia social que visa gerar uma percepção de medo para fazer com que a vítima baixe uma solução para o problema apresentado, como uma suposta infecção no dispositivo ou necessidade de baixar uma VPN para seguir acessando o link. É interessante perceber que o golpe se adequa dependendo do idioma que o usuário tenho no celular, a Kaspersky identificou scareware em português, inglês e espanhol.

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No fim, o golpe pede para a vítima compartilhar a “promoção” com 10 contatos via WhatsApp. Novamente a mensagem pode estar em português, inglês ou espanhol.

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Nos testes que a Kaspersky realizou, não foi possível concluir o processo carregando o suposto benefício na conta do jogo. O golpe fica mostrando uma mensagem dizendo que ainda falta compartilhar a mensagem com cinco contatos. Como o WhatsApp não permite mais o envio de mensagem para mais de cinco contatos por vez, é possível que este seja o fim do golpe. Algo bom para os jogadores, pois em nenhum momento é pedido a credencial de acesso do jogo.

“Recentemente o Free Fire atingiu o recorde de 60 milhões de jogadores ativos, isso é um número maior que a população de muitos países na América Latina, apenas Brasil e México tem mais pessoas. E é este potencial de vítimas que motiva os cibercriminosos a criar golpes usando uma marca popular, tanto que o golpe tem versões em diferentes idiomas. E a melhor maneira de evitar golpes assim é desconfiar, buscando apenas as redes sociais oficiais para confirmar a existência da promoção”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Para evitar ser vítima, a Kaspersky recomenda:

  • Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho. 
  • Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar neles, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink.
  • Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização – ou os perfis nas redes sociais
  • Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira informações pessoais.
  • Use soluções de segurança confiáveis, como o Kaspersky Internet Segurity, para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças. Ela ainda conta com uma função “modo gamer”, que congela as tarefas rotineiras para que o processamento seja totalmente dedicado ao jogo.

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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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