Kaspersky alerta ainda que identificou mais de 540 mensagens fraudulentas pedindo falsas doações para roubar as vítimas
A Kaspersky identificou uma campanha fraudulenta que explora o conflito israelo-Hamas. Nela os golpistas que buscam pessoas dispostas a ajudar o próximo para enganá-las a fazerem doações e aplicarem golpes financeiros. Até o momento, os cibercriminosos disseminaram mais de 500 e-mails fraudulentos e criaram sites falsos para agilizar o processo de transferência do dinheiro.
Os especialistas da Kaspersky observaram um aumento de e-mails fraudulentos escritos na língua inglesa, buscando falsamente doações para os afetados pelo conflito. São usadas técnicas de engenharia social (lábia) para explorar o desejo das pessoas em ajudar, tentando atrair vítimas em potencial. Os golpistas se passam por organizações de caridade para atrair os usuários a clicar em um link que os levará a um site falso, onde há o pedido da doação. Diferentes e-mails estão sendo usados para o envio dessas mensagens.
Além do pedido de ajuda financeira, o site fraudulento ainda exibe fotos do conflito em andamento para incentivar as doações. Os fraudadores facilitam para que a transferência seja feita, oferecendo opções para várias transações de criptomoedas – Bitcoin, Ethereum, Tether e Litecoin.
Usando endereços de carteiras, os especialistas da Kaspersky descobriram outras páginas fraudulentas, alegando coletar ajuda para outros vários grupos na área de conflito.
"Nesses e-mails, os golpistas tentam criar diversas variações de texto para fugir dos filtros de spam. Por exemplo, eles usam várias frases de chamada para doação como "pedimos à sua empatia e generosidade", e substituem palavras como "help” (ajuda) por sinônimos, como "support" etc. Além disso, alteram links e endereços de remetentes. Uma maneira de evitar cair nesse tipo de golpe é buscar instituições com credibilidade para realizar uma contribuição e ter uma proteção de segurança instalada nos dispositivos ", comenta Andrey Kovtun, especialista em segurança da Kaspersky.
Páginas fraudulentas como essas podem se multiplicar rapidamente, alterando seu design e visando grupos diversos. Para evitar golpes, vale a pena examinar bem as páginas antes de doar. A Kaspersky recomenda:
- Verificar o site e as credenciais da instituição de caridade. Instituições de caridade legítimas serão registradas — você deve cruzar as credenciais de uma organização em um banco de dados conhecido para confirmar que elas são genuínas.
- Abordar organizações de caridade diretamente para doar ou oferecer apoio. Para doar on-line, digite o endereço do site da instituição de caridade em vez de clicar em um link.
- Se você não tiver certeza sobre as organizações que você verificou, consulte organizações bem conhecidas que fornecem apoio humanitário, como agências de ajuda das Nações Unidas.
- Lembrando que é improvável que as pessoas que foram afetadas pela crise entrem em contato diretamente com você por dinheiro – especialmente estranhos que você não conhece. Seja mais cauteloso com pedidos de envio de dinheiro.
- Fique atento. Um site falso pode parecer quase idêntico a um site de caridade genuíno, com os detalhes de onde enviar doações sendo a única diferença. Erros ortográficos ou gramaticais geralmente indicam páginas falsas.
- Cuidado nas redes sociais. As redes sociais são uma forma útil de as instituições de caridade se comunicarem com o público e solicitarem doações. Mas não assuma que um pedido de doação no Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube é legítimo simplesmente porque um amigo gostou ou compartilhou. Aproveite para pesquisar o grupo antes de doar.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.