AV-Comparatives confirma proteção anti-tampering da solução empresarial da Kaspersky

13 de julho de 2023

O Kaspersky Endpoint Security for Business conquistou 100% de proteção contra tentativas de adulterações no teste anual pen-test (invasão) da AV-Comparatives. A proteção anti-tampering impede qualquer tipo de mudanças na configuração da solução de segurança feita por funcionários ou por terceiros. Este recurso bloqueia também tentativas de controle de serviços, processos, arquivos e entradas do registro, mesmo se realizados por usuários com privilégios de administrador. A solução da Kaspersky cumpriu todos os requerimentos exigidos na verificação e impediu todos os ataques realizados durante o teste.

Após uma invasão bem-sucedida, é muito comum que os cibercriminosos tentem desligar a solução de segurança da empresa antes de tentar seguir com o ataque – esta etapa vai impedir que eles sejam identificados durante o processo. Por este motivo, é crítico que o programa de segurança tenha mecanismos capazes de impedir que a defesa seja comprometida.

Desde 2022, a AV-Comparatives realiza anualmente pesquisas específicas como o teste contra adulteração realizada recentemente. Esta verificação usou soluções de segurança para o sistema Windows 10 e seu objetivo é encontrar vulnerabilidades nas soluções que possibilitem a desativação ou modificação no programa de segurança que possam permitir a evolução de uma ataque direcionado dentro da rede corporativa. Neste teste independente, os fornecedores não foram informados previamente sobre as possíveis técnicas de ataque utilizadas e o critério de avaliação era o bloqueio de 100% dos ataques – sendo que a única comunicação foi a publicação dos relatórios das soluções que obtiveram o resultado esperado (100% de sucesso nos bloqueios dos ataques).

Em abril de 2023, a Kaspersky submeteu o Kaspersky Endpoint Security for Business à avaliação da proteção anti-tampering da AV-Comparatives e obteve a certificação em maio. O produto impediu todas as tentativas de desativação ou desinstalação da solução de segurança, possíveis alterações na configuração para impedir a atualização dos bancos de dados ou a inclusão de programas maliciosos nas listas de software permitidos, entre outras ações maliciosas.

A Kaspersky participa e costuma receber excelentes resultados em testes independentes – tanto gerais quanto em verificações específicas, como avaliações contra ransomware e golpes que não usam arquivos maliciosos (fileless) da AV-TEST. A solução da Kaspersky também teve êxito no teste Local Security Authority Subsystem Service (LSASS) de 2022 da AV-Comparatives, cujo objetivo foi mostrar as funcionalidades das soluções de segurança de proteger os sistemas de ataques ao processo do LSASS com a finalidade de extrair credenciais do sistema/domínio para uso posterior em ataques direcionados.

“Os testes independentes são uma ótima oportunidade de aperfeiçoar nossa tecnologia de proteção para que possam resistir a novas ameaças e oferecer uma melhor experiência para o cliente. O fato dos fabricantes não saberem sobre as técnicas que seriam utilizadas para alterar a proteção tornou a análise desafiadora e de grande valor para verificar a qualidade do produto. Além do alto nível na proteção, o Kaspersky Endpoint Security for Business proporciona flexibilidade e automatização no gerenciamento da segurança corporativa, permitindo alta proteção com otimização operacional. Estamos orgulhosos em obter a pontuação máxima nesse teste”, comemora Claudio Martinelli, diretor-geral da Kaspersky para a América Latina.

“Desde 2022 temos realizado testes -específicos, além de nossas investigações regulares, com a finalidade de ajudar os fornecedores a identificar possíveis aprimoramentos nas tecnologias e produtos. Na pesquisa de anti-tampering de 2023, aplicamos várias técnicas e ferramentas, na tentativa de avaliar a resistência das soluções de segurança contra adulterações. O Kaspersky Endpoint Security for Business impediu todas as atividades de adulteração e mostrou resultados incríveis”, comenta Andreas Clementi, fundador e CEO da AV-Comparatives.

Para ver o relatório completo do teste contra adulteração, siga este link e, para saber mais sobre o Kaspersky Endpoint Security for Business, visite a página do produto.

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.

Kaspersky logo

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

Artigo relacionado Comunicado à imprensa