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Kaspersky: 40% das empresas brasileiras não têm política de cibersegurança

10 de março de 2020

Pesquisa revela ainda os riscos que empresas e funcionários estão expostos por não implementarem adequadamente medidas de proteção contra golpes online

Cerca de 40% das empresas brasileiras não têm políticas de cibersegurança estabelecidas ou não informaram seus colaboradores de sua existência, mostra estudo realizado pela Kaspersky, empresa global de cibersegurança, em parceria com a CORPA, organização internacional de pesquisa. O relatório mostra ainda que apenas 45% das organizações brasileiras já implementaram regras para essa área, enquanto 15%, apesar de já as terem, não obrigam os profissionais a cumpri-las.

A Colômbia é o país em que as empresas são mais cautelosas — mais da metade delas conta com diretrizes internas obrigatórias de segurança da informação. Brasil (45%) e Chile (41%) ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente, seguidos por México (39%) e Peru (38%). Em último lugar está a Argentina, onde apenas uma em cada três empresas têm medidas deste tipo.

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A investigação também mostrou que 49% dos funcionários brasileiros acessam a rede interna da empresa que trabalham tanto no computador corporativo quanto em seus dispositivos pessoais e, em média, 12% não possuem soluções de segurança para manter os dispositivos protegidos contra ciberameaças. Neste quesito, o Brasil lidera o ranking dos países latino-americanos com trabalhadores sem proteção no celular, seguido pelos chilenos (10%).

Além disso, o estudo também revelou que um em cada dez funcionários latino-americanos tende a aceitar ou clicar em um link suspeito, utilizando um dispositivo de sua empresa, caso lhe ofereçam US$ 30 mil. Os mais dispostos a realizar a ação são os argentinos, com um em cada cinco colaboradores propensos a clicar em links inseguros em troca de dinheiro; seguido pelos peruanos (12%), chilenos (9%), colombianos (8%) e mexicanos (7%). Os mais cautelosos, entretanto, são os brasileiros, com apenas 6% cogitando aceitar oferta similar.

um em cada cinco funcionários brasileiros avaliaria conectar o dispositivo de sua empresa a uma rede desconhecida, em um aeroporto, por exemplo, para ter melhor conexão. Os argentinos são os mais dispostos a fazer isso, sendo um terço dos entrevistados; enquanto isso, apenas 21% dos mexicanos e brasileiros pensariam nessa alternativa.

Os resultados deste estudo fazem parte da campanha de conscientização ‘Iceberg Digital’, cujo objetivo é analisar a atual situação da segurança dos internautas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, bem como desvendar os riscos que empresas e usuários finais enfrentam quando se conectam à rede de forma despreocupada. Já as ações da campanha visam impedir que usuários se tornem vítimas dos "icebergs digitais" - sites, aplicativos, links ou imagens que, à primeira vista, parecem inofensivos e superficiais, mas que escondem perigos desconhecidos. O intuito é que os usuários saibam reconhecer os perigos que se escondem na internet, aprendam a distinguir bom e ruim, real de falso e, assim, fiquem longe dos ciberataques.

“Não me surpreende o Brasil liderar a lista dos países latinos que menos se preocupam com a proteção no celular. Somos um dos países com maior presença nas redes sociais e costumamos adotar as novidades sem nos preocupar com a segurança. Ainda confiamos nas ofertas imperdíveis e no ‘grátis’ – como quando chegamos em um bar ou restaurante e pedimos a senha do Wi-Fi. O destaque do estudo é a relação entre este comportamento e o risco para os negócios. E, considerando que as políticas de segurança não são bem difundidas para os funcionários, temos o cenário perfeito para golpes que resultarão em prejuízos para as empresas, principalmente as pequenas e médias. É essencial que elas ensinem os princípios básicos de cibersegurança para seus colaboradores”, avalia Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.

Para que as empresas e seus colaboradores aprendam a se proteger de possíveis ataques, a Kaspersky recomenda a realização de treinamentos de segurança online, como o realizado pela plataforma Kaspersky Security Awareness. Ele é um sistema online simples e abrangente de aprendizado e conscientização de cibersegurança para empresas – especialmente as pequenas e médias. A plataforma se ajusta ao ritmo de cada pessoa e as habilidades de aprendizagem de cada funcionário, dando recomendações úteis, oferecendo conhecimentos e garantindo o desenvolvimento de novos hábitos seguros.

Além do treinamento, a Kaspersky recomenda ainda as seguintes ações de proteção:

  • Oriente constantemente os funcionários que eles não devem abrir ou armazenem arquivos de e-mails ou links desconhecidos, já que são atitudes potencialmente prejudicais para toda a empresa.
  • Lembre-os também sobre como tratar dados confidenciais. Por exemplo, ao usar um serviço na nuvem para armazenar informações importantes, selecione um provedor confiáveis e que tenham autenticação ativada. Se o dado é crítico, avalie o uso de criptografia.
  • Torne obrigatório o uso de softwares legítimos e que sejam baixados de fontes oficiais, além de mantê-los atualizados. A pirataria é um vetor de ataque muito comum no Brasil.
  • Pequenas e médias empresas devem criar uma estrutura de segurança adaptável, escalável e flexível para atender aos novos e complexos desafios de segurança na internet.

"A melhor maneira para evitar problemas com cibersegurança é uma boa prevenção, ou seja, garantir que a empresa tenha as soluções de segurança certa e configuradas corretamente, independentemente do seu tamanho", acrescenta Rebouças.

Para obter mais informações sobre a Kaspersky Security Awareness, visite https://www.kaspersky.com.br/enterprise-security/security-awareness ou assista ao vídeo.

Para mais informações sobre o estúdio Iceberg Digital, visite o blog.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.

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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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