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67% dos funcionários não receberam orientações de cibersegurança para o trabalho remoto

7 de maio de 2020

Pesquisa da Kaspersky aponta ainda que 40% dos entrevistados no Brasil receberam e-mails de phishing relacionados à COVID-19. Organizações devem orientar suas equipes sobre cibersegurança para evitar riscos.

Segundo o recente relatório “Como o Covid-19 mudou a forma das pessoas trabalharem, daKaspersky, dois terços (67%) dos profissionais brasileiros que estão trabalhando em casa ainda não receberam nenhum treinamento ou orientações específico de cibersegurança para protegê-los de perigos online. Mesmo que seja mais difícil controlar a segurança de dados e da TI corporativa remotamente, as ciberameaças seguem presentes. Por exemplo, 40% dos entrevistados no Brasil disseram ter recebido e-mails de phishing relacionados à COVID-19. Para evitar os riscos, é importante que as organizações deem orientações de cibersegurança às suas equipes.

Enquanto muitos profissionais estão enfrentando o enorme desafio de trabalhar de casa, é importante que as empresas garantam que suas equipes possam trabalhar da maneira usual. Manter os funcionários protegidos torna-se um desafio, pois são necessários muitos recursos para possibilitar o acesso seguro aos serviços de que o time precisa regularmente para realizar bem seu trabalho. Portanto, é fundamental estabelecer medidas de cibersegurança eficientes, pois o trabalho remoto também pode provocar novos riscos, como o aumento de ataques de phishing e spam, conexões com pontos de Wi-Fi comprometidos ou o uso da TI Invisível (Shadow IT) pelos funcionários.

No entanto, uma pesquisa com 6.000 profissionais ao redor do mundo mostrou que os empregadores podem não ter explicado a seus funcionários como evitar que sejam vítimas destes perigos. Pelo menos 67% dos brasileiros disseram não ter recebido treinamentos educativos de cibersegurança quando começaram a trabalhar remotamente. Em contrapartida, 40% dos entrevistados no Brasil disseram já tinham recebido, por exemplo, e-mails de phishing com o tema COVID-19. E o download acidental de arquivos malicioso dessas mensagens pode levar à infecção de dispositivos e ao comprometimento de dados corporativos. Muitos funcionários também estão usando mais serviços on-line que não foram aprovados por seus departamentos de TI, fenômeno que é chamado de Shadow IT, como aplicações de videoconferência (43%), mensagens instantâneas (51%) ou armazenamento de arquivos (44%).

Maior uso de serviços online para o trabalho sem aprovaçao do departamento de TI

É difícil manter a ‘rotina do dia a dia’ quando tudo precisa mudar tão drasticamente. Enquanto os funcionários estão se adaptando à nova realidade do trabalho em casa, as equipes de TI e de cibersegurança sofrem pressão para permitir que todos continuem trabalhando em segurança. Os ciberincidentes aumentam a dificuldade deste desafio, por isso é importante estar atento e garantir que o trabalho remoto seja seguro”, afirma Andrey Dankevich, gerente sênior de marketing de produto da Kaspersky.

Para ajudar as empresas a apoiar o trabalho remoto seguro de seus funcionários, a Kaspersky recomenda:

  • Garanta que seus funcionários saibam quem devem entrar em contato caso tenham algum problema de TI ou de segurança. Preste muita atenção aqueles que precisam trabalhar usando seus dispositivos pessoais. Faça recomendações de segurança e políticas dedicadas a eles.
  • Programe treinamentos de conscientização em segurança para todos os funcionários. Eles podem ser realizados online e devem abordar práticas essenciais, como gerenciamento de contas e senhas, segurança de e-mail, proteção do equipamento e navegação web. A Kaspersky e a Area9 Lyceum prepararam um curso gratuito para ajudar as equipes a trabalhar em casa com segurança.
  • Adote medidas de proteção de dados para proteger as informações e dispositivos corporativos, que incluem a proteção por senha, criptografar do dispositivo e o backup dos dados
  • Garanta que os dispositivos, softwares, aplicativos e serviços estejam sempre atualizados com as últimas versões do programa/aplicação.
  • Instale um software de proteção de qualidade, como o Kaspersky Endpoint Security Cloud, em todos os equipamentos, inclusive dispositivos móveis. Ele também ajuda a garantir que apenas serviços online aprovados sejam usados para o trabalho, reduzindo os riscos da Shadow IT.

Para mais informações sobre o impacto do home office nos trabalhadores e para ler o relatório completo, acesse https://www.kaspersky.com/blog/report-covid-wfh/35244/.

67% dos funcionários não receberam orientações de cibersegurança para o trabalho remoto

Pesquisa da Kaspersky aponta ainda que 40% dos entrevistados no Brasil receberam e-mails de phishing relacionados à COVID-19. Organizações devem orientar suas equipes sobre cibersegurança para evitar riscos.
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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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