A empresa cita impacto a sua receita e reputação como resultado de uma Diretriz Operacional Vinculativa baseada em reportagens, rumores e alegações infundadas
A Kaspersky Lab anunciou hoje que vai recorrer em um tribunal federal dos EUA sobre a Diretiva Operacional Vinculativa 17-01 do Departamento de Segurança Interna (DHS), que proíbe o uso dos produtos da empresa em agências federais.
A Kaspersky Lab apresentou um recurso nos termos da Lei de Procedimento Administrativo (Administrative Procedure Act) para fazer valer seus direitos constitucionais de devido processo e recorrer da Diretriz Operacional Vinculativa que proíbe o uso dos produtos e soluções da empresa por agências governamentais dos EUA. A empresa afirma que a decisão do DHS é inconstitucional e baseada em fontes públicas subjetivas e não técnicas, como rumores e reportagens de mídia não confirmadas e, muitas vezes, com fontes anônimas. Além disso, o DHS não conseguiu fornecer à empresa um devido processo devido para refutar as alegações infundadas subjacentes à Diretiva e não forneceu qualquer indício de irregularidades da empresa.
A disposição da empresa em cooperar com a revisão do DHS foi bem documentada. Dado o compromisso de longa data da empresa com a transparência, desenvolvimento confiável de suas tecnologias e serviços e a cooperação com governos e o setor de segurança de TI em todo o mundo para combater ameaças cibernéticas, a Kaspersky Lab contactou o DHS em meados de julho, oferecendo-se para fornecer qualquer informação ou assistência sobre a empresa, operações ou produtos. Em meados de agosto, o DHS confirmou o recebimento da carta da empresa, apreciando a oferta de fornecer informações e expressando interesse em futuras comunicações com a Kaspersky Lab sobre o assunto. No entanto, a comunicação seguinte do DHS para a Kaspersky Lab foi relativa à emissão da Diretriz Operacional Vinculativa 17-01, em 13 de setembro de 2017.
Como resultado, as ações do DHS causaram danos indevidos à reputação da empresa no setor de segurança de TI e suas vendas nos EUA. O DHS questionou injustamente os princípios fundamentais da Kaspersky Lab de proteger seus clientes e combater ameaças cibernéticas, independentemente de origem ou propósito. Ao enviar este apelo, a Kaspersky Lab espera proteger seus direitos de processo devido nos termos da Constituição dos EUA e da lei federal e reparar os danos causados as suas operações comerciais, funcionários e parceiros comerciais baseados nos Estados Unidos.
"Como a Kaspersky Lab não teve oportunidade justa em relação às alegações e nenhuma evidência técnica foi produzida para validar as ações do DHS, é do interesse da empresa se defender neste assunto. Independentemente da decisão do DHS, continuaremos a fazer o que realmente importa: tornar o mundo mais seguro contra o crime cibernético", disse Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab.
Como prova de seu compromisso com a confiança, transparência e responsabilidade, a Kaspersky Lab lançou a Iniciativa de Transparência Global em 23 de outubro de 2017. Esta Iniciativa incluirá uma revisão independente do código-fonte da empresa, atualizações de software e regras de detecção de ameaças; uma revisão independente dos processos internos para verificar a integridade das soluções e processos da empresa; três centros de transparência até 2020, na Ásia, Europa e EUA; e aumentou os prêmios para até U$ 100 mil em seu programa de descoberta de falhas em produtos da Kaspersky Lab. Mais informações sobre a Iniciativa de Transparência Global podem ser encontradas aqui.
Outras declarações corporativas de relevância podem ser encontradas aqui.
Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é uma empresa global de segurança cibernética que celebra seu 20º aniversário em 2017. A profunda inteligência de ameaças e conhecimentos de segurança da Kaspersky Lab cria constantemente soluções e serviços de segurança para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores em todo o mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui proteção de ponta de ponta e uma série de soluções e serviços de segurança especializados em combater ameaças sofisticadas e ameaças digitais em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que mais importa para eles.
Saiba mais em www.kaspersky.com.br.