Imagine o seguinte cenário: você está instalando uma atualização para o Notepad++, Yahoo Messenger, ou WinRAR e seu antivírus alerta que existe malware nesses softwares. Não se tratam de aplicativos muito exóticos, e qualquer solução de segurança deve conhecê-los. Será que tem algo de errado com o antivírus? O site do desenvolvedor foi hackeado?
Se você baixar programas apenas de sites oficiais, evitando torrents e fóruns obscuros, muito provavelmente não há de fato nada de errado com os apps – você só deu de cara com o clássico falso positivo. Essas notificações não deviam ocorrer, já que só servem para confundir usuários. Na pior hipótese, podem levar o usuário a ignorar ou até desligar a solução de segurança. Todo dia a internet recebe novos aplicativos legítimos, além de atualizações importantes que não deviam ser consideradas perigosas por qualquer produto de segurança.
Especialistas do laboratório de testes independente AV-Test passaram 14 meses – janeiro de 2015 a fevereiro de 2016 – testando quanto 33 soluções de segurança evitaram falsos positivos. O laboratório analisou 19 antivírus domésticos e 14 soluções para usuários corporativos.
O AV-Test verificou a eficácia das soluções quanto ao bloqueio e ao alerta sobre sites legítimos, softwares e certas ações como instalar e usar aplicativos legítimos.
[AV-TEST] Detection rate details: Real-World Testing vs. Prevalent Set on Windows 10 (EP) – https://t.co/HutATNJdEk pic.twitter.com/PSeAWtYjCe
— AV-TEST GmbH (@avtestorg) May 31, 2016
Para obter resultados relevantes e confiáveis, os testes da AV inseriram no antivírus um lote de 7,7 milhões de arquivos, incluindo as versões mais recentes de programas populares como o Microsoft Windows 7, 8 e 10, além do Microsoft Office. Além disso, o laboratório testou mais de 7000 sites e executou 280 aplicativos – duas vezes.
Em geral, todos os antivírus tiveram bons resultados. A maioria falhou em algumas tarefas – mas não o Kaspersky Internet Security, que passou pelos testes sem emitir um único falso positivo, deixando para trás McAfee, Bitdefender, AVG, e Microsoft. Em relação aos softwares empresariais, apenas o Kaspersky Endpoint Security e Kaspersky Small Office Security gabaritaram os testes.
Kaspersky has come out top on an AV-Test speed test! Check out the results here – http://t.co/XZ2juJWnU2 pic.twitter.com/9qA0jaqQ8l
— Kaspersky (@kaspersky) May 2, 2015
Essa não é a primeira vez que a Kaspersky Lab é reconhecida pelos testes AV. No começo deste ano, o laboratório descreveu nossa solução como “o mais fiel e eficiente dos cães de guarda para qualquer sistema”: fácil de usar, exigindo pouco do sistema e entregando proteção robusta.
Enviamos nossas soluções regularmente para análises independentes com o objetivo de assegurar que a Kaspersky Lab continue na direção certa, fazendo todo o possível para manter nossos clientes seguros. Com o KIS2016 instalado, você pode navegar por toda a internet tranquilamente, confiante que sua solução de segurança não o alarmará com falsos positivos.