Hospitais aprendem por que não se deve pagar resgate

Quando você adoece, você vai ao médico. Mas, quando seu computador pega uma infecção, talvez devesse pensar duas vezes antes de consultar um médico. Na Kaspersky Lab, dizemos com frequência

Quando você adoece, você vai ao médico. Mas, quando seu computador pega uma infecção, talvez devesse pensar duas vezes antes de consultar um médico. Na Kaspersky Lab, dizemos com frequência que NÃO se deve pagar o resgate.

A razão para isso possui diversas vertentes: talvez uma das maiores é que simplesmente não se pode confiar em criminosos. Infelizmente, o Hospital do Coração do Kansas aprendeu essa lição do jeito difícil. O que aconteceu foi que eles pagaram o resgate, mas recuperaram apenas alguns arquivos – e os bandidos pediram mais dinheiro.

Definitivamente não é uma posição nem um pouco confortável para um hospital, mas pelo menos eles podem servir de exemplo do porquê usuários vítimas de ransomware devem evitar pagar o resgate para recuperar os arquivos.

Criminosos, assim como os ransomwares estão em constante transformação. Se acreditarem que você é um alvo fácil, na perspectiva deles, você não é muito diferente de um ATM – que pode ser hackeado facilmente – fazendo fila para roubarem seu dinheiro.

O Hospital do Coração do Kansas aprendeu com seu erro e agora se recusa a pagar o novo resgate. O hospital também tem planos para minimizar os danos.

Não queremos que esse tipo de situação aconteça com ninguém, mas a realidade é triste, ransomwares estão aqui para ficar. Estão aqui há alguns anos, mas ataques relevantes em hospitais estão trazendo visibilidade a esse tipo de ameaça. Em regiões como a América do Norte, a conscientização a respeito de ransomwares é pequena. Adicione isso a noção de que o objetivo dos hackers pode estar mudando para uma perspectiva mais lucrativa, com foco em operações maiores e arquitetadas por todo tipo de criminosos no mundo dos ransomwares.

O que recomendamos a todos é fazer backups de seus arquivos em um HD externo ou na nuvem regularmente, além de possuir uma solução de segurança ativa. Isso se aplica tanto para usuários domésticos quanto empresas. Abaixo separamos alguns artigos para você se manter antenado sobre a epidemia dos ransomwares.
• 10 dicas para se proteger do sequestro digital
• Diário de uma vítima de ransomware
• Como o Kaspersky Internet Security protege você do ransomware

Dicas