Configurar a segurança e a privacidade no WhatsApp

Discutimos os principais aspectos da segurança e da privacidade do WhatsApp e como configurar esse mensageiro para aumentar a proteção.

Apesar de pertencer à Meta, uma empresa frequentemente criticada por problemas de privacidade, o WhatsApp continua sendo o mensageiro instantâneo mais popular do mundo. Surpreendentemente, é também um dos mais seguros. Nesta postagem, discutimos por que esse é o caso e explicamos como você pode fortalecer ainda mais suas conversas do WhatsApp com as configurações corretas de privacidade e segurança, além de proteger seu smartphone com nossas soluções de segurança.

Criptografia de ponta a ponta do WhatsApp: sempre ativada

A coisa mais importante a saber sobre a segurança do WhatsApp é que todas as comunicações são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Conta com a tecnologia do Protocolo Signal, desenvolvida pelos criadores de um mensageiro independente com foco na privacidade, o Signal. Trata-se de um protocolo aberto e, portanto, qualquer pessoa (com o conhecimento necessário, é claro) pode examinar seu código-fonte em busca de bugs e backdoors.

O que isso significa para você é que todas as mensagens de texto e de voz (sejam elas em bate-papos individuais ou em grupo), além de imagens, vídeos, documentos e chamadas, são criptografadas no dispositivo do remetente e somente descriptografadas no dispositivo do destinatário.

Isso garante que mesmo o próprio WhatsApp não tenha capacidade técnica para bisbilhotar suas conversas. Isso também cria uma barreira impenetrável para os cibercriminosos que tentam interceptar mensagens, seja em trânsito ou comprometendo os servidores do WhatsApp.

O uso de criptografia de ponta a ponta para todas as mensagens diferencia o WhatsApp do Telegram. Embora o Telegram gabe-se de seus recursos de segurança, a criptografia de ponta a ponta não é recurso padrão. Fica relegada aos chamados “chats secretos” a serem especialmente criados e que, infelizmente, quase ninguém usa por vários motivos.

Como tornar a comunicação no WhatsApp ainda mais segura

Portanto, abordamos o que torna o WhatsApp seguro no nível básico. Agora, vamos ver como você pode reforçar suas defesas contra vigilância, acesso não autorizado às mensagens e outras ameaças à privacidade e à segurança. Isso envolve alguns ajustes nas configurações do WhatsApp. Vamos lá…

Como proteger o WhatsApp contra sequestros

A primeira coisa que você deve fazer é fortalecer sua conta do WhatsApp contra sequestros. As contas do WhatsApp são vinculadas a números de telefone. Portanto, se alguém assumir o controle do seu número, também poderá acessar sua conta do WhatsApp. Isso pode acontecer intencionalmente por meio de um ataque de troca de cartão SIM ou por uma consequência infeliz da reciclagem do número: se você não pagar sua conta telefônica em dia, a operadora poderá desconectar seu número e atribuí-lo a outro assinante.

Para se proteger contra essa ameaça, ative a autenticação de dois fatores para o WhatsApp. Navegue até Configurações → Conta → Verificação em duas etapas e defina um código PIN para confirmar os logins da conta.

Além disso, você pode vincular um endereço de e-mail à sua conta. Isso fornece uma tábua de salvação caso você perca o acesso ao seu número de telefone. Você pode ativar esse recurso em Configurações → Conta → Endereço de e-mail.

Além dos códigos PIN, o WhatsApp oferece uma opção alternativa para confirmar o login da conta: as chamadas “chaves de acesso”. Dedicamos uma postagem própria para discutir o que são e como funcionam. Para ativar essa opção, vá para Configurações → Conta → Chaves de acesso.

Também recomendo criar o hábito de auditar a lista de dispositivos conectados à sua conta do WhatsApp. Você pode encontrar essa lista em Configurações → Dispositivos conectados. Se você detectar alguma entrada suspeita, jogue pelo seguro e encerre essa sessão selecionando o dispositivo e tocando em Desconectar.

Como proteger seus bate-papos do WhatsApp contra curiosos

A próxima etapa é garantir que suas conversas permaneçam privadas, mesmo que seu telefone caia em mãos erradas. Para fazer isso, em primeiro lugar, ative o bloqueio de tela nas configurações do telefone. Não se esqueça de desativar as visualizações de mensagens nas notificações push do WhatsApp na tela de bloqueio, para que ninguém possa ler seus segredos sem desbloquear o smartphone, isso é feito na seção Notificações das configurações do smartphone.

Também é uma boa ideia ativar o bloqueio de aplicativo do WhatsApp, caso você esqueça de bloquear o dispositivo. Para fazer isso, vá para Configurações → Privacidade, role para baixo quase até a parte inferior e localize o Bloqueio do app. Eu recomendo escolher Após 1 minuto, isso estabelece um bom equilíbrio entre segurança e conveniência. Dessa forma, se você alternar do WhatsApp para outro aplicativo, terá um minuto para retornar às mensagens, após o qual precisará desbloquear o WhatsApp usando o método escolhido. No entanto, lembre-se de que, se você deixar seu smartphone sem supervisão com um bate-papo aberto e a tela ligada, o WhatsApp não será bloqueado automaticamente até que a tela expire.

Outra maneira de manter suas informações confidenciais longe de olhares curiosos é bloquear bate-papos. Esses bate-papos desaparecem de sua lista de bate-papo principal e vão para uma pasta separada. Para ocultar um bate-papo, toque na foto do perfil do contato, role para baixo e toque em Conversas trancadas.

Podem surgir situações em que você precisa se livrar rapidamente de conversas trancadas e de seu conteúdo. O WhatsApp facilita isso com um único botão: vá para Configurações → Privacidade → Conversas trancadas e toque em Destrancar e limpar conversas trancadas.

Para proteger ainda mais seus bate-papos do WhatsApp, você pode usar mensagens que desaparecem. Há duas maneiras de usar essa função. Primeiro, você pode definir um cronômetro para um bate-papo específico. Para fazer isso, toque na foto do perfil do contato, role para baixo até Mensagens temporárias e selecione a duração desejada.

A segunda maneira é definir um cronômetro padrão para todos os novos bate-papos. Para fazer isso, vá para Configurações → Privacidade → Duração padrão e defina o intervalo após o qual as mensagens desaparecerão.

Além disso, o WhatsApp permite enviar fotos, vídeos e mensagens de voz para visualização única. Isso é fácil de fazer: selecione o item que deseja enviar e, antes de clicar em enviar, toque no ícone com o número um no campo de legenda.

Como desativar os “tiques azuis” no WhatsApp

Se você preferir manter seus hábitos de leitura de mensagens em segredo, poderá desativar as confirmações de leitura. Para fazer isso, vá para Configurações → Privacidade, role para baixo e desative a opção ao lado de Confirmações de leitura.

Lembre-se de que esta é uma via de mão dupla: se você desativar as confirmações de leitura, também deixará de ver os tiques azuis nos bate-papos. Também é importante saber que esse recurso não se aplica a bate-papos em grupo, onde as pessoas ainda verão confirmações de leitura.

 Outras configurações de privacidade no WhatsApp

A seção Configurações → Privacidade no WhatsApp contém mais algumas opções que merecem atenção. Elas determinam quem pode acessar informações específicas sobre você. Embora não existam regras definitivas, tudo se resume às suas circunstâncias e preferências pessoais. Veja o que considero uma abordagem equilibrada:

  • Visto pela última vez e on-line → Ninguém.
  • Foto do perfil → Todos.
  • Sobre → Todos.
  • Grupos → Meus contatos.
  • Status → Meus contatos.
  • Chamadas → Silenciar chamadores desconhecidos.

Se você usa o recurso de compartilhamento de localização em tempo real do WhatsApp, é uma boa ideia revisar regularmente a lista de bate-papos em que sua localização está visível. Para fazer isso, vá para Configurações → Privacidade → Localização em tempo real.

Além disso, lembre-se de que, por padrão, as chamadas do WhatsApp estabelecem uma conexão direta entre os participantes sem envolver os servidores do WhatsApp. Isso ajuda a alcançar a máxima qualidade de som, mas também significa que, em teoria, seu endereço IP pode ser rastreado. Se isso lhe interessar, navegue até Configurações → Privacidade → Configurações avançadas e ative Proteger endereço IP nas ligações.

Como verificar a autenticidade de alguém no WhatsApp

O WhatsApp fornece uma maneira de confirmar que você realmente está falando com a pessoa certa e que ninguém está espionando sua conversa. Cada bate-papo tem um código de segurança exclusivo e você pode verificá-lo com seu parceiro de bate-papo verbalmente durante uma chamada ou por meio de um canal de comunicação diferente. Se os códigos corresponderem, tudo bem. Para localizar esse código, toque na foto do perfil do contato no bate-papo, role para baixo e toque em Criptografia.

Além disso, você pode configurar notificações de segurança, que alertam sempre que um código de segurança em um de seus bate-papos for alterado. Essas notificações ficam desativadas por padrão, mas podem ser ativadas em Configurações → Conta → Notificações de segurança.

Como criar um backup seguro dos seus bate-papos do WhatsApp ou migrar bate-papos para um novo dispositivo

O WhatsApp permite que você faça backup de seus bate-papos, sendo o backup armazenado não nos próprios servidores do WhatsApp, mas na nuvem da Apple ou do Google. Para proteger esse backup contra vazamentos, você também pode usar a criptografia de ponta a ponta.

Para criar um backup, vá para Configurações → Conversas → Backup de conversas. Observe aqui que a criptografia está desativada por padrão. Para ativá-la, selecione Backup criptografado de ponta a ponta.

A seção Configurações → Conversas também permite transferir suas conversas do WhatsApp para outro dispositivo sem depender dos serviços em nuvem da Apple ou do Google. Em um iPhone, você pode transferir suas conversas para outro dispositivo iOS ou um dispositivo Android selecionando Transferir conversas para o iPhone ou Mover conversas para o Android, respectivamente. No Android, você só pode transferir para outro dispositivo Android. Selecione Transferir conversas .

Não se esqueça de proteger seus dispositivos que usam o WhatsApp

Lembre-se de que todos os seus esforços para proteger suas conversas do WhatsApp podem ser completamente desperdiçados se alguém obtiver acesso a um de seus dispositivos onde o mensageiro está instalado. Isso pode ser o acesso físico ou o acesso remoto por meio de spyware. Portanto, garantir a segurança desses dispositivos é prioridade máxima:

  • Ative o bloqueio de tela e defina um método de desbloqueio seguro.
  • Desative as notificações da tela de bloqueio.
  • Use uma solução de segurança confiável em todos os seus dispositivos.

E para configurar a privacidade e a segurança não apenas no WhatsApp, mas também em redes sociais e em serviços e aplicativos on-line, use nosso serviço gratuito Privacy Checker. Selecione a plataforma, o aplicativo e o nível de segurança de seu interesse e obtenha recomendações detalhadas passo a passo.

Dicas