Não é segredo que a geração mais nova passa muito tempo online. É difícil imaginar as crianças e os adolescentes de hoje sem seus smartphones e perfis nas mídias sociais. Mas você realmente sabe o que eles fazem no fantástico mundo da internet?
Nossa solução Kaspersky Safe Kids permite que os pais observem as vidas virtuais dos seus filhos – de uma distância discreta – e também acesse estatísticas (apenas anonimamente, é claro), incluindo históricos de busca. Então, quais as inquietações das mentes da geração mais jovem?
A tendência do momento: vídeos
As crianças conectadas de hoje estão mais interessadas em vídeos (17% de todas as pesquisas): principalmente desenhos animados, vlogs e transmissões de jogos de computadores no YouTube e no Twitch. Curiosamente, parecem gostar mais de ver os outros jogarem do que de jogar.
Séries de animes também continuam populares. E destacam-se principalmente em pesquisas feitas nos idiomas japonês e chinês.
Perdido na tradução
Os tópicos de pesquisa mais populares depois dos vídeos são os serviços de tradução como o Google Tradutor (13,5% de todas as pesquisas). A geração mais nova não deixa que uma pequena coisinha, como não conhecer um idioma, atrapalhar sua navegação pelo mundo online.
Uma vida sem mídias sociais, não é vida
Outro tópico favorito é a comunicação online, inclusive o compartilhamento de fotos, que abrange 10% das pesquisas em nossas estatísticas. As crianças estão atentas às novas tendências e aderem mais rápido as mídias sociais mais populares por meio de pesquisas como Facebook, Instagram e Tumblr. O Gmail também tem demanda.
Enquanto isso, os serviços de namoro online não conseguem impressionar a geração mais jovem, apesar da publicidade em vlogs.
Peraí, pornô não?
Muitos pais ainda temem que os seus “não-tão-pequenos” anjinhos estejam apenas interessados em jogos de computadores e conteúdo adulto. Mas esses dois “hobbies” apareceram apenas em quarto (9%) e quinto (8,5%) lugares, respectivamente, e sua popularidade tem diminuído.
As estatísticas mostram que, em 2017-2018, somente 0,74% das crianças ao redor do mundo clicaram em sites pornôs (para comparação, este número era 1,16% em 2016-2017 e 1,5% no ano anterior). Verdade, tanto jogos como conteúdo adulto podem ser encontrados nas populares e onipresentes mídias sociais, mas ainda podemos garantir que estes não são os principais interesses da próxima geração.
Conhecimento ilimitado
Por último, mas não menos importante, uma curiosa e grata surpresa para os pais. O sexto lugar (4,86%) na lista das pesquisas mais populares pertence aos assuntos relacionados com os estudos. Por exemplo, estudantes que falam inglês procuram por informações sobre o espaço e a ciência em geral, bem como dicionários e problemas de matemática. Já as crianças chinesas gostam de história e cultura.
Quer saber mais sobre o que os mais jovens estão aprontando online e de quais grupos eles são membros nas mídias sociais? Confira o nosso relatório completo. As crianças estão bem!