O jeito mais eficaz de impedir que sua câmera transmita imagens ou vídeos é cobrindo a lente. Muita gente ligada em segurança simplesmente lança mão desse artifício com intuito de evitar ser vítima de malwares que permitem espionagem por meio de suas webcams.
MAIS LIDAS DA SEMANA: Paranoico? Mark Zuckerberg cobre a câmera de seu notebook. https://t.co/40DQO5ldOS pic.twitter.com/uGPe6SyvFJ
— EXAME Tecnologia (@EXAME_tec) June 25, 2016
No entanto, pessoas que usam de fato as câmeras de seus dispositivos, para chamadas pessoais, videoconferência no trabalho, ou qualquer outra razão, podem não querer bloqueá-la com fita adesiva ou coisa do gênero. Além do mais, não seria difícil esquecer de bloquear a câmera novamente depois do uso.
Nossas soluções de segurança – o Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security – podem ajudá-lo a proteger sua privacidade de diversas formas, o que inclui impedir que sua webcam seja usada como dispositivo de espionagem. A função Kaspersky Webcam Protection está disponível nas versões para PC e Mac dos produtos. Por definição, o software bloqueia qualquer acesso não autorizado da webcam, perguntando ao usuário antes de permitir o acesso de um programa ao dispositivo. Você pode encontrar mais detalhes sobre como configurar o acesso à sua webcam nesse post.