Virtual Private Networks, ou VPN, se torna mais importante a medida em que a necessidade de acessar informação delicada de locais remotos e o risco de que sua informação roubada aumentam.
- O que uma VPN faz: provém conexão de internet segura entre usuário e a informação de websites com os quais se conecta além de codificar os dados intercambiados através da mesma. Ao abrir um portal VPN em seu equipamento, seja computador, tablet, smartphone ou navegar em um site VPN, o usuário trabalhará sob a proteção de VPN em sua série específica de computadores e redes.
- Para que usar VPN: A maioria das pessoas usa VPN como parte de um protocolo corporativo para viagens de negócios, trabalho remoto e para proteger a informação da companhia. É uma medida de segurança extra se você já trabalha em uma rede segura e essencial em conexões Wi-Fi públicas.
- Qual VPN usar: Existem muitas VPNs para escolher algumas gratuitas e outras com preços entre 5 e 10 dólares por mês. Entre as VPNs pagas mais populares estão Hamachi, Private Internet Access e Astrill. Entre as gratuitas estão Shrew Soft, Comodo Unite e a versão sem custo de Hamachi.
- Atenção: Como todas as outras ferramentas de proteção, até a VPN mais seguro pode ser atacada. E uma VPN não pode te impedir de baixar arquivos maliciosos, razão pela qual deve continuar sendo cauteloso com os emails que abre, anexos que faz donwload e links em que clica. Como VPNs não são 100% seguros é essencial usar um suite de segurança robusto como Kaspersky PURE 3.0, que oferece um alto nível de proteção mantendo a velocidade e eficiência de seus computadores, e softwares como Kaspersky Internet Security que protege sua atividade online de ataques potenciais, com a ajuda ou não de VPN.