Segundo uma pesquisa recente, o número de pessoas afetadas por roubo de identidade cresce a cada dia. Um quarto dos consumidores que receberam cartas de violação de dados no ano passado acabou virando vítima de fraude de identidade. Isso se resume a cerca de 12,6 milhões de pessoas, 1 milhão de pessoas a mais que o ano anterior.
A notícia é divulgada como parte de um estudo anual realizado pela empresa californiana Javelin Strategy and Research. Jim Van Dyke, CEO da empresa, insiste que o estudo mostra que os consumidores devem levar mais a sério as cartas de notificação de violação de dados e proteger melhor suas informações pessoais.
“Isso ressalta que os consumidores precisam levar todas as notificações a sério. Nem todas as violações são criadas da mesma maneira”, escreveu Van Dyke em uma declaração sobre a pesquisa.
O estudo observa que foram roubados US$ 21 bilhões em 2012 desses quase 13 milhões de consumidores, volume maior do que qualquer montante nos últimos três anos.
O relatório continua a destacar a importância de proteger todas as informações, não apenas o número do cartão de crédito. No ano passado, 10 por cento dos incidentes envolveram o login, o nome de usuário e a senha de acesso on-line a bancos, enquanto 16 por cento dos incidentes envolveram CPFs dos consumidores.
Roubo de identidade e crime cibernético são os maiores problemas para os consumidores, e, embora eles sejam muitas vezes os que mais sofrem com as violações de dados, às vezes há coisas que somente eles podem fazer. Empresas, órgãos estaduais e os responsáveis pela manipulação de informações pessoais dos clientes lidam rotineiramente com o fato de não conseguirem oferecer proteção adequada. A violação de dados na Carolina do Sul, que foi notícia no ano passado, teve origem na Secretaria Estadual da Receita, que vazou acidentalmente 3,6 milhões de CPFs e números de cartão de crédito. No entanto, apenas 16 mil dos 387 mil números de cartões de crédito foram criptografados, o que maximizou o ataque e levou o Estado a enfrentar uma longa jornada de reforma da privacidade de dados, de treinamento de funcionários e análise do ataque.
O que você pode fazer se receber uma carta:
- preste muita atenção a qualquer carta de notificação de violação de dados que você receber. Não suponha que a empresa que o notificará sobre a violação irá vigiar sua conta;
- utilize todos os serviços de monitoramento de crédito oferecidos pela empresa;
- altere qualquer informação pertinente na conta afetada e, em seguida, verifique se há alguma atividade incomum em qualquer conta de crédito ou outras contas ligadas ao serviço afetado.