Twitter recentemente se igualou a Facebook e Google protegendo a informação de seus usuários com o sistema de autenticação em dois passos. Isto nos ajudará a esquecer casos famosos de contas invadidas, como os de Associate Press e Fox news, que indiretamente afetaram até as ações da companhia em Dow Jones. A invasão de contas pessoais geralmente não é tão grave, mas nem por isso deixa de gerar transtornos na vida do usuário. Siga as novas medidas de segurança do Twitter.
Garanta segurança máxima. Sempre adote as medidas de proteção que oferecem nível máximo de segurança. Agora em Twitter isso significa implementar a autenticação em dois passos. Usar um código de proteção de seis dígitos enviado a seu celular via mensagem de texto, seu nome de usuário e senha para entrar em Twitter. Graças a esta medida já não é possível que alguém invada sua conta, mesmo depois de roubar a senha. Para implementar o sistema de autenticação em dois passos você deve entrar em Twitter, abrir as configurações de sua conta e selecionar a opção “solicitar código de verificação para fazer log in”. Depois disso terá que fornecer seu número de telefone e seguir as instruções descritas na tela para verificá-lo. Tenha em conta que Twitter está desenvolvendo esta função, é possível que ainda não esteja habilitada para sua conta, neste caso volte a checar em uma ou duas semanas.
Este método de autenticação possui uma desvantagem, dificulta o login desde lugares com pouco ou nenhum sinal telefônico. Google solucionou este problema registrando seus aparelhos e eliminando a confirmação secundária por até um mês. Twitter planeja solicitar o código de informação todas as vezes que for se logar, a melhoria da segurança vale o inconveniente. Estes procedimentos implicam maiores complicações para contas corporativas como as de Associated Press ou Kaspersky Lab onde geralmente várias pessoas se logueam ao mesmo tempo e Twitter envia o código de verificação para apenas um telefone. Enquanto reconsiderávamos nosso workflow de acordo com estas limitações, alguém roubou nossa senha por Wi-Fi público. O agressor tomou o controle de nosso perfil em alemão no Twitter e enviou alguns links com spam para nossos followers. Claro que recuperamos a conta em apenas algumas horas e deletamos todas as mensagens de spam, agora estamos ansiosos por migrar para o sistema de autenticação em dois passos.
Continue usando senhas fortes. O sistema de autenticação em duas etapas não substitui uma senha confiável e difícil de desvendar . Ela precisa ser longa, nada óbvia e impossível de adivinhar, isto te salvará de um ataque a bases de dados com senhas. Até Twitter foi hackeado, somos todos vulneráveis.
Fique atento à Páginas de Pishing. Você pode ser alvo de pishings que solicitam sua senha ou outro tipo de informação delicada. Se receber um email solicitando a modificação de senha sem solicitá-lo não o abra. Seja cuidadoso ao clicar em links encurtados por aplicativos como bit.ly, que se tonaram um caminho seguro para scammers que querem disfarçar o destino final daquele clique.
Não use computadores ou Wi-Fi públicos. Se não é seu computador não o use para acessar perfis pessoais. Você não tem idéia da quantidade de malware ou scripts maliciosos que existem em computadores de hotéis ou redes de aeroportos e até mesmo na máquina de um amigo. As conexões públicas de Wi-Fi geralmente não são encriptadas, o que torna fácil para qualquer agressor te espiar e roubar senhas. Se não pode evitar usar redes Wi-Fi se proteja usando uma conexão VPN.
Recado para usuários avançados
Para evitar problemas com a entrega de SMS, use outras aplicações para acessar Twitter. Aplicativos previamente autorizados funcionarão bem mesmo no sistema de autenticação em dois passos.