A versão 2017 do Kaspersky Internet Security pode bloquear instalações de programas não autorizados – e remover softwares que já conseguiram entrar dentro do sistema. A solução analisa a lista de programas instalados e detecta os softwares que podem ser causadores de problemas.
Programas são classificados com base em seu comportamento. Aqueles que utilizam artifícios para assustar usuários de modo a impeli-los a baixar algo por meio de avisos como “Alerta! Seu computador foi infectado por um super vírus! Clique aqui para comprar o Windows Antivírus” entram na lista dos maus comportados. Outras infrações comuns incluem instalar outros softwares secretamente, se negar a fechar e exibir pop-ups sem a permissão do usuário. Programas que se escondem da lista de desinstalação também recebem pontos negativos.
Softwares que possuem vulnerabilidades críticas, e cujos desenvolvedores já possuem fama de serem tolerantes com bugs também terão sua remoção recomendada. Vulnerabilidades em softwares são um problema sério, tais programas colocam seu sistema como um todo em risco.
Para verificar se seu sistema foi infiltrado por softwares como esses e gerar uma lista de indesejados, siga as seguintes orientações.
- Abra o Kaspersky internet Security. Vá em Mais ferramentas —> Limpeza de software
- Comece a análise dos programas instalados.
- Clique no link próximo ao ícone triangular com a exclamação para ver uma lista dos softwares detectados. Cada nome na lista terá associado a si uma explicação do porquê o programa é considerado indesejado.
- Você pode desinstalar um software assinalado – ou se você gostar de um programa e quiser mantê-lo, clique no botão Esconder e o adicione à lista de exceções.
Você pode ler mais sobre remoção de software em nossa Base de dados.