Quando falamos dos perigos em compartilhar informação nas redes sociais, as primeiras palavras que vêm à mente da maioria das pessoas é Twitter e Facebook. Enquanto nós escrevemos sobre os perigos de expor suas localizações físicas ou geográficas através do Foursquare, esta plataforma tornou-se o veículo para outros tipos de ameaças.
No Twitter, existe um “jogo” que estimula as pessoas a publicar uma foto do seu cartão de crédito ou débito – sim, as pessoas realmente fazem isso. E agora chegou ao Foursquare. Muitos usuários desta rede social involuntariamente compartilham informações pessoais usando os recursos de fotos do aplicativo que permite fazer o upload de imagens do que eles estão fazendo naquele momento, incluindo, muitas vezes, dados confidenciais. Isso cada vez mais vem acontecendo em locais onde os dados pessoais são combinados com longo tempos de espera, isto é, em órgãos públicos, como embaixadas, escritórios, etc. Assim, os usuários usam seus smartphones para se distrair e terminam compartilhando imagens dos seus passaportes, carteiras de motorista, endereços residenciais e similares para mostrar aos seus amigos. Uma vez publicados na Internet, qualquer pessoa pode vê-los, especialmente em Foursquare onde não é necessário ser usuário para visualizar as imagens. Por esse motivo, os cibercriminosos aproveitam a plataforma para para realizar seus ataques.
Outra ameaça que o Foursquare tem lutado é o phishing, que é quando os cibercriminosos tentam obter informações dos, como senhas ou números do cartões de crédito com dados “legítimos”. Conhecedores da popularidade do Foursquare, eles enviam aos usuários solicitações de amizade que incluem links maliciosos que direcionam a vítima a uma página infectada. O Foursquare recomenda que os usuários não cliquem nos links dos pedidos de amizade e que sejam cautelosos com as mensagens de desconhecidos.