Assinatura ou travessura? Gerencie suas assinaturas com facilidade

A maioria de nós tem dezenas de assinaturas e pagamentos recorrentes a fazer. Como assumir o controle, economizar gastos e ficar por dentro das despesas futuras?

Como manter o controle das suas assinaturas e economizar dinheiro

Assinaturas estão por toda parte hoje em dia. Tanto assim que está se tornando cada vez mais difícil manter o controle de todas elas. Mais comum do que se pensa — quase três vezes mais! – subestimamos nossos gastos, porque essas pequenas cobranças recorrentes passam despercebidas e não temos uma imagem clara de quanto isso custa em nossas mentes. Mas, as estatísticas* mostram que os usuários de países desenvolvidos gastam anualmente o equivalente a um mês de salário só em assinaturas.

Nossa pesquisa* indica que o assinante médio gasta globalmente 938 dólares por ano com 12 assinaturas. Liderando, estão os residentes nos EUA, com uma média de 18 assinaturas, totalizando 2,35 mil dólares por ano. Brasileiros, indianos e russos têm em média cerca de 10 assinaturas, custando 732 dólares por ano. Os turcos se dão melhor, gastando apenas 478 dólares em 12 assinaturas.

Por que a disparidade é tão grande? O custo médio de uma assinatura única nos EUA, Alemanha e Reino Unido (12 dólares/mês) é três vezes maior do que na Rússia (4 dólares/mês).

O gasto médio anual com assinaturas é comparável a um mês de salário

O gasto médio anual com assinaturas é comparável a um mês de salário

O governo dos EUA até reconheceu desse enigma do gerenciamento de assinaturas, anunciando recentemente uma iniciativa para simplificar o cancelamento de serviços indesejados. Como essas assinaturas passaram a dominar todos os aspectos de nossas vidas, e isso sempre é justificado?

A escalada dos serviços de assinatura

Historicamente, as assinaturas têm desempenhado um papel no mercado, desde pelo menos o século 17, quando as pessoas podiam pagar uma taxa mensal por publicações regulares, como jornais, revistas ou coletâneas de livros. Mesmo a entrega diária de leite, comum em alguns países desde meados do século 19, podia ser considerada uma espécie de assinatura.

A televisão a cabo, oferecendo centenas de canais repletos de filmes, séries e programas, reinou suprema como a assinatura mais popular do final do século 20. Quando a Netflix chegou, não precisou reinventar a roda – o público já estava preparado.

O Dollar Shave Club foi pioneiro na aplicação desse modelo de negócios aos produtos de uso cotidiano. Desde 2011, eles fornecem kits de barbear mensais a preços significativamente mais baixos do que no varejo. A empresa recebeu 12 mil pedidos nas primeiras 48 horas de lançamento.

Ao longo da última década, as assinaturas se expandiram para abranger praticamente tudo, desde kits de refeições semanais e meias frescas diárias até… entregas mensais de ossos de animais reais para colecionadores e acessórios para criadores de galinhas de quintal.

Entre as assinaturas mais estranhas estão kits de alimentação com receitas, discos de vinil e até plantas interiores, tudo entregue mensalmente

Entre as assinaturas mais estranhas estão kits de alimentação com receitas, discos de vinil e até plantas interiores, tudo entregue mensalmente

As assinaturas não eram inicialmente populares no mundo do software. A maioria dos aplicativos era vendida em caixas bonitas, em disquetes ou CDs, exigindo um pagamento único. Depois de comprar, você podia usar o aplicativo indefinidamente. As poucas exceções a essa regra eram os aplicativos que precisavam de atualizações frequentes, como o software antivírus, que adotou o modelo de assinatura na década de 1990.

As assinaturas começaram a dominar a esfera dos produtos de software com o surgimento dos serviços em nuvem, que armazenam dados do usuário nos servidores do provedor: Dropbox, hospedagem de site na web e assim por diante. Nesse modelo, os pagamentos recorrentes faziam sentido. Mas, as empresas de software perceberam que os pagamentos recorrentes geram mais receita do que compras únicas. Como resultado, eles começaram a colocar o modelo de assinatura em serviços que não exigiam necessariamente atualizações regulares ou envolvimento contínuo do desenvolvedor. Hoje, você pode assinar produtos tradicionalmente “na caixa”, como suítes de administração, assim como serviços de jogos, de música e muito mais. Existem até ofertas descaradamente exploradoras, como uma calculadora baseada em assinatura.

As “múlti-assinaturas” que agrupam vários serviços sob um único pagamento estão ganhando força. Às vezes, esses serviços estão pelo menos relacionados, como o Microsoft 360, mas também existem híbridos mais complexos, como Amazon Prime, que combina frete grátis, filmes, música, jogos, descontos em mantimentos, combustível, medicamentos e muito mais. Aparentemente conveniente, isso torna a avaliação e o gerenciamento dessas assinaturas ainda mais complexos.

As assinaturas mais populares em todo o mundo

As assinaturas mais populares em todo o mundo

A quantidade de assinaturas por pessoa provavelmente continuará a aumentar, pois a grande maioria dos novos produtos de software é lançada exclusivamente sob um modelo de assinatura. Os preços das assinaturas também estão aumentando constantemente. Nos últimos dois anos, o custo de algumas assinaturas aumentou em mais de 30%. É por isso que as assinaturas devem ser mantidas sob rigorosa vigilância.

Por que é difícil gerenciar assinaturas

Com assinaturas tão onipresentes, gerenciá-las se torna outro hábito básico e saudável, semelhante a exercícios diários ou controlar meticulosamente as finanças. Nem todos dão conta da tarefa. Vários fatores técnicos e psicológicos tornam mais fácil permitir que as assinaturas funcionem livremente do que gerenciá-las ativamente.

Esquecendo de cancelar assinaturas. O que atrai os criadores de aplicativos e serviços às assinaturas é uma desvantagem para os clientes. Não é sempre que as pessoas falam, “Cansei desse serviço!” Elas normalmente vão deixando de usar, eventualmente esquecendo por meses. Enquanto isso, as cobranças continuam. De acordo com várias fontes, os usuários gastam de 39 a 133 dólares mensalmente em assinaturas não utilizadas.

Dados acumulados. A migração de dados acumulados em um serviço pode ser um grande incômodo. Mesmo depois de decidir cancelar a assinatura, as pessoas continuam pagando para evitar a perda de seus dados. Às vezes, a necessidade de migração surge poucos dias antes da renovação, levando os usuários a pagar por mais um ano apenas e ter tempo para a exportação de dados.

Recursos duplicados. Por exemplo, a assinatura do Microsoft 365 e do Dropbox resulta essencialmente em pagar duas vezes pelo armazenamento em nuvem, pois o Microsoft 365 inclui uma alternativa direta ao Dropbox chamada OneDrive.

Assinaturas duplicadas. Interfaces confusas ou falta de comunicação entre membros da família podem levar a várias assinaturas para o mesmo serviço. Dispositivos diferentes podem ter contas diferentes para o mesmo serviço, cada um gerando cobranças separadas.

Processo de cancelamento difícil. Alguns serviços tornam o cancelamento da assinatura incrivelmente complicado, de modo que os usuários se frustram e continuam adiando a rescisão. Como resultado, as assinaturas podem durar meses ou até anos, completamente sem uso, mas sendo pagas. É por isso que o governo dos EUA decidiu intervir para simplificar o cancelamento, exigindo que as empresas simplifiquem o processo de assinatura e facilitem o contato com um agente de suporte ao vivo.

Como ter suas assinaturas sob controle

Uma maneira de organizar sua vida digital em um mundo orientado por assinaturas é cultivar o bom hábito de documentar diligentemente as assinaturas de da família assim que elas forem ativadas e garantir que periodicamente elas ainda estão em uso. Mais importante ainda é analisar cada serviço antes de assinar. Você realmente vai usá-lo regularmente? O pagamento conforme o uso ou, melhor ainda, uma compra única está disponível? Os provedores de serviços e aplicativos tendem a anunciar com destaque as opções de assinatura em seus sites, disfarçando opções de pagamento alternativas, como compras únicas. Se você não conseguir encontrar alternativa, uma pesquisa do Google específica do site pode ajudar. Apenas certifique-se de estar comprando software legítimo do site oficial e não malware de um site falso.

Quando se trata de “contabilidade de assinaturas”, o serviço de gerenciamento de assinaturas dedicado SubsCrab pode ajudar. A solução rastreia todas as suas assinaturas e envia notificações antecipadas sobre pagamentos futuros e expirações de assinaturas. A parte mais difícil (e mais tediosa) é conseguir acompanhar as assinaturas é registrá-las imediatamente, mas o SubsCrab também pode ajudar com isso. Você pode conectá-lo à sua caixa de correio e, em alguns países, aos extratos bancários, e o aplicativo verificará automaticamente essas fontes para detectar novas assinaturas. Dessa forma, todos os seus serviços serão gradualmente contabilizados, incluindo os esquecidos, e as despesas bancárias inesperadas serão reduzidas. Além disso, o SubsCrab permite adicionar manualmente outros pagamentos recorrentes, como uma hipoteca. Para saber mais sobre os recursos e configurações do SubsCrab, confira nossa análise.

Certifique-se de informar seus familiares sobre o novo sistema e revise regularmente suas assinaturas para cancelar aquelas que não são mais necessárias. Antes de renovar uma assinatura, certifique-se de verificar o aplicativo SubsCrab. A solução rastreia ofertas especiais e códigos promocionais, ajudando você a economizar significativamente nos custos de renovações.

* As estatísticas são baseadas em dados anônimos de usuários do SubsCrab (mais de 150 mil usuários em todo o mundo, exceto China, de janeiro de 2023 a agosto de 2024). Isso pode não refletir todo o mercado, mas é representativo de um determinado público de usuários que acompanham ativamente suas assinaturas.

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