Nos dias de hoje tornou-se uma espécie de constrangimento falar sobre privacidade. Qual é a utilidade da proteção da privacidade se os usuários descuidados estão ansiosos para expor seus dados pessoais a qualquer um nas redes sociais? Mas como se isso não fosse suficiente, os usuários de hoje gastam dinheiro descontroladamente se inscrevendo em serviços que os aprisionam de forma similar aos instrumentos usados para rastrear cibercriminosos.
Não falamos apenas sobre pulseiras coloridas; não se esqueça de milhares de aplicativos que monitoram o desempenho físico e que rastream seus movimentos enquanto você dorme, seus sintomas e seus ciclos, entre outros.Embora sejam tão variados, eles não são muito diferentes: todos eles estão enviando seus dados para a rede.
E é aí que dizemos “oops!” Uma pesquisa publicada pela FTC em maio deste ano, revelou alguns recursos interessantes de 43 aplicativos analisados, entre eles 26% gratuitos e 40% pagos não incluem nenhum tipo de política de privacidade.
Impressionante não? Mas, espera um momento, o que pensar sobre isto? 20 aplicativos da lista enviaram dados para 70 empresas de terceiros, a maioria do setor publicitário, com o objetivo de melhorar suas campanhas. Quanto à criptografia de dados, a situação é ainda mais drástica: apenas 13% dos apps gratuitos e 10% dos apps pagos tinham essa função habilitada. Em resumo, apenas um em cada dez aplicativos de rastreamento oferece o mínimo de proteção dos dados pessoais dos usuários!
Apenas um em cada dez aplicativos de #fitness incluem #criptografia de #dados
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A próxima etapa da pesquisa envolveu 12 apps e dois portáteis (o “wearables”, em inglês). Os dados foram enviados para 73 empresas sem o consentimento dos usuários. De fato, a informação manipulada pelos desenvolvedores de fitness e de aplicativos de saúde incluíram o gênero do usuário, nome, IDs dos dispositivos, e-mails, informações sobre exercícios físicos e dieta, código postal e localidade, sintomas e o único ID, com o objetivos de rastrear as pessoas através de outros apps.
Queremos ajudar você a lidar com o fato da perda de privacidade dos seus dados; portanto, nós recomendamos visitar o site do The Data Map com o objetivo de ter uma melhor ideia de como estes aplicativos enviam sua informação para os seus desenvolvedores. Isso significa que tanto os oficiais de justiça, agências e empresas podem ter acesso total aos seus dados e, muito provavelmente, sem qualquer restrição, dada à incompetência dos desenvolvedores de aplicativos no momento de proteger a privacidade.
Apesar dos principais fornecedores de rastreador de fitness afirmarem que eles não compartilham informações privadas para empresas de terceiros, isso não significa que eles não tenham intenção de fazer isso no futuro. Inclusive os dados anônimos (algo que as empresas se vangloriam) podem ser de utilidade, especialmente quando combinados com informações de código aberto e metadados.
A metade dos aplicativos de #fitness testados enviaram dados para empresas de terceiros
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Os monitoradores, por exemplo, contam com sensores que permitem identificar movimentos de todo o tipo, inclusive caminhadas ou trotes. Neste sentido, cabe mencionar a iniciativa – suspeita – da empresa BP para fornecer a todos os funcionários e suas famílias os conhecidos monitoreadores Misfit. O próprio CEO da Misfit aderiu ao qualificativo dizendo que a venda de milhares de equipamentos com software de rastreamento para clientes corporativos é um dos domínios de maior crescimento dos negócios da empresa.
É importante que você não assuma que os dados são processados por indivíduos pessoalmente, ou que eles não têm tempo para acessar a sua vida devido a essa carga de trabalho. Isso não é assim que funciona. A tarefa é realizada pelas tecnologias de Big Data sem envolver qualquer força de trabalho humana. E lembre-se que seu perfil não é um arquivo na prateleira entre os milhões de arquivos semelhantes, onde ele pode eventualmente se perder. Seu perfil é de um lote de bytes que podem ser armazenados na casa de qualquer um, dependendo do interesse que a empresa ou pessoa podem ter, com base nos padrões específicos do sistema.
#Privacy is a precious thing people should protect no matter what. Sometimes the columnists don’t reflect our opinion http://t.co/3LTXJ7EAZA
— Eugene Kaspersky (@e_kaspersky) 29 agosto 2014
O planejamento urbano, o controle de tráfego e a publicidade direcionada são pouca coisa em comparação com o impacto que pode chegar a ter um incremento no custo do seguro de vida. A razão? Possivelmente no ano passado você teve uma vida mais sedentária, você fez menos exercícios e dormiu poucas quantidades de hora e, portanto, estão mais expostos ao risco de coração e falecimentos neurológicos. Alguns desenvolvedores confessaram que a venda de dados para as empresas de seguro baixo está dinâmica gerou 50% dos seus ganhos.
É tempo de desconstruir a ideia de que sua vida e sua saúde são assuntos privados e do interesse de ninguém. Nada pessoal. A boa notícia é que no momento os cidadãos cumpridores da lei, não são obrigados a usar monitoreadores. Então tudo que você tem que fazer para ganhar um pouco de privacidade é para evitar esse tipo de coisa.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias