Você pegou um vírus do Spotify?

Ao longo dos últimos dias, houve bastante burburinho ao redor de um post feito por um usuário do Spotify no fórum da comunidade da empresa: Há algo muito alarmante com

Ao longo dos últimos dias, houve bastante burburinho ao redor de um post feito por um usuário do Spotify no fórum da comunidade da empresa:

Há algo muito alarmante com o Spotify Free. Isso começou há horas. Se você tiver com o Spotify Free aberto, ele abrirá sem parar sites de vírus por meio do navegador padrão. Alguns desses nem precisam que o usuário faça qualquer coisa para causar danos.

Tenho três sistemas diferentes (computadores) os quais estão totalmente limpos, mas continuam fazendo isso por meio do Spotify – acredito ser por conta dos anúncios no Free. Espero que a equipe deles já tenha notado isso e esteja consertando o problema, e logo. De qualquer forma é intrigante como algo assim pode acontecer.

Infelizmente, isso não foi um incidente isolado; parece que a versão gratuita do Spotify estava exibindo alguns anúncios bem questionáveis por aí. A empresa respondeu o seguinte:

Identificamos um problema em que alguns usuários estavam visualizando pop-ups questionáveis em seu navegador padrão por conta de um problema em nossa versão gratuita. Identificamos a fonte e lidamos com ele. Continuaremos a monitorar a situação. Caso você se depare com essa situação novamente, por favor nos avise com detalhes sobre a data e hora do ocorrido.

O problema parece ter sido corrigido. A propósito, há um tempo, um usuário mencionou no Twitter que estava tendo problemas similares com o Spotify, e reiterou que o produto da Kaspersky Lab o salvou da ameaça.

Ficamos felizes pela experiência desse usuário, mas também sentimos por aqueles que tiveram que passar por isso quando estavam tentando simplesmente ouvir um pouco de música. Esse tipo de problema constitui uma das razões pelas quais você deve ter um software de antivírus confiável. Recomendamos que você experimente o Kaspersky Internet Security – os primeiros 30 dias são de graça.

Dicas

Wi-Fi falso a bordo

Mesmo em altitude de cruzeiro, as ameaças cibernéticas ainda podem tornar sua vida digital turbulenta, como comprovado por uma prisão recente. Como se proteger a 30 mil pés acima do nível do mar?