A cada ano o número de pessoas “viciadas em Internet” cresce rapidamente. Podemos ler notícias, conversar com os amigos, bisbilhotar fotos e assistir a vídeos diretamente de nossos smartphones. É fato que as pessoas armazenam dados importantes em seus telefones, assim como acessam as mídias sociais e realizam operações financeiras na Internet a partir de seus dispositivos móveis.
A desvantagem para isso é que muitos de nós negligenciamos a segurança destes dispositivos. A Kaspersky Lab realizou uma pesquisa e descobriu que mais da metade dos entrevistados não usam recursos como bloqueio remoto ou “encontre meu dispositivo.”
Apenas um quarto dos entrevistados toma medidas preventivas quando se conecta a redes de Wi-Fi públicas. Cerca de um terço dos participantes levam seus telefones para o banheiro e segundos depois, o leva para cama.
Falha permite que invasor assuma controle de Android com apenas um link – IDG Now! | https://t.co/VZm1ZBoZP7
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) November 18, 2015
A questão essencial que surge a partir da análise desse comportamento é se é realmente prudente levar dispositivos conectados e inseguros para literalmente todos os lugares? Afinal, enquanto você toma um banho relaxante e lê um livro em seu dispositivo, você pode facilmente não perceber que um Trojan hackeou sua câmera e tirou várias fotografias de sua intimidade.
Não leve seus dispositivos para o banheiro #segurança
Tweet
OK, vamos deixar de lado o fato de que todos os dispositivos móveis são uma bênção para os cibercriminosos. Há um outro cenário comum: de acordo com nossos dados, um quarto dos usuários cujo dispositivo tinha sido perdido ou roubado descobriram que informações pessoais ou secretas foram divulgadas online.
Um terço dos brasileiros guarda segredos em smartphones, apesar de risco de vazamento | https://t.co/ebTrat1nmz pic.twitter.com/Pg4db5FrZl
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) November 17, 2015
Os proprietários desses dispositivos “inteligentes” devem saber como protegê-los. No mínimo, devem usar senhas confiáveis únicas para todas as contas, baixar aplicativos a partir de lojas oficiais e ter cuidado ao usar Wi-Fi público. E claro, uma boa ideia é instalar um software de segurança confiável, como Kaspersky Total Security – Multi-dispositivos. Recomendamos também está seleção de posts sobre os pilares o ABC da segurança cibernética.