As coisas podem ficar frenéticas quando você está lidando com um vazamento de dados. Enquanto tenta diagnosticar rapidamente o problema e se comunica com todos que precisam saber, é fácil passar despercebido por algum detalhe que pode gerar sérias consequências no futuro.
Por isso, criei um infográfico com as 5 medidas fundamentais que você deve tomar para assegurar a melhor reação possível a um vazamento de dados.
COMO LIDAR COM UM VAZAMENTO DE DADOS
1. Avalie a situação
O primeiro a se fazer é avaliar os riscos do vazamento para os seus clientes. Essa análise vai permitir que você decida os próximos passos, incluindo anunciar ou não o vazamento para o público. No caso de um problema de alto risco para eles, é seu dever informá-los o quanto antes, talvez antes mesmo de reportar o problema às autoridades.
2. Seja transparente e colabore
Não tente encobrir o vazamento ou ocultar detalhes das pessoas afetadas. Se esconder algo, poderá perder a confiança dos consumidores quando informações sobre o vazamento saírem na mídia. E, ao informá-los, é importante orientar sobre como proceder em seguida..
3. Deixe tudo documentado
Documente cada pequeno vazamento que você tiver, mesmo que não seja obrigatório reportá-lo. Registre tudo que aconteceu, as medidas que você tomou para resolver o problema e o porquê daquele vazamento ter sido reportado ou não.
4. Aprenda com o incidente
Assim que você identificar as causas, corrija o problema. Logo, assegure-se que toda sua equipe passe por um treinamento para saber como prevenir futuras violações. Afinal, o erro humano é a principal a causa da maioria dos vazamentos.
5. Notifique todos os envolvidos
Se sua empresa processa dados para outras organizações, não se esqueça de avisá-las sobre o vazamento. Elas também terão que tomar outras providências.
Recorrer a essas cinco medidas logo depois de um vazamento de dados vai ajudar o seu negócio a se recuperar mais rápido das perdas. Uma comunicação ágil e clara com seus consumidores e parceiros é fundamental para limitar o impacto da invasão. Vazamentos assim podem acontecer até com as organizações mais preparadas em termos de segurança, mas ainda assim existem diversas medidas que você pode tomar para preveni-los. E, no final, preparar seus colaboradores com informação e treinamento de cibersegurança é uma dessas medidas, senão a mais crucial, para assegurar que os dados dos seus clientes se mantenham seguros sempre que possível.