Muitas pessoas ficam muito ansiosas quando vai viajar de avião, mesmo que elas não sejam as únicas que estão a bordo.
“Me ligue assim que você estiver em terra”, minha mãe me fala isso todas as vezes que eu viajo para qualquer lugar.
E ela fica muito chateada se eu esquecer de avisá-la que eu vou viajar de avião. Acontece que às vezes eu viajo mais de uma vez por semana e imagine ter que ligar todas as vezes para ela, ou seja, é fácil não lembrar.
Para os pais preocupados e o aerofóbicos confessos, o Flightradar24 criou uma excelente solução: um serviço que permite que você acompanhe o que está acontecendo em qualquer aeronave que o seu familiar ou amigos estejam viajando.
Francamente, existem muitos serviços de rastreamento de emergência de aeronaves na Internet. No entanto, a maioria deles têm problema de atualização. Para as companhias aéreas estadunidenses, a informação pode até ser considerada nova, mas para os outros países isso nem sempre é o caso, uma vez que muitos aeroportos ou companhias aéreas possivelmente não incluem todos os dados no seu sistema.
Como regra geral, os dados para controlar o avião são obtidos a partir do site do aeroporto, o que, de alguma forma, enfraquece toda a ideia: quem na Terra precisaria de tais serviços se qualquer pessoa pode ir para o site do aeroporto e conferir o status do voo por conta própria.
O principal problema neste caso é as alterações de status (em algumas casos, este processo é completamente manual), bem como a falta de transparência no que diz respeito ao o que a aeronave está fazendo num determinado momento de tempo.
Por exemplo, o status do voo pode ser “Decolado”, mas ao mesmo a referida aeronave ainda continua no chão, uma vez que há uma fila de aeronaves na pista esperando para a decolagem.
A Flightradar24 emprega uma abordagem diferente: ela recebe os dados do voo diretamente das aeronaves. Isso é possível graças à tecnologia de vigilância de transmissão automática, ou ADS-B, que é utilizada pela maioria dos aviões modernos.
2 @AirMalta staff members were married and to celebrate an aircraft drew 2 hearts. #LoveFlight http://t.co/3VATfGaY3T pic.twitter.com/ALtKxVpIBu
— Flightradar24 (@flightradar24) April 14, 2015
Inicialmente, esta tecnologia de transmissão foi projetada para localizar aeronaves com maior precisão do que era possível com radares de microondas. Além disso, não só os despachantes, mas os pilotos também são capazes de ver todo o tráfego.
O ADS-B é um sistema relativamente complexo e sofisticado que, por exemplo, permite que os pilotos obtenham a maioria das atualizaações do tempo e do terreno ou outras informações. Mas o nosso interesse agora está dentro de uma das funções, ADS-B Mode-S. Neste modo, uma aeronave com regularidade (aproximadamente uma vez em cada segundo) transmite os dados de localização GPS (latitude, longitude, altitude), bem como a velocidade (incluindo a velocidade vertical), o “endereço” único da aeronave e número do voo através do canal 1090 MHz.
Os dados da aeronave transmitidos incluem também o código de resposta, em que o tempo pode servir para passar informação codificada (em caso de emergência, o valor é ajustado para 7700, em caso de desvio – 7500) . Assim, qualquer tipo de situação fora do padrão também é perfeitamente controlável.
Live Emergency AF6738 from Paris to Chicago http://t.co/HZC0zqcQ8M pic.twitter.com/ny7mUP6QYH
— Aviation (@webflite) April 15, 2015
Todos esses dados, por estranho que pareça, são enviados através de um canal não criptografado e pode ser acessado por qualquer pessoa: tudo que você precisa é de habilidades básicas de rádio para a obtenção de uma antena com gama 1090 MHz e um receptor de rádio simples.
E não é a abordagem mais simples: encontrar um sintonizador médio de TV com uma interface USB no eBay, Aliexpress ou qualquer outra loja que vendem aparelhos de origem chinesa, comprá-lo entre 10 a 20 dólares, instalar drivers personalizados em vez dos habituais… e pronto! Se o seu PC estiver conectado à Internet, você formará parte de um grande projeto crowdsourcing.
Você não precisa permanecer online o tempo todo. Os sinais ADS-B podem ser recebidos a 150 milhas da posição da aeronave. Então, se você não vive no meio do nada, haverá pelo menos vários entusiastas equipados com sensores semelhantes próximos a você. A probabilidade de que pelo menos um deles esteja em funcionamento e recebendo sinais é relativamente alta.
Em essência, os dados, a partir de milhares de receptores em todo o planeta, são transmitidos para os servidores da Flightradar24 em tempo real. Adicione um pouco de alta tecnologia e você terá o serviço que permite que todos possam ver o que está acontecendo com quase todos os aviões do mundo. O resto depende do tipo de interface que você escolher. O serviço tem uma interface web, bem como para aplicativos móveis, gratuitos e pagos.
A interface web é mais flexível: oferece capacidades avançadas de busca com base em vários parâmetros: número do voo (IATA ou ICAO), número de matrícula da aeronave, código, o nome da companhia aérea, modelo da aeronave.
Ao procurar por um número de voo, o usuário pode ver a posição da aeronave em tempo real, e para os voos que já foram concluídos – estatísticas detalhadas, incluindo os parâmetros de voo, em qualquer ponto do percurso.
Rastreando aviões: como funciona o @Flightradar24
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É possível olhar os tipos de aeronaves que são utilizadas para um determinado voo, a fim de descobrir o que esperar quando a passagem for comprada. Ou vice-versa, com o objetivo de comprar a passagem com base em suas preferências: armado com esse conhecimento, você pode escolher usar o novo Boeing 787 ou desfrutar de um voo retro em um Tupolev 154, por exemplo.
Ao controlar um avião, pode-se usar o modo habitual “aviões que se deslocam no mapa” ou desfrutar da “visão da cabine”. É claro que isso não existe como um vídeo ao vivo, isto é feito com base em imagens de satélite do terreno e projetadas a partir da altitude atual da aeronave. Pode parecer divertido no primeiro momento, mas, devido ao fato de que os dados de rota podem ser dispares, de tempos em tempos, o plano virtual pode abruptamente contorcer o nariz da aeronave, o que poderia ser muito irritante.
A partir de aplicativos móveis, o serviço é totalmente funcional somente em versões pagas compatíveis com Android, iPhone, iPad e até mesmo plataformas Windows Phone. As versões gratuitas são bastante limitadas em termos de busca de capacidade. O que é único para os aplicativos móveis é que eles oferecem tais engenhocas legais como realidade aumentada.
Ele funciona da seguinte forma: quando você vê um avião no céu, você pode apontar a câmera do seu dispositivo para ele, e o dispositivo irá exibir a imagem da aeronave e todos os dados durante o voo. Na vida real, essa abordagem não é impecável, embora é bastante desafiador manter a aeronave em movimento dentro do quadro, e os dados utilizados para identificar a aeronave com base em sua localização nem sempre são exatos: os dados de geolocalização são obtidos a partir do smartphone do módulo GPS, com correção do acelerômetro e bússola embutida.
No entanto, estas capacidades não são de uso obrigatório. A função chave no nosso caso é o acompanhamento de qualquer voo a qualquer momento. E o Flightradar24 traz comodidade na vida cotidiana. É bom saber que tal oportunidade está disponível para qualquer usuário conectado à Internet.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias