Os últimos meses viraram o mundo de cabeça pra baixo, e não é novidade para os leitores deste blog que a mudança global para o trabalho remoto alterou radicalmente o cenário de ameaças. Entre outras coisas, as pessoas responsáveis pela cibersegurança corporativa agora precisam considerar dois novos fatores: a distribuição geográfica da rede corporativa e a presença de computadores utilizados para trabalho em ambiente doméstico.
Ameaças na rede corporativa
Então, seus funcionários agora estão trabalhando de casa, conectados remotamente à rede corporativa. Esse fato basicamente significa que a rede empresarial agora está espalhada pela cidade (ou talvez cidades). Isso quer dizer que, se um ransomware infecta a rede, computadores que estão a quilômetros de distância uns dos outros podem acabar sendo criptografados.
Mesmo que você tenha backups de todos os computadores corporativos, ainda precisará enviar suporte técnico para a casa de cada funcionário afetado, ou levar os computadores para o escritório. Nenhuma dessas opções é recomendada durante a pandemia.
Ameaças para as redes domésticas
Muitas pessoas trabalham com informações corporativas em computadores pessoais. Você não pode garantir o nível de cada equipamento doméstico, se mais alguém os usa, e quanto esses usuários compreendem as ciberameaças modernas. Em outras palavras, mesmo que todos os seus funcionários tenham sido treinados para reconhecer um anexo malicioso, não há garantia que suas informações corporativas não sejam codificadas por culpa de outra pessoa da família.
Vizinhos representam perigo adicional. Quem sabe quais outros dispositivos estão conectados aos roteadores dos funcionários e como as pessoas configuraram o acesso às pastas compartilhadas?
Lembre-se também que os cibercriminosos tentam roubar dados antes de criptografá-los. No passado, se um computador pessoal era criptografado, o problema seria puramente do seu dono. Mas, hoje em dia, o ransomware instalado em uma máquina usada em casa pode fazer com que as informações confidenciais do trabalho caiam nas mãos dos cibercriminosos. Isso faz com que um ataque doméstico a um colaborador também seja um problema empresarial – ou seja, um problema seu.
Solução de segurança
Entendemos que a maioria das empresas que foram forçadas a enviar subitamente seus funcionários para o mundo do home office não tinham orçamento para soluções de segurança adicionais, pelo menos não para cada máquina doméstica de cada empregado. Mas isso não é motivo para deixá-las desprotegidas. Nossa solução Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business é feita sob medida.
Primeiramente, ela pode coexistir com a maioria das outras soluções, mesmo as feitas por outras empresas, criando assim uma camada adicional de proteção. Em segundo lugar, a atualizamos recentemente com um recurso de proteção contra exploits (a maior parte dos ransomwares entram no sistema por meio de vulnerabilidades não corrigidas). E, por último, graças a esse módulo, o Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business está agora ainda melhor com relação a proteção de sistemas desatualizados, como o Windows 7, o qual teve seu suporte técnico descontinuado no começo deste ano.
Você pode saber mais sobre o Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business e fazer o download aqui.