Quem está vigiando você na Internet?

Mídias sociais, notícias online, provedores de serviços midiáticos, lojas online – todos oferecem conteúdo de alta qualidade se comparamos com a Internet do passado. Essa qualidade não foi barata. Como

Mídias sociais, notícias online, provedores de serviços midiáticos, lojas online – todos oferecem conteúdo de alta qualidade se comparamos com a Internet do passado. Essa qualidade não foi barata. Como em qualquer investimento, espera-se retorno. Afinal, de graça, só injeção na testa. Com todo esse conteúdo gratuito por aí, fica a pergunta de onde vem o retorno desse investimento?

A resposta é simples: gostando ou não, pagamos por esses conteúdos com nossas informações pessoais. Essa informação é consumida por sistemas sofisticados de propaganda, capazes de monitorar usuários, entender gostos e interesses.

Qual a extensão desse monitoramento?
Você pode estar se perguntando o quanto é comum o uso desses sistemas em sites? Bem, 100% dos primeiros 1000 sites mais visitados por usuários participantes da Kaspersky Security Network utilizam pelo menos um serviço de monitoramento. Na maioria, você acaba encontrando mais de um, dezenas e às vezes centenas!

Por exemplo, vamos dar uma olhada no TMZ.com. De acordo com o ranking Alexa, é o número 667 entre os mais visitados no mundo. A ferramenta anti-tracking da Kaspersky, a Navegação Privada, aponta quase 700 recursos desse tipo bloqueados no TMZ.com, o que pode ser visto nos screenshots abaixo, de 11 de março de 2016.

Como isso é possível?
Graças ao Lightbeam, extensão gratuita para navegador, podemos mostrar todas as ligações paralelas feitas pelo TMZ.com. No centro do diagrama abaixo está o domínio do TMZ.com e dezenas de tentáculos que representam conexões com domínios de terceiros estabelecidas instantaneamente quando você visita o site.

De modo simples, quando você visita o TMZ.com você imagina que está se conectando apenas ao servidor do site. Na realidade, são diversos servidores externos. De um modo ou de outro, uma visita a esse site poderia ter deixado seu dispositivo com mais de 700 objetos de monitoramento – mas a Kaspersky consegue bloquear eficientemente todos eles.

O que são esses trackers?
Parte desses sistemas baseiam-se em monitoramento comportamental aplicado à propaganda. Isso corresponde a 43% das empresas detectadas pela Kaspersky que utilizam sistemas de monitoramento com esse objetivo. Reunimos esses casos na categoria de “Ad Agencies”.

Top 10 trackers

Apesar de não estar no top 10, o Facebook merece menção honrosa por conta do Facebook Custom Audiences, que ocupa o décimo-quinto lugar no ranking de Ad Agencies. Essa é a prova de que mídias sociais são muito mais do que uma sala de bate papo gigantesca. O negócio por trás das redes é monitorar usuários para coletar informações que serão utilizadas pelo marketing. É uma estratégia de negócio que gerou mais de 25 bilhões de dólares em 2015, segundo o eMarketer.

Os outros 57% são compostos pelos chamados Web Beacons e Web Analytics. A categoria dos Web Analytics reúne todos os serviços que coletam dados para fins estatísticos, sem intenção de direcionar conteúdo como na propaganda. Entre os exemplos temos contadores, serviços de testes A/B, métricas, monitoramento de aplicativos, mapas de calor, geolocalização, timimgs de usuários, entre outros.

Top 10 trackers da categoria Web Analytics

A categoria Web Beacons é composta por serviços usados para monitorar o usuário indiscriminadamente, fazer cruzamento de dados entre dispositivos e domínios, monitorar pixels, pólos e qualquer outro método criativo de rastreamento.

Top 10 trackers na categoria Web Beacons

Anti-tracking da Kaspersky Lab
Uma das melhores formas de proteger sua privacidade é nossa função anti-monitoramento chamada Private Browsing. Para provar a eficiência da ferramenta, nós a comparamos com uma das líderes do segmento, a Ghostery, por isso, temos alguns números. O quadro abaixo compara o número total de empresas bloqueadas pelo Ghostery e pela Kaspersky. Os resultados foram obtidos em 4 de março de 2016, mas podemos afirmar que esses valores apenas crescem em favor da Kaspersky Lab, graças aos esforços dos nossos especialistas.

Como conseguimos esses dados? Os números do Ghostery podem ser visualizados na própria extensão; no caso dos dados da Kaspersky, você pode ir nas configurações do Kaspersky Internet Security ou Kaspersky Total Security, a partir daí em Proteção à Navegação privada e Categorias e exclusões. Uma vez lá, você pode clicar em cada categoria e ver o número total de trackers na nossa base de dados.

Performance do Kaspersky Private Browsing

Você pode encontrar nossa ferramenta de Private Browsing no Kaspersky Internet Security e no Kaspersky Total Security. Ambos possuem uma versão de teste gratuita válida por 30 dias -nesse período, você notará claramente a diferença entre ter ou não no seu PC uma ferramenta anti-tracking.

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