Completando a série de artigos sobre as licenças dos produtos da Kaspersky Lab, gostaríamos de falar sobre um caso que é bastante comum. Temos que formatar o computador, mas o sistema não pode ficar sem antivírus – será necessário reinstalá-lo. Você começou a instalação, digitou o número da licença e, de repente, … Surpresa! O que é isso?
Quando surge a mensagem avisando que a licença já foi instalada em outros computadores, normalmente os usuários pensam (eu já ouvi isso muitas vezes): Alguém roubou meu número da licença! Eu só tenho um computador em casa”. Bom, em primeiro lugar, respire fundo e não precisa chamar a polícia. Às vezes quando aparece este aviso o que conta não é o número de computadores, mas sim o número de ativações, ainda que seja no mesmo computador.
O manual do Contrato de Licença do Usuário Final gentilmente informa que: “3.1. Se você modificar o seu computador ou realiza alterações no software instalado nele, a Kaspersky Lab tem o direito de pedir que você repita o código de ativação e limite o número de vezes que seja introduzido”.
Claro, isso quer dizer que essa limitação foi incluída como uma medida anti-pirataria. Com isso nossos servidores reagirão se detectam um número anormal de ativações, ainda que para isso necessite tempo. Para evitar o abuso da licença, existe um número máximo de ativações. Uma vez que atinge o limite pré-estabelecido, aparecerá uma mensagem de erro, informando que não pode usar a licença novamente.
O que exatamente é o “limite pré-estabelecido”? Primeiramente se trata de um número muito alto de ativações à disposição do usuário, 100 por cada licença. Por exemplo, se uma licença cobre dois PCs, para chegar ao limite o usuário tem que reinstalar o programa em ambos os computadores cada fim de semana por um ano inteiro. Obviamente, o sistema anti-pirataria não era eficaz e, por esse motivo, pesquisas foram realizadas sobre o assunto. De acordo com os resultados, o nível de pirataria de software é diferente em cada região do mundo, por isso foi atribuído um limite específico de ativações para cada área. É impossível dizer exatamente quantas vezes você pode reativar uma licença até chegar a mensagem de erro, pois os limites são modificados regularmente dependendo da atividade de pirataria. Só podemos dizer que este número varia entre duas ativações (nas regiões onde a pirataria é comum) a 50 (nos países onde não é tão generalizada).
– Com relação às licenças, outro comentário bastante frequente entre nossos usuário é: Às vezes se recomenda reinstalar o programa, inclusive a própria equipe do suporte técnico faz isso.
Está certo. De todas as maneiras, reinstalar não é a única maneira de resolver alguns problemas do software no computador. Além disso, você como proprietário legal da licença do produto, pode sempre contactar o Suporte Técnico para obter assistência. Você deve se lembrar o artigo sobre a importância de guardar a documentação com o número da licença até que expire. Esta é exatamente a situação em que o cartão com o número da licença pode ajudá-lo. O que você tem que fazer é tirar um foto ou escanear o número da licença (ou buscar o e-mail que você recebeu da loja online com o número) e falar com nosso Suporte Técnico. Se está tudo em ordem, vamos reiniciar a contagem de ativação da licença e cancelar todas as atuais. Se o código foi roubado e usado em vinte computadores em dez países diferentes, os técnicos darão a você um novo número para substituir a bloqueada. No entanto, os números da licença são cada vez menos pirateados nos dias de hoje, o que é, sem dúvida, uma informação positiva tanto para a nossa empresa quanto para os usuários.
Quando o suporte técnico pedir para reinstalar o antivírus ou atualizar para a versão mais recente do programa, você pode evitar a contagem de ativação desinstalando o produto através do menu Iniciar e selecionando a opção Salvar a informação da licença no computador. Neste caso, o número da licença será usado mais tarde pelo instalador do Kaspersky e a contagem de ativação não será alterada.
Resumindo, a mensagem de erro que aparece na sua tela não significa que sua licença está sendo usada em outro computador. Ele avisa que o código tem sido utilizado com muita freqüência. Para resolver o problema, você precisará entrar em contato com o Suporte Técnico e fornecer a cópia do documento com a chave da licença.
Mas ainda assim, podemos dizer com orgulho que nossos produtos funcionam perfeitamente na (absoluta) maioria dos computadores. Esperamos que você tenha uma experiência maravilhosa com os produtos da Kaspersky Lab!