Queijo grátis só existe em ratoeiras, mas há anos as empresas em todo o lado têm dessensibilizado as pessoas à ideia do queijo freemium.
A abordagem freemium é especialmente prevalente na indústria de jogos. Os desenvolvedores e editores de jogos geralmente oferecem aos usuários guloseimas menores, mas genuinamente gratuitas – a expectativa é que os jogadores sejam sugados e acabem gastando em compras dentro do jogo. O vício do queijo freemium é o que os cibercriminosos estão explorando quando oferecem itens raros para o título PUBG Mobile.
Nova temporada de prêmios para PUBG Mobile
O jogo de tiro multiplayer para celular recentemente lançou uma nova temporada com itens, monstros e mecânicas importados de outro jogo popular a mesma categoria: Metro: Exodus. Assim que foi lançado, vários sites apareceram oferecendo a oportunidade de ganhar novos itens.
Todos eles são praticamente iguais: com temática distinta para os jogadores, com as marcas PUBG Mobile e Metro: Exodus, além de um convite para girar a roda e ganhar um dos itens descritos na suposta roleta de prêmios. Aqueles que conhecem o PUBG Mobile provavelmente estão familiarizados com este dispositivo; no início de cada nova temporada, os desenvolvedores do PlayerUnknown’s Battlegrounds oferecem a chance de obter itens exclusivos girando a roda. É chamado de Lucky Spin, e é basicamente uma loteria ganha-ganha (ou pelo menos sem perda) porque girar a roda não custa nenhum ponto, mas pode render uma nova arma incrível.
Para receber o item, tudo que você precisa fazer é fazer login em sua conta. Este estágio oferece duas opções familiares aos jogadores do PUBG Mobile: fazer login com o Twitter ou com o Facebook. Qualquer uma das opções, entretanto, resulta em uma mensagem de erro.
Se você tentar novamente, parecerá funcionar, mas a página solicitará informações adicionais da conta, incluindo nome do personagem, número de telefone e nível da conta do PUBG Mobile. Insira-os e o sistema retornará uma mensagem positiva: seus prêmios serão entregues em até 24 horas.
Como funcionam as páginas de phishing do PUBG Mobile / Metro: Exodus
Infelizmente para o jogador, o item nunca chegará. Todas as páginas – nossos pesquisadores encontraram 260 em apenas alguns dias, e o número continua crescendo – foram criadas por golpistas. Eles não têm nada a ver com a Tencent, desenvolvedora de PlayerUnknown’s Battlegrounds, ou os criadores de Metro: Exodus. O objetivo dos sites é roubar dados dos jogadores.
Primeiro, eles pegam as credenciais de login do Facebook ou Twitter. O cálculo aqui é que entre o desespero do usuário para obter o novo item e a omnipresença do uso de um login de rede social para outro aplicativo, suas suspeitas não serão levantadas.
Mas os golpistas vão além, pedindo informações adicionais, como número de telefone e nível de conta do PUBG Mobile, aparentemente para ajudá-los a avaliar o valor de revenda da conta.
Como evitar o phishing PUBG Mobile
Os cibercriminosos se prepararam completamente para o início da nova temporada do PUBG Mobile; as páginas com brindes de itens são muito convincentes em termos de design e ações solicitadas. Ainda assim, em uma inspeção mais detalhada, certos elementos de phishing revelam a verdade.
- Qualquer oferta de item fora do site oficial do PUBG Mobile ou do jogo em si é quase certamente uma farsa.
- Se a URL do site não for pubgmobile.com, não insira nada; apenas saia imediatamente.
- Se uma promoção for real, é improvável que o desenvolvedor do jogo a mantenha em segredo. Verifique seus canais de mídia social e o site oficial do jogo. É importante ter certeza de que você está verificando as contas ou sites reais. Lembre-se também de que até mesmo sites e contas reais podem ser hackeados (o que já aconteceu – e não apenas uma vez).
- Detectar fraudes convincentes exige muita atenção – e às vezes nem isso é suficiente. Portanto, recomendamos o uso de uma solução de segurança confiável que bloqueia páginas da Web perigosas para protegê-lo de golpes e phishing online.