De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, ao longo de um período de 12 meses os filhos de 22% dos entrevistados foram afetados por incidentes cibernéticos. Estes incluíam focos de ciberbullying ou o acesso a sites que continham material inadequado para crianças e adolescentes.
Enquanto navega na Internet, as crianças podem se deparar com sites que contém informações inadequadas, por exemplo, com conteúdo explícito ou informações sobre armas e drogas.
As soluções de TI podem ajudá-lo a proteger as crianças de tal conteúdo. Alguns navegadores móveis bloqueam automaticamente o conteúdo perigoso. Há também programas de segurança que não só filtram automaticamente os sites indesejados, mas também informam os pais sobre as tentativas de acesso a eles.
Esta informação ajuda os pais a saber quais são os conteúdos que os filhos correm o risco de acessar e dessa maneira contribuir para que possam discutir os perigos que seus filhos poderão enfrentar na vida online.
How To: Use the Safe Browser on #Android http://t.co/DYvx2IiDQM #SafeBrowser #ParentalControls
— Kaspersky (@kaspersky) May 9, 2014
Outro problema comum surge quando os resultados de busca não levam ao tipo de informação que o usuário está procurando. Por exemplo, uma criança pode procurar caricaturas, mas obter resultados sobre desenhos animados para adultos. Neste caso, estes programas são capazes de bloquear resultados de pesquisa perigosos.
#ProtejaSeusFilhos online: cuidado com conteúdo perigoso
Tweet
A Kaspersky Lab oferece uma série de ferramentas para garantir que seus filhos estão a salvo de ameaças virtuais em dispositivos móveis. Entre eles estão o Browser Seguro para iOS e Windows Phone, o Kaspersky Internet Security para Android e a solução especializada Kaspersky Security Safe Kids para Windows, Mac OS X, Android e iOS.
Nem todos os #jogos e #aplicativos são apropriados para crianças. Saiba o porquê: http://t.co/yPsO5LeIMi pic.twitter.com/Yq8pcBINUs
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) April 22, 2015
No entanto, é importante não se limitar apenas com os meios técnicos. Você deve estar ciente das novas ameaças cibernéticas e não se esqueça de falar sobre elas com seus filhos. Compreenda as regras de comportamento seguro na Web e cuidado com as informações que podem ser compartilhadas. Estas medidas ajudarão a evitar muitos incidentes desagradáveis.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias