Com todos as notícias sobre violações de dados massivos nas maiores cadeias de varejo e com o presente risco de uma fraude online, você está se perguntando se é realmente uma boa idéia usar o cartão de crédito para comprar. Claro que é! Afinal, é muito mais seguro do que carregar uma grande quantidade de dinheiro na carteira. Além disso, você não tem muitas alternativas viáveis para comprar algo online – seja um novo aplicativo para o smartphone smartphone ou um carro. Então, cartões bancários são úteis, apesar dos possíveis problemas de segurança. Você apenas tem que se certificar de que os seus “bolsos virtuais” não estão abertos para a conveniência do ladrão. Vamos verificar o plano de ação para preservar sua segurança bancária:
Selecionando um cartão adequado
Não há uma solução que cubra todos os lados no mercado de cartões bancários. Existem sistemas de pagamento como o American Express, MasterCard, Visa, UnionPay além de muitos sistemas de pagamento locais. Existem cartões de crédito e débito, que diferem significativamente em alguns mercados. Você pode querer usar dois, três ou até mais cartões para várias ocasiões – cada um é equipado com seu próprio conjunto de medidas de segurança. Os cartões de crédito normalmente são mais protegidos em muitos níveis. Os bancos utilizam os procedimentos de segurança mais rigorosos ao verificar as transações bancárias. Em muitos países, as compras com cartões de crédito são seguradas e as transações fraudulentas nunca são debitadas aos usuários bem intencionados. Além disso, os criminosos em alguns países simplesmente evitam lidar com cartões de crédito, uma vez que apresenta maiores riscos de acusação. No entanto, nenhuma dessas razões há garantias, de modo que você não pode simplesmente selecionar um cartão de crédito e esquecer todas as outras medidas de segurança .
[ PULL QUOTE] Os cartões de crédito são normalmente protegidos melhor , e os criminosos evitá-los muitas vezes . No entanto, não há garantias e você não pode esquecer todas as outras medidas de segurança .
Ao selecionar um sistema de pagamento, considere realizar um uso planificado do cartão. Existem muitos sistemas globais, mas apenas MasterCard e Visa operam atualmente em quase todos os países sem maiores problemas. Para os europeus ou pessoas que viajam com frequência para este continente, o MasterCard é provavelmente a melhor opção, já que alguns caixas eletrônicos na Europa só aceitam MasterCard. A exceções notáveis são a China e as cidades que são sedes dos Jogos Olímpicos. Na China, as regulações locais são muito estritas e UnionPay termina sendo a melhor opção. Nas cidades olímpicas, só é aceito o Visa.
Tanto MC e Visa são os cartçoes que lideram o grupo em termos de tecnologia e segurança. Além disso, eles são capazes de impor soluções de segurança em todas as indústrias.
Na hora de escolher um cartão de crédito, provavelmente você estará mais atento às taxas bancárias e ofertas, mas considere também as medidas de segurança. Visite a seção “conselho de segurança” do site do banco. Haverá muitas dicas gerais como “não dê o seu cartão a estranhos”, mas você também pode encontrar uma lista de ferramentas de segurança disponíveis que o banco proporciona aos seus clientes. Aqui está a lista de ferramentas de segurança úteis para proteger seu cartão:
Ferramentas de segurança para o cartão de cartão
• Cartões com Chip. Conhecidas também como cartões EMV, são típicos nos bancos europeus, mas atualmente eles estão surgindo nos EUA, Canadá e outras regiões. Além de uma tarja magnética, estes cartões são equipados com um chip que proporciona muito mais segurança e impede a maioria das tentativas de clonagem dos cartões (como foi visto no ataque ao Target, skimmers ATM e outros sistemas automáticos). Os cartões com chip ainda são compatíveis com os velhos leitores. Tanto o MasterCard quanto o Visa avisaram que este tipo de cartões serão obrigatórios a partir do final de 2015. Os sistemas de pagamento ameaçaram que, a partir de 2016, eles não vão compensar cobranças fraudulentas feitas com cartões que não sejam EMV.
• Chip e PIN. Embora os chips ofereçam uma opção melhor e mais segura na leitura dos cartões de crédito para comerciantes e bancos, ainda há a necessidade de garantir a autenticidade do dono do cartão. Nos carrtões antigos, isto é feito usando a assinatura, que muitas vezes não é verificada pelo vendedor e, geralmente, é fácil de falsificar. Outra opção envolve digitando seu código PIN de 4 dígitos em cada compra, como é feito atualmente em caixas eletrônicos. Esta opção é tão rápida como a da assinatura, mas é muito, muito mais segura.
• Alteração do PIN. Muito fácil e útil, mas ainda não é uma ferramenta muito conhecida. A alteração do PIN permite que um cliente mudar o código PIN predefinido para algo mais fácil de lembrar. Além disso, alguns bancos permitem evitar que você tenha que renovar seu cartão quando esquecer o código. Obs: não use datas de aniversário ou dígitos progressitas para o seu PIN.
• Foto no cartão. Ultra simples. É uma medida eficaz que impede que o seu cartão roubado seja usado por um cibercriminoso.
• Notificação instantânea. Normalmente feito via SMS, esse recurso fácil permite verificar imediatamente se suas retiradas de dinheiro estão corretas. Um SMS com os detalhes da transação chega ao cliente em questão de segundos após a retirada, o que ajuda a identificar cobranças fraudulentas, bem como erros de faturamento.
Habilite as ferramentas de SecureCode do MasterCard ou Verified do Visa em todos os cartões que você usa para pagar online. #pagamento #segurança #dica
Tweet
• Segurança 3D. Este recurso melhora a segurança das transações online. Muitas vezes chamada por seus nomes de marca (Verified d Visa, SecureCode do MasterCard, J / Secure AmEx SafeKey, etc), mas a essência continua a mesma, o seu banco e o sistema de pagamento verifica cada pagamento online com você. O esquema típico consiste em dois passos: primeiro, você ingressa os detalhes do seu cartão de crédito no site do comerciante (ou site dos seus processadores de pagamento), aí você será redirecionado para a página especial do seu banco onde você confirma a compra com uma senha especial. Para algumas implementações é apenas uma senha estática secundário (que não é tão segura), mas para os mais novos é uma senha de uso único a ser enviado via SMS (o que é muito mais seguro e evita phising). Este recurso é altamente recomendável para qualquer cartão que você pretende usar online.
• Cartões virtuais. Outra medida para combater fraudes online é usar um cartão virtual para comprar pela Internet, uma vez que não tem representação física. Em qualquer momento você pode emití-lo instantâneamente através do banco online. Pode ser um cartão secundário, ligado ao seu primário ou um cartão separado. No primeiro caso, este cartão é válido apenas para uma compra, e, em seguida, ele é bloqueado. No segundo caso, o cartão é administrado via o serviço de banco online para que ocorra certo equilíbrio entre segurança e conveniência. As medidas de segurança possíveis incluem o estabelecimento de limites de gastos (diário, mensal, total), re-emissão do cartão na forma mensal, semanal ou mesmo diariamente – conforme necessário, mantendo o saldo do cartão em quase zero (ou seja você terá que recarregar manualmente o cartão antes de cada compra).
• NFC. Não é exatamente uma medida de segurança, senão que Near Field Communication (NFC), mais conhecido como MC PayPass ou Visa payWave, é uma tecnologia sem fio que permite a troca de informações, tocando brevemente dois dispositivos. Chip NFC é muito pequeno e pode ser incorporado no cartão, além da tarja magnética habitual e do chip EMV. Para pagar com NFC, você tem que ativar um terminal com o seu cartão, pode até trabalhar desde dentro da sua carteira. Isso aumenta a sua segurança, uma vez que não é necessário entregar o seu cartão para alguém ou até mesmo mostrá-lo. A probabilidade de que você esqueça ou perca esse cartão são menores. No entanto, o uso do cartão com NFC na esfera bancária é relativamente nova e, por ser uma tecnologia sem fio, poderia explorar esquemas ainda desconhecidos. É por isso que sugerimos a utilização de cartões NFC apenas para pagamentos de menor escala, onde os pagamentos sem contato imediato terminam sendo mais úteis: transportes públicos, postos de gasolina, fast food, parques de estacionamento, etc.
Regras de segurança simples
Então, se você já selecionou o seu banco e cartão e, esperançosamente, adicionou todas as medidas de segurança possíveis Usando o cartão com chip e pin mais a notificação segura, melhora muito a segurança dos seus fundos e o pagamento tanto online quanto offline, mas essa proteção só é eficaz se você exercita essas regras simples de segurança:
Não dê o seu cartão de crédito para filhos ou cônjuge. Você pode dar um cartão de crédito falso no do seu. #pagamento #segurança #dica
Tweet
• Não dê o seu cartão para ninguém. Apesar de ser muito óbvio, essa regra é realmente difícil de seguir em alguns casos comuns. Você pode dar o seu cartão a um garçom em um restaurante para ser processado em algum lugar ou você pode dar um cartão para o seu companheiro ou seu filho. Para evitar uma eventual utilização abusiva, insista em manter o seu cartão à vista, por exemplo, siga o garçom ou leve dinheiro. Isto é especialmente importante quando utilizar o seu cartão no exterior. Para um melhor uso dos cartões de crédito com a sua família, você pode obter cartões de crédito suplementares para filhos e cônjuge.
• Não use o seu cartão em locais de risco. A principal ameaça são os caixas eletrônicos da rua e caixas eletrônicos em espaços públicos menos controlados. Existe a possibilidade de clonagem, uma tentativa de gravar os dados do cartão e código PIN para produzir uma duplicata. Além disso, você pode querer limitar o uso do cartão em pequenas lojas e outros locais com equipamentos antigos.
• Nunca diga a seu código PIN. Ninguém tem o direito de pedir isso – não há exceções neste ponto. Não escreva o seu código PIN. Se você tem medo de esquecê-lo, use um gerenciador de senha especial para o seu smartphone (veja nossos aplicativos para iOS e Android). Ao introduzir o seu PIN em um terminal ATM ou POS, cubra o teclado com a outra mão. Não deixe ninguém ficar perto e ver você. Se você suspeitar que o código PIN foi de alguma forma roubado, informe o seu banco imediatamente.
• Comunique qualquer problema. Em caso de qualquer problema – desde um cartão perdido ou um relatório do seu banco. O tempo é crucial, pois os fraudadores tentam usar o seu cartão roubado o mais breve possível.
• Certifique-se de pagar online com segurança. Em resumo, o computador deve estar livre de malware, a sua rede protegida e a conexão deve ser criptografada. Além disso, você tem que ter certeza que você está conectado ao servidor genuíno de uma loja ou do seu banco, e não um falso. Estas regras são realmente difíceis de implementar manualmente, por isso é que não há uma solução simples “empacotada”, que faz essas verificações automaticamente. É chamado de “Safe Money” e é um componente da Kaspersky Internet Security e Kaspersky PURE.
• Evite phishing. É muito popular entre os cibercriminosos o envio de e-mails em massa que fingem ser a partir de um grande banco (por exemplo, Bradesco), de algum varejista online (por exemplo, Amazon) ou provedor de serviços on-line (por exemplo, Apple). Esses e-mails dizem que você tem que “confirmar a sua conta”, “checar saques suspeitos” ou “confirmar a entrega de algum pedido”, etc. Quando você clica no link, você será levado para o site falso do banco/agência/fornecedor, pedindo para você digitar sua senha ou informações de cartão de crédito. Para evitar essa ameaça, nunca clique em um link de tais e-mails. Se você estiver preocupado com a segurança da sua conta, abra o site correspondente (por exemplo, icloud.com ou amazon.com) manualmente e efetue login na sua conta. Não clique no link. Simplesmente não faça.
Se você tem algum conselho extra, não hesite em deixar nos comentários abaixo!
Tradução: Juliana Costa Santos Dias